Pages

2 de janeiro de 2015

Planos de leitura para 2015!

Oi pessoas amadas! Como está indo 2015? Espero que tenha começado bem!

Falando em começar, quem aí já fez planos literários para esse ano. Pois é... não sei se vocês se lembram, mas ano passado eu havia estabelecido uma meta de leitura contendo alguns títulos... Bom, infelizmente eu não cheguei perto de completá-la. 


Primeiro, depois de um tempo eu realmente desanimei com a TBR que eu havia selecionado, minhas leituras dependem muito do meu momento e aquela seleção não estava funcionando para mim. Segundo, é evidente que surgiram outras obras que chamaram mais a minha atenção eu eu passei na frente. Quem nunca? Terceiro, meu segundo semestre não foi nada produtivo em relação às leituras, mas eu tenho fé de que isso não vai se repetir!

Tudo bem... para não ser muito injusta comigo haviam 24 livros naquela TBR e eu li 7 deles. U_U E ainda assim li 30 livros em 2014 Menos do que o que eu desejava. Maldição segundo semestre! o que superou a extensão da Meta original. Desculpas... Desculpas... Desculpas... Tentando fazer eu me sentir melhor comigo mesma.

Mas aí estava eu passeando pelo Booktube, quando me deparo com uma ideia bem legal da Kat do canal Katytastic. Ela criou uma TBR Jar (aquele potinho em que os leitores normalmente colocam papeizinhos com nomes de livros para driblar a indecisão com um sorteio a cada leitura) diferente. 

Video da Kat
Em vez de títulos de livros, ela é recheada com 12 desafios literários, que devem ser cumpridos com, pelo menos, uma das leituras a cada mês em 2015. A Kat também não se deu muito bem com a TBR que ela selecionou da última vez, porque a leitura sorteada não se encaixava com seu humor. Entretanto, como nessa versão da TBR é um desafio que é sorteado, você tem mais opções para escolher um livro que corresponda ao seu momento e que cumpra a tarefa. A Kat achou que pode dar certo e eu tive que concordar com ela. Eu gosto de desafios, espero que isso me motive!

Ainda assim, eu fiz algumas pequenas alterações nas regras do jogo original. :3 Porque eu posso. [risos] Então, Em vez de 12 desafios para 12 meses, eu tentarei 15 desafios e tenho 12 meses para cumpri-los sem a "obrigação" de que seja um por mês. Fiz isso pensando na faculdade, minha experiência em conciliar o primeiro periodo com as leituras não deu muito certo, então só por garantia... "E corre para realizar metade dos desafios até Março." Tipo isso... E com isso eu tive que acrescentar mais 3 desafios. E também eu substituí um dos desafios originais. Já disse eu eu posso. :3

Bom, deixa eu contar a vocês quais são os desafios que estão na minha TBR Jar Challenge! E, claro, deixo a vocês o convite de participar também! ;)

  • Ler um livro com no mínimo 500 páginas
  • Reler um livro favorito
  • Ler um livro lançado em 2015
  • Ler um livro escolhido por outra pessoa
  • Ler um livro do qual você tenha desistido/não tenha terminado
  • Ler um autor que nunca leu
  • Ler um livro que não seja um romance
  • Ler um livro adaptado e assistir à adaptação
  • Ler um livro que tenha sido premiado
  • Ler um livro clássico
  • Ler/concluir uma série
  • Ouvir um audiobook (Estava no desafio original, mas foi substituído, porque eu não tenho paciência.)
Esses foram os que eu acrescentei:
  • Ler o primeiro livro publicado de um autor popular
  • Ler um livro que tenha a cor da sua blusa de hoje na capa
  • Ler um livro que você ganhou de presente
  • Ler um livro com uma palavra no título

16 comentários:

  1. Dany, amei essa ideia de fazer uma lista dos livros a serem lidos como desafios! Pois, além de funcionar como incentivo ainda tem o fator de se permitir leituras que por livre iniciativa você não teria curiosidade de tentá-la! Não tenho coragem de impor-me nenhum desafio literário nos últimos tempos, mas quem sabe eu não consiga volta e meia vir aqui e fazer uso de sua lista?! ;)
    Sou a pessoa mais suspeita, porém a com maior condição de falar-te isso, dado ao fato de presenciá-la atravessando noites e não ter finais de semana com o que a faculdade e VOCÊ lhe requer " apesar de não lhe ser satisfatório, você é muito fiel as suas leituras, pois, mesmo não indo no ritmo desejado, delas não se descuida! Mesmo porque elas lhe são balsamo!"
    Vou ficar torcendo para que consiga!
    Ah! quando for ler o escolhido por outra pessoa quero lhe fazer uma sugestão! Que ousadia, hein?! :P :D
    http://diariodeletramento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante desse desafio. Como eu tenho dificuldades em me lembrar de sortear próximas leituras (eu sei que parece loucura, mas é verdade kkkk), eu faço uma lista com vários itens a serem cumpridos, sem ordem específica e comigo funciona bastante bem. Espero que faça boas leituras. Pelo que pude ler, serão livros bastante diversificados.
    Um beijo grande e um ótimo 2015

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa Dani.
    Sói igual a você... Dependo do meu estado de espirito para a leitura, senão não flui.
    Não sei se irei embarcar nessa, pois sou péssima com desafios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Parece ser bem interessante e bem menos aprisionador que as listas e TBRs tradicionais. Talvez em um futuro próximo eu faça. agora minha meta é ler todos os livros da minha prateleira. Depois eu vejo o que faço.
    Abraços

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu acho bem divertido esse desafio do potinho, mas acho que ele não daria certo comigo...haha' ficaria com vontade de ler outro livro e acabaria burlando e bagunçando tudo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei o desafio!
    Eu estava pensando em começar a fazer TBR, mas estava na dúvida. Agora, após ver esse desafio, achei bem interessante!
    Talvez eu faça também. )
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie,, tudo bom?
    Ano passado eu também me empolguei com a TBR Jar, mas fracassei lindamente. Sorteei dois livros e li apenas um...FAIL.
    Bom, gostei da ideia dos desafios porque é algo que não te impõe uma leitura específica.
    Espero que você consiga cumprir tudo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi oi :)
    Gostei do seu plano, acho que vou fazer algo assim para desencalhar uns livros da minha estante, rsrsrs, só faço comprar, ler os que tem q é bom nada :p
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Dany, tudo bem?

    Ano passado tentei fazer o TBR Jar, mas, como sempre, não consegui ler nenhum livro inteiro que tirei de lá, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Dany! Tudo bom?
    Eu vi o vídeo da Kat e achei bem interessante a ideia dela também xD Pretendo fazer futuramente, e assim como você vou alterar os desafios hahaha.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu também tentei o TBR mais não deu certo então desisti. Esse ano coloquei na minha cabeça que vou ler os livros que comprei e que só vou ler livros que eu queira pois assim minha leitura flui melhor. Espero que você consiga bater as suas metas.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca tentei fazer TBR, sou igual a vc minhas leituras depende do meu estado de espirito, nunca me forço a leitura nada, deixo a leitura me levar.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá... eu nunca tive vontade de fazer TBR... mas a sua ficou bem legal... ainda mais com as suas modificações e eu sou totalmente a favor de mudanças porque se pode ajudar porque não??? Que você tenha a sorte de conseguir completá-la... Xero!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Também tenho problemas com metas, nunca faço numéricas, mas assim como você, não consegui ler a minha de títulos em 2014, sobraram 12 livros, rs.
    Eu geralmente não participo de desafios, morro de preguiça e me sinto presa. Mas esse ano resolvi participar de 2, porque são mais livres e não tem ordem, tipo a sua. Gostei dela, e também teria tirado audiobook, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. O desafio é bem diferente, eu só conhecia com os nomes dos livros na TBR, agora com os temas, é a primeira vez que eu vejo. Os temas para o seu desafio são interessantes e espero que consiga cumprir sua meta!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem
    Boa sorte com as suas metas, realmente não é fácil cumprir alguma delas;
    Esse ano eu estou tentando TBR, mas a minha foca os livros no qual a gente deixa de lado na estante.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!