Pages

17 de janeiro de 2014

Especial #1: Meta de Leitura para 2014!



   
Vejam só quando eu começo os planos... Não, nãos e preocupem, prometo que não sou “atrasada” assim. Minha demora de elaborar uma meta para 2014 teve suas razões, então, vamos a elas.

Primeiro: eu tive que dá uma pausa nos meus planos de leitura porque fui convocada para a II fase do vestibular da Unicamp e havia muitas das literaturas obrigatórias que eu ainda não havia lido. Mas valeu a pena!
Confesso que tenho uma “preguicinha” para ler clássicos de literatura nacional, felizmente costumo me surpreender com essas leituras, o que me deixa contente e culpada ao mesmo tempo... Tudo bem, eu estou melhorando e me despindo dessas resistências aos poucos.
 Em breve, planejo fazer uma postagem para falar sobre as obras desse vestibular e minha experiência. Espero que se interessem! Tanto pelo texto quanto pelas leituras.

Segundo: foi pavorosamente difícil decidir uma Meta para 2014, porque:
a) eu sou péssima com esse tipo de coisa;
b) presumo muitas surpresas literárias agradáveis esse ano e isso aumentará minha vontade e, consequentemente, a minha Meta, podendo torná-la irrealizável. Caramba, estou a pura hipérbole!  
c) Fiquei meio insegura, já que este vai ser meu primeiro ano como universitária Yes! Chegou minha vez. Não contei? Passei no vestibular! Glória!!! Eu ainda não sei como vai ser o ritmo do meu curso e isso pode afetar os meus planos;
E, por fim,
d) eu queria fazer uma Meta diversificada, que me fizesse provar coisas diferentes e sair da minha zona de conforto. Não sei se é uma decisão muito sábia, posto o que disse no item anterior, mas meu espírito aventureiro não resistiu. [risos]

Ah! Outra coisa, estou lendo Finale (último volume da série Hush,hush) e em breve farei a resenha e o especial para a série, como havia dito na resenha de Silêncio. No entanto, ele não está incluso na Meta. Assim como outros que sei que vão surgir pelo caminho.


Agora que os esclarecimentos foram dados, vamos à minha Meta de Leitura para 2014!

Braço! <3



Em nome do processo de reabilitação, a primeira coisa que resolvi incluir na minha Meta para esse ano são os Clássicos. Eu pensei em ler pelo menos 2 clássicos entre universais e nacionais. Entre os que tenho, escolhi:

· Orgulho e Preconceito – Jane Austen
· O Gaúcho – José de Alencar
De baixo para cima: Três títulos de Jane Austen; O Gaúcho, José de Alencar

 E quanto a sair da zona de conforto: decidi ler um Romance Investigativo/Policial, talvez dois. Tive apenas duas experiências com esse tipo de literatura, mas foi quando eu ainda estava no Fundamental II e eram leituras adequadas àquela época. Depois, não mais me animei muito a ler um livro desse estilo...  Hora de me redimir. Ainda não me decidi por qual... Mas, dentre os da minha estante, minhas possíveis escolhas são: 

· As Aventuras de Sherlock Holmes: Estrela de Prata – Conan Doyle
· Cai o Pano – Agatha Christie
· O Código da Vince – Dan Brown

 Ficaria feliz se me aconselhassem por qual começar a minha rehab.
A próxima Meta é um “alívio” para minha alma de leitora-em-busca-de-redenção. Estão na minha meta, pelo menos, 2 Distopias e as séries/trilogias contam como um [risos]. Amo esse gênero e ultimamente surgiram muitas escolhas, entretanto eu preciso olhar para as prioridades:

· Trilogia Divergente – Verônica Roth, porque vai lançar o filme em abril portanto será uma das próximas leituras e não existe a possibilidade de eu assisti-lo antes de ler o primeiro livro e, obviamente, quando eu terminar o primeiro vou correndo para o segundo e, até lá espero já estar com o terceiro em mãos. Danem-se os spoilers, quero ler!
· Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley é uma leitura que queria ter feito ano passado, mas não deu. E falando em reconciliação com os Clássicos... é mais que uma obrigação que eu leia esse clássico do meu estilo predileto.
Eu tenho certeza que vou acabar lendo mais distopias, afinal esse ano tem lançamento de Enders (série Starters), A Escolha (trilogia A Seleção), dentre outros. Entretanto, minha intenção é que esses adendos não prejudiquem o cumprimento da Meta.

