Pages

6 de agosto de 2014

Especial #24: Tarde sem igual na Oficina de Leitura e Letramento

Oi amigos, como vocês estão? Espero que tudo bem. Hoje quero compartilhar com vocês uma experiência incrível que tive. 

Minha mãe, Zilma Martins, é professora no Colégio Estadual Idalice Nunes, em Guanambi-BA, e é responsável pela Oficina de Leitura e Letramento, parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) nesta. Não é por ser filha, mas posso dizer que ela tem uma dedicação enorme em ajudar os alunos a enxergar a leitura como um hábito e um prazer. 

A turma da Oficina é composta por cerca de 20 alunos do Ensino Médio (desde 1º ao 3º ano) e eles fazem os encontros no turno oposto ao escolar, nesse caso, às terças à tarde. Um público estudantil/leitor bastante misto! Caso tenham curiosidade, podem conferir o trabalho feito por eles no blog "Locomotiva Letra Mente" que corresponde ao espaço criado por minha mãe para registrar os momentos, os progressos e incentivar o envolvimento dos estudantes.


Bom, como ela trabalha com adolescentes sobre leitura e utilizando a ferramenta do blog, há alguns meses, ela me convidou - à pedidos do Coordenador do ProEMI, Ronaldo Soares - a fazer uma visita aos meninos para uma conversa "mais experiente" com eles. 

Eu já tinha o desejo de poder conversar com jovens sobre leitura e vi que seria uma ótima oportunidade para convidar meu querido amigo blogueiro/leitor Adriano Gutemberg, autor do parceiro Geração_Leitura.com. Mais feliz ainda eu fiquei quando o Adriano aceitou o convite!

Nos preparamos ao longo de algumas semanas e o Adriano, com todo carinho, lançou mão de seu acesso às editoras parceiras do GL.com, em busca de apoio de causa ao nosso mini evento. Imaginem minha surpresa quando ele me comunicou das doações de mimos e livros feitas pelos parceiros do blog dele! <3 <3 <3


Então, antes de prosseguir com a minha fascinação por esse dia, quero agradecer muito pelo voto de confiança e apoio das editoras: iD, Única, Jangada e Record, parabenizando-as pela solicitude e compromisso com o compartilhamento e incentivo à leitura, visto que esta é uma das propostas da Oficina do ProEMI.

Enfim, tendo passado por preparativos e reuniões (virtuais e presenciais), eis que chega o dia de Adriano e eu irmos à presença da turma! Apreensão? Sim. Nervosismo? Bastante. Empolgação? Toda! Nos apresentamos como jovens, leitores e blogueiros e começamos a interagir com o pessoal.

Pensamos em fazer uma dinâmica que os estimulasse a participar e que nos permitisse conhecer melhor nossos interlocutores. Sabe o que sempre ajuda nessa hora? Balões! Como os estouros são incitantes de euforia! Dessa forma, ao pipocar as bolas, eles encontravam questionamentos sobre leitura e leitores ou, se dessem sorte, ganhavam KITs lindos que montamos com os mimos fornecidos pelas editoras! Já imaginam, né? Todo mundo queria os balões premiados!

Eu não esperava que a receptividade e a colaboração deles na discussão fosse ser tão grande e tão fácil de ser conquistada. Nem sempre eram opiniões favoráveis, é claro, mas o que importa mesmo é o quanto eles participaram.

Descobrimos leitores tão apaixonados quanto nós, descobrimos leitores em potencial, descobrimos aqueles que não conhecem seu "ser leitor". Ainda. Esperamos. À medida que conversávamos e discursávamos sobre os prazeres e benefícios da leitura, tentávamos orientá-los que o primeiro passo é sempre aproveitar a oportunidade e dar uma chance aos livros, frisando constantemente que nem sempre o primeiro livro lido será o livro que te despertará como leitor.

Entre tudo que discutimos, recomendamos muitos livros conforme encontrávamos certos perfis entre eles e também recebemos muitas recomendações! Falamos sobre a adaptação dos livros para o audiovisual, quais os prós e contras; dialogamos sobre a individualidade da leitura e sua significação; discutimos a formação humana e cognitiva que o hábito da leitura proporciona; levantamos questionamentos sobre a importância da leitura em diversos cenários sociais; tudo isso tendo sempre grande envolvimento dos nossos animados espectadores e uma dinâmica espontânea entre mim e o Adriano.

