Pages

4 de outubro de 2014

Resenha #24: Cinder - Marissa Meyer

Oi lindezas minhas! Estou de volta, porque, mesmo com toda a rotina sufocante da faculdade nessas últimas semanas, eu terminei de (re)ler um livro e gostaria muitíssimo de compartilhá-lo com vocês!
Vou começar pela minha história com o livro, que é muito especial nesse sentido também. Cinder foi o primeiro livro que eu ganhei em um sorteio de toda a minha vida, no ano passado. Pode parecer bobagem, mas era inicio de ano de vestibular e ganhar o sorteio me fez ter a impressão de que "esse ano minha sorte muda" e parece que ela se corroborou! Eu fiquei tão feliz!!! <3 Principalmente porque eu queria desesperadamente lê-lo. Agora, vamos à resenha entender porque eu fiquei tão louca para lê-lo e por que eu reli?



Título/Título Original: Cinder/Cinder
Autor(a): Marissa Meyer
Editora: Rocco Jovens Leitores                                            
Gênero: Ficção Científica
Ano de lançamento: 2013
Status: Livro em série: As Crônicas Lunares
#0,5 Glitches (EUA)
#1 Cinder
#1,5 The Queen Army (EUA)
#2 Scarlet
#3 Cress
#3,5 Fairest
#4 Winter
Páginas: 448                                                                 
Skoob: Link
Onde Comprar: Submarino, Extra

"Cinder" é o primeiro livro da série As Crônicas Lunares que tem a proposta de fazer releituras com toque de ficção-científica futurística de alguns contos de fadas, escrita por Marissa Meyer. Nesse primeiro volume, conhecemos Cinder, uma jovem de 16 anos, mecânica de vive em Nova Pequim no ano 216 da Terceira Era. Cinder é uma ciborgue.

"-Isso é muito mais do que você pode mensurar. Você não tem ideia de como é importante... não imagina seu valor."

A história se desenvolve  num período em que a humanidade vive em paz após ter sofrido uma grande perda durante a Quarta Guerra Mundial. Anteriormente a esse marco histórico, uma colônia de humanos se refugiou na Lua (em condições criadas apropriadamente para isso) e lá, devido à exposição à radiações sofreu uma mutação genética, e a partir de então desenvolveu-se uma nova raça, os Lunares.

Apesar da paz que a Terra vive entre seus países, outras ameaças fazem com que a vida não siga sem conflitos. Primeiro o povo Lunar é muito hostil, governados por uma Rainha extremamente demandadora, além de serem muito perigosos por sua capacidade de controlar bioeletricidade (interferindo e influenciando nos pensamentos e ações das pessoas), nunca se sabe o que os Lunares podem querer e o que são capazes de fazer pelo que querem. Em segundo lugar uma pandemia vem assolando todos os cantos do planeta impiedosamente - a Letumose - e a cura parece ser impossível de se encontrar.

"Lunares eram pessoas cruéis e selvagens. Eles matavam suas crianças que nasciam sem o dom. Mentiam, trapaceavam e faziam lavagem cerebral uns nos outros porque podiam. não se importavam com o mal que fariam, desde que fossem beneficiados."



Estão conseguindo perceber que esse livro, por seus elementos, ambientação e personagens, inevitavelmente, irá despertar algum tipo de curiosidade num leitor? Está justificado o fato de eu ter perdido a cabeça quase com vontade de ler? E só posso dizer: nada decepcionante!

É muito interessante como a Marissa desenvolve a relação da Cinder com a Guardiã dela, a Adri, e as "irmãs" Peony e Pearl. Como ela traz um simbolismo da "fada madrinha" com a presença de Iko, a androide com chip de personalidade "defeituoso" e melhor amiga de Cinder e que aliás é um amooooor. Como ela costura tudo isso com as situações de drama, com os cenários futurísticos/orientais, com diálogos e situações engraçadas, com os momentos de tensão, e com toda a parte de ficção e ciência que constitui esse "mundo". Inovador. Riquíssima. Uma releitura muito inteligente!

"- Não se vê uma personalidade como essa todo dia - (...) - Você mesma a programou?
- Acredite ou não já veio assim. Desconfio que tenha algum erro de programação, e provavelmente foi por isso que minha madrasta pagou tão barato por ela.
- Eu não tenho nenhum erro de programação! - disse Iko atrás dela."

Além disso, a história nos trás várias reflexões: O que é ser uma liderança? Até onde é possível ter esperanças? Quando e como escolher entre a liberdade/felicidade e a coisa certa a se fazer? O que devemos dizer para e fazer por aqueles com quem nos importamos? Entendem?! Vai muito além do que uma nova história da Cinderela. Pra falar a verdade, é bem diferente do conto base, a não ser por algumas relações e alguns elementos simbólicos.


Cinder se sente oprimida por ser uma ciborgue, por ser explorada por Adri, por sofrer com o olhar de discriminação das pessoas. Ciborgues são muito mal vistos por cause de suas partes mecânicas, tanto que eles devem se voluntariar para a pesquisa da cura da Letumose, mesmo que não haja sucesso e eles morram no "meio do caminho", é como se não fizessem falta por não serem completamente humanos. E esse é um dos motivos de virada da história. Após uma de sua "irmãs" contrair Letumose, Cinder é candidatada por sua Guardiã isso mesmo, parece confuso mas é assim para ser cobaia dos testes. Mas algo intrigante acontece e as turbulências das história começam!

