Oi amigos, como vocês estão? Espero que tudo bem. Hoje quero compartilhar com vocês uma experiência incrível que tive.
Minha mãe, Zilma Martins, é professora no Colégio Estadual Idalice Nunes, em Guanambi-BA, e é responsável pela Oficina de Leitura e Letramento, parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) nesta. Não é por ser filha, mas posso dizer que ela tem uma dedicação enorme em ajudar os alunos a enxergar a leitura como um hábito e um prazer.
A turma da Oficina é composta por cerca de 20 alunos do Ensino Médio (desde 1º ao 3º ano) e eles fazem os encontros no turno oposto ao escolar, nesse caso, às terças à tarde. Um público estudantil/leitor bastante misto! Caso tenham curiosidade, podem conferir o trabalho feito por eles no blog
"Locomotiva Letra Mente" que corresponde ao espaço criado por minha mãe para registrar os momentos, os progressos e incentivar o envolvimento dos estudantes.
Bom, como ela trabalha com adolescentes sobre leitura e utilizando a ferramenta do blog, há alguns meses, ela me convidou - à pedidos do Coordenador do ProEMI, Ronaldo Soares - a fazer uma visita aos meninos para uma conversa "mais experiente" com eles.
Eu já tinha o desejo de poder conversar com jovens sobre leitura e vi que seria uma ótima oportunidade para convidar meu querido amigo blogueiro/leitor
Adriano Gutemberg, autor do parceiro Geração_Leitura.com. Mais feliz ainda eu fiquei quando o Adriano aceitou o convite!
Nos preparamos ao longo de algumas semanas e o Adriano, com todo carinho, lançou mão de seu acesso às editoras parceiras do GL.com, em busca de apoio de causa ao nosso mini evento. Imaginem minha surpresa quando ele me comunicou das doações de mimos e livros feitas pelos parceiros do blog dele! <3 <3 <3
Então, antes de prosseguir com a minha fascinação por esse dia, quero agradecer muito pelo voto de confiança e apoio das editoras:
iD, Única, Jangada e Record, parabenizando-as pela solicitude e compromisso com o compartilhamento e incentivo à leitura, visto que esta é uma das propostas da Oficina do ProEMI.

Enfim, tendo passado por preparativos e reuniões (virtuais e presenciais), eis que chega o dia de Adriano e eu irmos à presença da turma! Apreensão? Sim. Nervosismo? Bastante. Empolgação? Toda! Nos apresentamos como jovens, leitores e blogueiros e começamos a interagir com o pessoal.
Pensamos em fazer uma dinâmica que os estimulasse a participar e que nos permitisse conhecer melhor nossos interlocutores. Sabe o que sempre ajuda nessa hora? Balões!
Como os estouros são incitantes de euforia! Dessa forma, ao pipocar as bolas, eles encontravam questionamentos sobre leitura e leitores ou, se dessem sorte, ganhavam KITs lindos que montamos com os mimos fornecidos pelas editoras! Já imaginam, né? Todo mundo queria os balões premiados!
Eu não esperava que a receptividade e a colaboração deles na discussão fosse ser
tão grande e tão fácil de ser conquistada. Nem sempre eram opiniões favoráveis, é claro, mas o que importa mesmo é o quanto eles participaram.
Descobrimos leitores tão apaixonados quanto nós, descobrimos leitores em potencial, descobrimos aqueles que não conhecem seu "ser leitor". Ainda. Esperamos. À medida que conversávamos e discursávamos sobre os prazeres e benefícios da leitura, tentávamos orientá-los que o primeiro passo é sempre aproveitar a oportunidade e
dar uma chance aos livros, frisando constantemente que
nem sempre o primeiro livro lido será o livro que te despertará como leitor.
Entre tudo que discutimos, recomendamos muitos livros conforme encontrávamos certos perfis entre eles e também recebemos muitas recomendações! Falamos sobre a adaptação dos livros para o audiovisual, quais os prós e contras; dialogamos sobre a individualidade da leitura e sua significação; discutimos a formação humana e cognitiva que o hábito da leitura proporciona; levantamos questionamentos sobre a importância da leitura em diversos cenários sociais; tudo isso tendo sempre grande envolvimento dos nossos animados espectadores e uma dinâmica espontânea entre mim e o Adriano.
Desde atividades de "imaginem um dragão" até relatos de experiência do tipo "minha vida de leitor", tudo enriqueceu nossa interação com o objetivo de sempre destacar: ler lhe trará um universo de benefícios.
Pausa para um lanchinho...
Mas a socialização não parou! Os alunos continuaram interessados pelo que tínhamos a dizer, curiosos com os livros que estavam expostos, encantados com os mimos que eram distribuídos.
