Pages

31 de janeiro de 2015

Filmes #5: Filmes de Janeiro/2015, parte 1

Oi amigos! Aqui estou eu de volta! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Hoje quero comentar um pouco com vocês sobre uns filmes aos quais assisti em Janeiro. Uma das minhas atividades favoritas durante as férias! Não vou fazer muitos comentários técnicos, posto que sou realmente leiga a respeito de fotografia, direção, roteiro e coisas do gênero. É mesmo uma opinião de espectador que busca algum entretenimento, então ficaria feliz de saber o que vocês têm para me dizer sobre esses filmes também, ou indicar outros para que eu possa assistir. Fiquem à vontade para ler e comentar! Vamos lá?


Os primeiros 6 filmes do ano renderam uma safra de boas histórias! Entretanto não começou tão bem assim. O primeiro filme foi "Se ela dança eu danço (5): Tudo ou nada". Eu gosto bastante de filmes sobre dança, e patinação, e musicais... mas sobretudo dança de rua, é um incrível espetáculo preciso admitir. Esse volume da saga "Step Up", no entanto, decepcionou um pouco. Os três primeiros têm até uma história legal, o quarto já não foi tão bom mas compensou pela exploração do "Flash Mob" na dança. Mas esse quinto... Eu tinha até ficado animada: "Legal! Vários personagens dos filmes anteriores juntos! Eles são bacanas!". Sim, isso foi legal. E os números de dança continuam impressionantes! Todavia, a história não convenceu, não ajudou. Algumas boas atuação ficaram apagadas e um dos protagonistas (Sean) foi mal atuado, nem mesmo as cenas com o Moose (que eu amo!) conseguiu dar alguma vida ao tal "bonitão mandão". Por isso, 3 estrelas: pela dança e por alguns personagens que tinham potencial.



O próximo foi "Apenas Uma Chance" que inspirado na biografia de Paul Potts. Um jovem
apaixonado pela música lírica que enfrentou muita perseguição por ser quem era, mas também encontrou que o amasse. Assistimos a tudo que foi a saga de Potts antes de se tornar a grande revelação do show de talentos inglês "Britains Got Talent". É uma bela história, sobre sonhos e colisões com a realidade, sobre a vida, sobre as pessoas que nos importam. As atuações foram belíssimas, na minha opinião. É dramático, mas também é cômico, e tem lindos cenários. 5 estrelas!



Na sequência assisti à "Garota Exemplar". Honestamente, nunca sei qual é o gênero de filmes como esse. Suspense? Acho que não. Investigativo? Seria simplificar demais. Drama? Não... é pouco ainda. Então não sei. Só sei que é uma adaptação literária, de um livro que nunca me chamou a atenção, apesar de ser muito bem avaliado. Mas eu resolvi dar uma chance ao filme. Amy, a esposa de Nick, desapareceu em condições suspeitas no dia de seu aniversário de casamento e enquanto as investigações correm, todos os olhares se voltam para o marido que parece estar pouco perturbado com o sumiço da amada. É um filme com cenas fortes, roteiro surpreendente e boa atuação. 5 estrelas. Mas ainda não tenho vontade de ler o livro.



Então eu finalmente assisti "O Doador de Memórias" e... que filme maravilhoso! Mais uma adaptação que eu ainda não li a obra literária de origem, mas neste caso eu definitivamente preciso fazê-lo logo. Um enredo distópico sobre uma sociedade perfeitamente cordial, onde tudo é perfeitamente mantido em equilíbrio. Neste futuro, cada um tem uma atribuição que lhe é concedida após os indivíduos serem cautelosamente observados durante a infância. Não estranhe a imagem em preto e branco. Essa é uma sacada impressionante que compõe a história e que foi maravilhosamente transportada para a tela. Imagine um mundo em que uma única pessoa retem todas as memórias, e com elas as sensações, da história da humanidade. Boas e ruins. Para o bem de todos. Mesmo? Enfim... é difícil explicar a genialidade dessa história. Mas é uma produção excelente: roteiro, atuação, cenários... tudo! 5 estrelas!

O próximo foi "Será que?" uma comédia romântica. É uma história simples, Wallace é um jovem
que desistiu da faculdade de medicina depois de alguns problemas pessoais e nunca superou um namoro terminado há anos, ele mora com a irmã e um sobrinho e tem um amigo (Allan) que faz de tudo para fazê-lo superar o coração partido. Numa das festas dadas por seu amigo,  conhece Chantry, uma menina simpática e inteligente. Wallace parece finalmente ter encontrado uma nova esperança quando descobre que Chantry está noiva de Ben. Então eles se tornam amigos, bons amigos, mas... será que? Enfim, é um filme gostoso, com um humor um tanto inteligente entremeado com coisas bobas que nos faz dar boas risadas. Além disso a escolha do elenco foi muito boa, não só na atuação como também na composição visual do filme. Só mesmo a história que às vezes parece perder o rumo, fazer pouco sentido, até voltar aos trilhos novamente. É uma boa opção pra uma tarde de descontração. 4 estrelas.