Desde atividades de "imaginem um dragão" até relatos de experiência do tipo "minha vida de leitor", tudo enriqueceu nossa interação com o objetivo de sempre destacar: ler lhe trará um universo de benefícios.

Pausa para um lanchinho... Mas a socialização não parou! Os alunos continuaram interessados pelo que tínhamos a dizer, curiosos com os livros que estavam expostos, encantados com os mimos que eram distribuídos.




Saciados, retornamos a uma próxima rodada da dinâmica com os balões e tivemos mais diálogos bastante interessantes sobre preferências de leituras, histórias em músicas, leituras na infância e muito mais! Corroboramos mais uma vez sobre o perfil de um leitor ativo: sustenta um bom diálogo, tem desenvoltura, aprimora constantemente gostos e senso crítico, melhora a escrita (como havia mencionado uma das alunas em um relato de experiência), maior compreensividade e tolerância.  

Em seguida, apreciamos um vídeo que acredito que vocês já conhecem ( mas mesmo assim vou deixar o link AQUI): "A menina que odiava livros" e discutimos um pouco sobre as semelhanças e diferenças entre eles e Nina, a protagonista do vídeo. Dando sequência, criamos uma TAG especial para a Oficina e nos surpreendemos com a participação intensa deles! Foram 5 perguntas e cada participação de um aluno valia-lhe uma entrada para um prêmio surpresa, vejam só o que dividimos:

TAG: Tornando-se um leitor

1- Qual o livro que te iniciou no mundo da leitura? Houveram respostas desde clássicos universais aos jovem-adultos contemporâneos. Minha resposta, vocês já devem conhecer, foi "O Pequeno Principe" de Antonie Saint-Exupery

2- Qual o livro que te alavancou como leitor. Vários títulos conhecidos e desconhecidos foram citados. O meu, que coincidiu com o de Adriano, foi "Crepúsculo" de Stephenie Meyer. Mas eu não perdi a chance de contá-los a minha história com "A menina que roubava livros" que já lhes contei por aqui.

3- Um livro que reflete o leitor que você é hoje. Gente! As respostas desse tópico me deixaram estasiada: escolhas e justificativas muito sinceras e bonitas. Minha resposta foi "Rio 2054" do Jorge Lourenço.

4- Seu livro favorito. Muitas respostas, muitas hesitações em escolher apenas um. Mas como precisava ser feito... Eu escolhi como representação "A Hospedeira" da Stephenie Meyer, já que já havia comentado outros favoritos antes.

5- O que te faz querer ler um livro. Fiquei muito feliz com as participações nessa pergunta. Tanto quesitos estéticos, quanto críticos, quanto pessoais foram expostos eu gostei muito! Todos nós tivemos repostas múltiplas e similares em alguns aspectos!

Por fim, percebemos que nosso tempo se esgotava, e que a nossa tarde havia "pegado carona na calda de um cometa". Assim, para encerrarmos nossa participação, relembramos aos jovens o quanto deviam aproveitar a oportunidade que estavam tendo de se tornarem leitores mais ativos ao participarem da Oficina. 

Então, sorteamos o prêmio especial: um KIT com marcadores, botton e o livro "Os fantasmas de Annya", uma graphic novel muito divertida doada pela Editora Jangada. Todos na expectativa... e a sorte bateu à porta de Paloma que ficou radiante e encantada com o prêmio! Falamos um pouquinho mais sobre os livros que estavam sendo doados ao acervo da Oficina, para que todos pudessem lê-los e compartilhá-los, e nos despedimos agradecidos pelo acolhimento, distribuindo mais alguns mimos lindos entre todos!


Como nosso tempo esgotou antes do previsto e nos despedimos dos companheiros de tarde quando já estávamos na companhia de um céu estrelado, algumas dicas legais que havíamos preparado para os jovens ficaram "para trás", mas prometemos a eles que lhes traríamos elas através do ATLT e do GL.com! Podem conferi-las a seguir e tenham a certeza de que quando os caminhos da leitura não estiverem muito claros para vocês podem contar conosco, ajudaremos da melhor forma possível. Um compromisso de leitor(a) e blogueiro(a). 