"Muitos deles tinham recebido uma segunda chance na vida pelas mãos generosas de cientistas e, portanto, deviam sua existência a quem os criara. Tiveram sorte por ter vivido todo aquele tempo, muitos pensavam. Era justo que fossem os primeiros a abrir mão de suas vidas em busca da cura."

Além disso, a Rainha Lunar, Levana, vem à Terra durante um momento muito difícil para as Comunidades Orientais e seu príncipe, Kaito. A presença de Levana gera grande temor, pois a tensão de guerra entre a Lua e a Terra é crescente. Ela tem planos que não se conciliam com os planos dos líderes terráqueos, menos ainda com os do jovem Príncipe Kai.

"Ele a desprezava, por tudo que ela era, por tudo que fizera, por como transformara o sofrimento na Terra em um jogo político.
Mas ela estava enganada se achava que elese tornaria seu animalzinho de estimação. Ele a enfrentaria o tempo que suportasse, da maneira que pudesse.



Ah! Vocês, devem estar se perguntando, se é baseado em Cinderela, como Cinder chega a se encontrar ou se relacionar com Kai? Bom... negócios! O Príncipe solicita a ajuda da moça, que aliás é a melhor mecânica de Nova Pequim ser ciborgue tem vantagens, para consertar seu androide pessoal, depois os dois voltam a se topar no programa de pesquisas, e cada um carrega seu mistério, e as coisas se complicam e a história toda fica de tirar o fôlego! Ufa!

"- Espero que nossos caminhos se cruzem de novo.
-Mesmo? Nesse caso, acho que vou continuar seguindo você. - Ela se arrependeu da piada por meio segundo antes que Kai risse. Uma risada verdadeira, e o peito dela se amornou."

Resumindo, a proposta do livro é muito interessante e a história é bem construída! Há muitas reviravoltas, muitas surpresas e reviravoltas e interupções nos momentos mais inapropriados! Os personagens são bem marcantes, cativantes (para o bem ou para o mal) e desenvolvidos. Estou completamente apaixonada pelo que a Marissa Meyer criou! A escrita é bem simples, narrada em terceira pessoa e ágil. O trabalho gráfico da Rocco ficou muito bom, a diagramação e a revisão também estão excelentes! 

Então, eu reli o livro porque a) é uma leitura deliciosa e b) queria começar a ler o segundo volume fazendo o link correto entre as histórias. Eu já estou lendo "Scarlet", o segundo volume, porque o final de "Cinder" foi, sim, perturbador! E digo, fica cada vez melhor! Em breve volto com mais
pareceres?

Conclusão: livro mais que recomendado para quem curte ficção científica, releituras e boas histórias!


Avaliação:

5 comentários:

  1. Oi Dany!
    Vi seu blog na pagina do Lendo e Esmaltando e vim te visitar
    Nao conhecia este livro, mas parece bem interessante
    Bjks mil e uma otima semana

    http://www.blogdaclauo.com/2014/10/bookadaybrazil-setembro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudia! Eu gosto muito do livro e a série fica cada vez mais interessante!

      Excluir
  2. Olá Dany, que livro lindo! Pra você ter relido deve ser muito bom! Está na minha lista de próximas leituras.
    Beijos (:

    ResponderExcluir
  3. Oi Dany!

    Encontrei seu blog num grupo de blogueiras do Facebook e vim visitar :D

    Vou te dizer que tenho Cinder aqui em casa e sempre deixo ele para ler depois... Procrastinando leituras de livros hahaha Confesso que comprei porque achei a capa linda, mas todas as opiniões que li não eram tão positivas quanto a sua, e agora estou incentivada a ler o livro! Espero fazer isso logo para saber se o pessoal é que não soube aproveitar a história, que me pareceu super bacana e diferente... Contos de fadas com ciborgues... sério, isso parece ser muito bom!

    Beijos;*

    Renata,
    psychoreader.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal meu nome é Jessica Hiltom, Esta é a coisa mais maravilhosa que eu já experimentei e eu preciso compartilhar este grande testemunho ... Eu só quero dizer graças ao Dr.GUKU por ter tempo para me ajudar a lançar o feitiço que traz De volta meu ex amante {agora meu namorado}, que de repente perdeu o interesse em mim depois de seis meses de noivado, mas hoje estamos casados ​​com um garoto e estamos mais felizes do que nunca, eu estava verdadeiramente espantado e chocado quando meu ex amante Ryan Começar a implorar perdão e para mim aceitá-lo de volta .. Eu sou realmente curto de palavras e alegre, e eu não sei o quanto para transmitir o meu apreço para você Dr.OGUKU você é um Deus enviado para restaurar relacionamento broken.he Desfrutar profundamente ajudando as pessoas a alcançar seus desejos, encontrar o amor verdadeiro, obter seus ex amantes de volta, parar relacionamentos abusivos, encontrar o sucesso, atrair a felicidade, encontrar almas gêmeas e muito mais, entre em contato com ele hoje. E deixá-lo mostrar-lhe as maravilhas eo espanto de seu Sistema de Magia de Amor. Ele oferece resultados no seu melhor em feitiços reais, e-mail drogukusolutionhome@gmail.com ou ligue para +2348119020294 .//

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!