Em um dia eu estava sem muita certeza do que gostaria de assistir, quando encontrei "Como treinar o seu dragão" e lembrei que ainda não havia assistido a ele. Então o escolhi. Isso é uma verdade: quase sempre, quando você não souber o que quer ver, assista a um filme infantil, não tem como errar, no mínimo sua criança interior vai ficar satisfeita. Mas "Como treinar o seu dragão" é mais que um bom filme para os indecisos. É um filme BOM! Soluço é um menino Viking que é completamente o oposto do que se espera que um Viking seja. Ele é atrapalhado, magricela, pequeno, desatento... Seu pai e ele vivem em desacordo sobre o que ele realmente pode fazer. Os Vikings têm que sobreviver a muitas coisas, uma delas é o ataque dos dragões. Soluço morre de vontade de matar um dragão e mostrar ao pai do que é capaz. Mas quando ele por acaso captura um Fúria da Noite, um dos dragões mais perigosos, não consegue fazê-lo. Acontece que Soluço vai descobrir com isso algo muito maior e melhor. A arte da animação, a história, os protagonistas... é tudo muito delicioso e cheio de aventura! E claro, leva uma bela mensagem. 5 estrelas!

Bom, há mais filmes, mas para não alongar muito a postagem, vou parar por aqui. Numa próxima falo sobre os outros. E aí? Já assistiram algum desses? O que acharam? Tem alguma recomendação para mim? Deixe nos comentários! Até mais ver!

9 comentários:

  1. Dany, egal falar do nosso segundo lazer favorito! Filme é nossa terapia para quando "Nossa tô saturada de tudo isso, vamos ver um filme?!" Então é só nos largarmos no sofá e viajarmos para o destino que a tela nos...impulsionar! Bom demais! Além de compartilharmos nossos gostos, é claro! Tá bom que volta e meia você quer me pôr para dormir dado o adiantar da hora, meu cansaço e a temática com dragões, lendas ou algo que exija certos conhecimentos que me faltam. ( risos)
    Todos aí são muito bons! Gosto demais da serie "Step Up" e do "Apenas Uma Chance" porque eles falam de sonhos, metas e da determinação para alcançá-los, além das coreografias maravilhosamente elaboradas!
    Filmes da categoria de Garota Exemplar não me agradam muito por conta de seus desfechos, mas a trama e o clima de suspense deste em particular é bem interessante! Também recomendo!
    O Doador de Memórias sem dúvida é o meu preferido! Filmes baseados nas obras distópicas são sempre um chamado à reflexão e creio que um despertar para ir em busca da obra literária, pois com certeza há riqueza em detalhes!
    Mas em matéria de filmes um romance ou comédia romântica como "Será que?" tem sempre um lugarzinho especial!
    Há muitos filmes que poderia recomendar, mas agora me recordo, em especial, de um que não vimos juntas e creio que você se interessaria pela temática e porque é muito... fofo ( palavra que você usa quando quer expressar muito apreço)"o Pequeno Milagre"! Cativante!
    Bem, com a colaboração da net teremos bons momentos largadas no sofá neste fevereiro! Vamos explorar!?
    http://diariodeletramento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que venha fevereiro! Obrigada pela dica. :)

      Excluir
  2. *legal ( Desculpe aí! Estou meio displicente com a escrita hoje, releve a virgula em lugar errado e outras "cossitas mas", reflexo das férias. - risos-)

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ver Será Que, e amei Garota exemplar. Adoro posts sobre filmes, tem um igual o seu no meu blog: http://chegadetalvez.blogspot.com.br/2015/01/filmes-que-assisti-em-janeiro_26.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stela, fiz uma visitinha ao seu blog, adorei as dicas de filmes! Espero que goste de "Será Que".

      Excluir
  4. Dany, eu também ADORO filmes com dança, sério, são amor. <3 Assisti Se Ela Dança, Eu Danço apenas até o terceiro, porque não me interessei tanto pelo trailers dos outros, mas ainda fiquei naquela curiosidade por causa de alguns personagens, como o Moose. Assim como você, também gosto muito dele e seus cachinhos, rsrs.
    Sobre os outros, só vi Garota Exemplar e achei super inteligente e fiel ao livro, uma pena que você não se interessou em ler, mas acho que perde um pouco a graça mesmo ler já sabendo o que vai acontecer, né?

    Beijos! Lis
    umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que pena o Se Ela dança eu danço 5 não ser tão legal :/ Eu também adoro filmes com danças e acabo assistindo cada tranqueira que só vendo hahahahaha da sua lista de assistidos Garota Exemplar, Será que? e O Doador de memórias estão na minha lista de quero ver no filmow ^^

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi Dany.
    Também nunca tive vontade de ler o livro Garota Exemplar e não sei se chegarei a assistirei o filme... Se ela dança eu danço já tem o 5?! Eu só assisti o 1 rsrs. Amo Como treinar seu dragão, já assisti o 2 e amei - apesar de ter ficado triste pelo desenrolar do filme...
    Um filme que eu pretendo assistir é Antes de dormir que estreou ou vai estrear no começo desse ano no Brasil, é a adaptação de um livro que já li de suspense de mesmo nome.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Assim como você, achei O Doador de Memórias impressionante, superou todas as minhas expectativas. Se me permite uma dica, assista Frances Ha, não é nenhuma adaptação, mas sim o cinema underground fazendo o que faz de melhor: mostrando toda a simplicidade do existencialismo humano.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!