O que tenho a dizer sobre tudo isso? Estou maravilhada até agora, acredito que aprendi tanto com esse encontro quanto os alunos que nos receberam. Havia momentos em que falávamos sobre os livros e eu sentia aquele arrepio gostoso de devoção e pertencimento. Foi muito bom, superou todas as minhas expectativas e adoraria poder participar de momentos assim mais vezes!

Muito obrigada à Ronaldo e ao Idalice Nunes pelo convite e pela credibilidade.
Muito obrigada aos alunos da Oficina de Leitura e Letramento pela recepção e pela participação, e mais uma vez, um conselho sincero: aliem-se aos seus orientadores, não permitam que tudo que construímos perca-se nas intempéries do tempo, trilhem suas próprias histórias por esse caminho que lhes é ofertado. Abracem a oportunidade! 
Muito obrigada ao Adriano por estar junto comigo nessa e por todos os seus esforços.
Muito obrigada às editoras parceiras do GeraçãoLeitura.com pelo apoio.
Muito obrigada à minha mãe e orientadora da oficina pelo espaço, pela oportunidade e pela cumplicidade!

Aos leitores do blog, desculpem se o post ficou grande, mas não podia deixar passar esses momentos, espero que compreendam e possam ter sentido um pouco a força de tudo isso que aconteceu em 05 de agosto, nessa tarde sem igual!

P.S.: Podem conferir aqui os relatos feitos no Geração_Leitura.com e no Locomotiva Letra Mente!


16 comentários:

  1. Dany, meu anjo! Estou arrepiada e meus olhos estão suando com o seu entusiasmo ao relatar a experiência desta tarde que, com certeza, será sem igual para todos nós que pudemos desfrutar da riqueza que a presença e dinâmica proporcionada por você e pelo Adriano trouxeram a nossa oficina. É maravilhoso saber que fatos simples, como o compartilhar de boas ideias e experiências de vida proporcionam alegrias e entusiasmo à pessoas como você e o Adriano, mas isso, também, é efeito da leitura...
    Tudo foi mais perfeito do que eu poderia pretender: a dinâmica da conversa que vocês proporcionaram aos alunos, a forma como conseguiram envolvê-los, os mimos, prêmios e doações eu jamais seria tão pretensiosa quando pensei em fazer-lhes o convite.
    Agradeço em meu nome e no dos alunos toda a preciosidade dos momentos que nos proporcionaram, bem como todo o empenho que tiveram para cuidar dos detalhes que fizeram nossa "tarde sem igual". Nem preciso dizer que vocês e suas colaborações serão SEMPRE mais que bem vindas as nossas oficinas e blog.
    Sou sua fã incondicional!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa alegria também não tem tamanho! Esperamos poder voltar para uma conversa mais própria com esses jovens em um outro momento, temos esperanças de encontrar o número de leitores triplicados, enquanto isso, claro pode sempre contar comigo e com o ATLT!

      Excluir
  2. Oi, Dany.
    Sou teu fã. O post ficou muito bacana e conforme fui lendo, fui me arrepiando relembrando de todos esses momentos maravilhosos.
    Estou muito feliz por ter sido convidado, por ter participado e dialogado com eles sobre algo que eu tanto amo!
    Assim como você estou na expectativa de que tudo que foi mencionado hoje não se perca com o tempo e que seja levado sempre com eles! De qualquer modo, ter contribuido para isso já me deixa muito extasiado!
    E agora a vida segue, continuaremos buscando cativar novos leitores e atraí-los para a leitura. :)

    Beijos
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenhamos esperança Dri! E quem sabe não podemos voltar lá daqui a agluns meses para um papo mais profundo e dinâmico ainda? Que possamos encontrar muito mais leitores! Foi uma honra ter sua parceria nesse momento!

      Excluir
  3. Oi Dany,
    Que legal o projeto hein?
    Difícil ver algo assim hj em dia, é tão importante desenvolver a leitura desde cedo.
    Adorei a forma como você nos conta tudo e principalmente esta iniciativa!
    Parabéns e sucessoo!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Foi um prazer poder fazer parte disso, realmente não vejo a hora de poder repetir a dose!