Saciados, retornamos a uma próxima rodada da dinâmica com os balões e tivemos mais diálogos bastante interessantes sobre preferências de leituras, histórias em músicas, leituras na infância e muito mais! Corroboramos mais uma vez sobre o perfil de um leitor ativo: sustenta um bom diálogo, tem desenvoltura, aprimora constantemente gostos e senso crítico, melhora a escrita (como havia mencionado uma das alunas em um relato de experiência), maior compreensividade e tolerância.
Em seguida, apreciamos um vídeo que acredito que vocês já conhecem ( mas mesmo assim vou deixar o link
AQUI):
"A menina que odiava livros" e discutimos um pouco sobre as semelhanças e diferenças entre eles e Nina, a protagonista do vídeo. Dando sequência, criamos uma
TAG especial para a Oficina e nos surpreendemos com a participação intensa deles! Foram 5 perguntas e cada participação de um aluno valia-lhe uma entrada para um prêmio surpresa, vejam só o que dividimos:
TAG: Tornando-se um leitor
1- Qual o livro que te iniciou no mundo da leitura? Houveram respostas desde clássicos universais aos jovem-adultos contemporâneos. Minha resposta, vocês já devem conhecer, foi "O Pequeno Principe" de Antonie Saint-Exupery
2- Qual o livro que te alavancou como leitor. Vários títulos conhecidos e desconhecidos foram citados. O meu, que coincidiu com o de Adriano, foi "Crepúsculo" de Stephenie Meyer. Mas eu não perdi a chance de contá-los a minha história com "A menina que roubava livros" que já lhes contei por aqui.
3- Um livro que reflete o leitor que você é hoje. Gente! As respostas desse tópico me deixaram estasiada: escolhas e justificativas muito sinceras e bonitas. Minha resposta foi "Rio 2054" do Jorge Lourenço.
4- Seu livro favorito. Muitas respostas, muitas hesitações em escolher apenas um. Mas como precisava ser feito... Eu escolhi como representação "A Hospedeira" da Stephenie Meyer, já que já havia comentado outros favoritos antes.
5- O que te faz querer ler um livro. Fiquei muito feliz com as participações nessa pergunta. Tanto quesitos estéticos, quanto críticos, quanto pessoais foram expostos eu gostei muito! Todos nós tivemos repostas múltiplas e similares em alguns aspectos!
Por fim, percebemos que nosso tempo se esgotava, e que a nossa tarde havia "pegado carona na calda de um cometa". Assim, para encerrarmos nossa participação, relembramos aos jovens o quanto deviam aproveitar a oportunidade que estavam tendo de se tornarem leitores mais ativos ao participarem da Oficina.
Então, sorteamos o
prêmio especial: um KIT com marcadores, botton e o livro
"Os fantasmas de Annya",
uma
graphic novel muito divertida doada pela
Editora Jangada. Todos na expectativa... e a sorte bateu à porta de
Paloma que ficou radiante e encantada com o prêmio! Falamos um pouquinho mais sobre os livros que estavam sendo doados ao acervo da Oficina, para que todos pudessem lê-los e compartilhá-los, e nos despedimos agradecidos pelo acolhimento, distribuindo mais alguns mimos lindos entre todos!
Como nosso tempo esgotou antes do previsto e nos despedimos dos companheiros de tarde quando já estávamos na companhia de um céu estrelado, algumas dicas legais que havíamos preparado para os jovens ficaram "para trás", mas prometemos a eles que lhes traríamos elas através do ATLT e do GL.com! Podem conferi-las a seguir e tenham a certeza de que quando os caminhos da leitura não estiverem muito claros para vocês podem contar conosco, ajudaremos da melhor forma possível. Um compromisso de leitor(a) e blogueiro(a).
O que tenho a dizer sobre tudo isso? Estou maravilhada até agora, acredito que aprendi tanto com esse encontro quanto os alunos que nos receberam. Havia momentos em que falávamos sobre os livros e eu sentia aquele arrepio gostoso de devoção e pertencimento. Foi muito bom, superou todas as minhas expectativas e adoraria poder participar de momentos assim mais vezes!
Muito obrigada à Ronaldo e ao Idalice Nunes pelo convite e pela credibilidade.
Muito obrigada aos alunos da Oficina de Leitura e Letramento pela recepção e pela participação, e mais uma vez, um conselho sincero: aliem-se aos seus orientadores, não permitam que tudo que construímos perca-se nas intempéries do tempo, trilhem suas próprias histórias por esse caminho que lhes é ofertado. Abracem a oportunidade!
Muito obrigada ao Adriano por estar junto comigo nessa e por todos os seus esforços.
Muito obrigada às editoras parceiras do GeraçãoLeitura.com pelo apoio.
Muito obrigada à minha mãe e orientadora da oficina pelo espaço, pela oportunidade e pela cumplicidade!
Aos leitores do blog, desculpem se o post ficou grande, mas não podia deixar passar esses momentos, espero que compreendam e possam ter sentido um pouco a força de tudo isso que aconteceu em 05 de agosto, nessa tarde sem igual!