Por falar nela, prossigamos! Eu preciso ler 2 Fantasias. Aqui, foi um outro dilema de escolha...
É porque eu tenho 2 série para finalizar (Instrumentos Mortais e Beijada Por Um Anjo), 2 que estou louca para começar (Feita de Fumaça e Osso e a Série Fadas) e 2 que preciso ler para me redimir de novo e ficar em paz comigo e com o mundo (Harry Potter e As Crônicas de Nárnia).  Isso tudo porque estou me obrigando a não pensar em outras possibilidades. Então, com muito penar, escolhi:

 · Os Instrumentos Mortais  - Cassandra Clare
· Série Fadas – Aprilynne Pike


Li o Cidade dos Ossos quando ainda estava no pré-vestibular, antes de lançar o filme. E adorei o livro, fiquei morrendo para ler o segundo, mas meu horário de estudo não permitia. Minha meta é ler toda a série, inclusive o Cidade do Fogo Celestial (provável título do último volume) que deve ser lançado ainda esse ano. 
Da esquerda para a direita: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos e Cidade das Almas Perdidas.


Essa série eu conheci através de fanarts no Deviantart e a sinopse chamou minha atenção. Então um belo dia estavam em promoção e eu não resisti! Já vi bastante elogios sobre eles, então estou com bastante expectativa. Não que isso seja uma coisa muito boa.
Da esquerda para a direita: Asas, Encantos, Ilusões e Destinos





Pois é, por enquanto vou ficar com apenas duas. Hogwarts e Nárnia vão ter que me aguardar um pouco. Até porque não foi dessa vez que consegui minha coleção de HP. 
Tudo bem, eu... posso viver com isso.
Bom, isso está ficando longo... Tudo bem um ano também é longo. Pelo menos costumava ser.

Os próximos são os Romances. Pretendo ler uns 4... E mais uma vez não foi uma escolha fácil, e muito provavelmente vai sofrer mudanças. Os temporariamente escolhidos são:

 · A Última Nota – Felipe Colbert e Lu Piras
· O Oceano no Fim do Caminho – Neil Geiman
· A Menina que Semeava – Lou Aronica
· Quantic Love – Sônia Fernández-Vidal

De baixo para cima: A Última Nota; A Menina que Semeava;
O Oceano no Fim do Caminho; Quantic Love.
Evidentemente, eles teriam que figurar nessa meta: Os Yong Adults (YA). Como já estou com uma boa dose de romance e fantasia, resolvi escolher um que quero ler desesperadamente:

 · Quem É Você, Alasca? – John Green.

 Devo dizer que é provável que eu leia ou o Cidades de Papel, ou o Deixe a Neve Cair, ou ambos, porque tenho uma crescente necessidade do “João Verde” desde que li A Culpa é das Estrelas.

Ainda, como parte da minha meta está: uma Ficção Científica (CF). Nesse caso há duas possibilidades de escolha e um sério risco que eu mude a meta de uma para duas CF, para atender ao meus anseios. [risos] Explico. O livro que escolhi para a Meta é:

 · Os Últimos Dias de Krypton – Kevin J. Anderson
Essa capa... Não me acostumo a ela. Ugh!
Entretanto, esse ano, a Rocco deve lançar o Segundo Volume de As Crônicas Lunares (Scarlet), que eu considero uma ficção científica, apesar de muitos dizerem que é uma distopia. Talvez seja uma mistura de ambos. Fato é que o primeiro volume foi incrivelmente bom e, se quando a sequência for lançada eu ainda não tiver lido Os Últimos Dias de Krypton, ele pode ganhar uma companhia nessa categoria da Meta ou ser substituído

Bom, se não me falhe a matemática já foram 25 livros até agora, e estou contando somente os da Meta. Tomara que eu consiga. Essa nossa conversa está realmente longa, possivelmente muita gente já desistiu dela. Então, se você é um dos fortes e sobreviventes, parabéns e obrigada!

Mas não, ainda não terminei. :p

Relaxa, faltam só mais duas categorias e alguma observações. Só!