      Excluir
  4. Que iniciativa maravilhosa. A prova de que a união faz a força.
    Além de ser escritora também sou apaixonada por livros e assim como você, tive exemplo em casa. Só que no meu caso foi meu pai e não minha mãe rs. Meu pai vive com um livro na mão e, só pelo fato de vê-lo lendo, tive vontade de conhecer esse mundo mágico e bastou o primeiro livro para que eu me apaixonasse de vez.

    Quem dera todas as escolas investissem em projetos assim. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Neiva! Na verdade o ProEMI é um programa da rede pública estadual aqui na Bahia, a Oficina de Leitura e Letramento ocorre em todas as escolas estaduais aqui (ao menos deveria), então grande parte de colaborações assim são também frutos dos esforços da coordenação e dos orientadores.

      Excluir
  5. Hey, Dany! Que incrível o projeto.
    Te parabenizo por ele e por fazer algo que ajude nosso futuro, pois sabemos que são os pequenos de hoje
    os bons frutos de amanhã se assim os fizermos bons.

    Amei seu post e tenho muita vontade de fazer algo assim, para ajudar o próximo.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma sensação sem igual poder falar de algo que você tanto ama, Feeh. Buscar pessoas par compartilhar esse mesmo amor. E tudo o que esses jovens precisam é de pessoas como eles dando o exemplo.

      Excluir
  6. Parabéns, Dany pela linda iniciativa de doar um pouco do seu tempo ao incentivo à leitura, gesto nobre, pois assim você está querendo que outros desfrutem das mesmas alegrias que você bem conhece. Te amo minha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas gente, olha só! Minha vozinha! <3 Sabendo que suas palavras são sempre sinceras não faz ideia da alegria que tenho de ler isso!

      Excluir
  7. Oi Dany!!!!
    Amei a iniciativa! Muito legal mesmo!
    E fazer as pessoas verem a leitura como algo prazeroso é realmente muito importante!
    Parabéns pelo post e pelo projeto!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lara! Dividir esse amor é um dever nosso como leitores, sempre que alguém me fizer um convite do gênero, vou fazer o possível para doar um pouco do meu tempo!

      Excluir
  8. Olá, Dany!

    Estou aqui para agradecer a visita maravilhosa que você e o Adriano do GL.com fizeram à nossa oficina nos proporcionando uma tarde animada, de inesquecíveis ensinamentos e, melhor, recheada de mimos e brindes literários!

    Então, é do meu brinde, em especial, que quero falar. Depois de ter sido contemplada no sorteio da oficina, com o maravilhoso livro "O fantasma de Anya" ofertado pela editora Jangada, fiquei com uma enorme vontade de lê-lo, principalmente ao descobrir que se tratava de uma história em quadrinhos, sempre fui apaixonada por esse gênero!

    A leitura do livro foi super rápida, me entusiasmei com a história, e amei o presente!
    Ele conta sobre a vida de uma garota, uma adolescente que atualmente passa por alguns problemas na escola.

    Anya tem sua vida completamente transformada depois que cai em um buraco na floresta e encontra uma garota que está morta há anos, um fantasma chamado Emily que acaba se tornando amiga de Anya fazendo com que ela tome atitudes que não condiz com sua personalidade.

    Anya descobre coisas terríveis a respeito do fantasma Emily, e assim a história segue fazendo com que o desenrolar dos fatos seja surpreendente! Um livro diferente e interessante! Pena que no fim fica um gostinho de "quero mais!"

    Agradeço, também, às editoras que são parceiras do Adriano: ID, Jangada, Record e Única pelos brindes e mimos ofertados a nós. Estamos devorando nosso pequeno acervo em forma de rodizio!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Palloma! Que bom receber sua visita aqui. :D Fico muito feliz que tenha gostado tanto do nosso momento quanto dos frutos deixados por ele. Passe sempre por aqui quando quiser alguma indicação, é só me procurar! Estou ao seu dispor e, por favor, leiam e compartilhem os livros, mais do que a história escrita eles carregam os momentos de quem escreveu, de quem produziu e de quem já leu. Pensar nisso sempre me faz sentir cada vez mais acolhida por esses objetos mágicos, por assim dizer. :)

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!