Como eu imagino a reação de todos alguns de vocês, leitores.
Okay, vou deixar de lenga-lenga. A próxima leitura na minha Meta é “um” livro Infantil. Vi muitas opções interessantes no Skoob ultimamente, mas resolvi me ater aos recursos que já tenho em casa. Aqui está uma oportunidade interessante para ler As Crônicas de Nárnia, não que eles sejam realmente infantis, talvez infanto-juvenis. Eu tive umas ideias para as férias de inverno + literatura infantil e... Deixa, ainda é cedo para falar disso. Então, minha escolha foi:

· A Mina de Ouro – Maria José Dupré
Aí você pergunta: “Ué? Mas não era Nárnia?”. Pois é... talvez Nárnia, vai depender da minha avaliação sobre como anda o meu progresso na Meta. Veremos...

A última categoria....

Vocês.
Eu.
A última categoria é uma literatura de Não Ficção. Eu realmente quero reler O Diário de Anne Frank, mas vou escolher:

            ·  Itinerário de Pasárgada – Manuel Bandeira
 Fiquei curiosa para saber as impressões de Bandeira sobre sua própria vida. Uma obra criada sob o estimulo de Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos e dedicado a eles.

Enfim, essa é minha Meta para 2014. Mas ressalvo novamente que, evidentemente, vou fazer outras leituras. Por exemplo, com certeza terei muitas leituras acadêmicas esse ano e também preciso ler: O Físico e Médico de Homens e de Almas. Portanto, conto com vocês para me cobrarem lembrarem essas leituras que estão na Meta. ;)

Espero que, apesar de longa, tenham gostado do Especial. Compartilhem comigo suas opiniões sobre o que acharam dos livros da Meta ou como será meu desempenho nela, eu deixo, e compartilhem se vocês têm planos de leitura para esse ano, quais seriam?  E sintam-se convidados para viver milhares de vidas comigo este ano! 
Meta 2014 = Milhares de Vidas. Espero a sua companhia!

9 comentários:

  1. Faltou um certo livro... Uma certa distopia que vc ganhou de uma certa amiga...
    Brinks. eu achei suas metas bastante boas e diversificadas. Eu, no entanto, nem me atrevo a fazer isso, pq sou uma lesma no quesito leituras. Além disso, não existe maneira mais fácil de eu descumprir um meta do que estabelecê-la. É, eu sei.
    É por isso que vc é uma Beauty e eu uma Beast. Mãe de Buscador Insubordinado.
    Lindo blog, Danizinha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... uma certa distopia que eu fiquei tentadíssima à adicionar nessa Meta, mas me contive na esperança de que esse ano tenha uma boa notícia e possa lê-la sem passar mal pela continuação por muito tempo. :p rsrsrsrs E devo dizer que foi uma aposta meio "descarada" essa meta que fiz... é mesmo um desejo de diversificar minhas leituras e ter [mais] algum desafio! Não só A pessoa para metas...
      Obrigada, Mai! Significa muito a sua opinião! ;)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que fôlego! Quando eu crescer (tomara que um dia eu consiga...) quero ser, pelo menos um terço, como você. Que sua meta será alcançada eu não tenho dúvidas, pois conheço bem essa pessoa que sabe fazer o tempo para que as suas vontades caibam dentro de suas possibilidades...Creio que tenho a obrigação de patentear o adjetivo: orgulhosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eta papo, viu?! kkkk Tomara mesmo que eu consiga cupri-la!

      Excluir
  4. Confesso que fiquei com uma baita ressaca literária depois de ler "Finale"! Demorei para colocar outro livro nas mãos hahaha
    Eu também não sou muito boa em traçar metas, ainda mais literárias, justamente pelos milhares de lançamentos que aparecem e entram na frente em qualquer listinha, né? hahaha
    Adorei o jeito que você separou a sua meta! Nas distopias, um dos meus gêneros favoritos, eu já li "Divergente" e "Insurgente" - e eu amei os dois! Já estou com "Convergente" (em inglês) para ler aqui na minha estante! Também estou com "Admirável Mundo Novo" aqui, ganhei de aniversário e estou louca para ler logo!
    Sobre as fantasias, eu li os três primeiros da coleção de "Instrumentos Mortais" e amei! Por mim, se a Cassandra Clare tivesse acabado por aí, já teria o final perfeito! E, talvez por isso, ainda não tenha continuado a ler a série... Estou com medo que estrague o final lindo do terceiro livro hahaha E como assim você ainda não leu HP??? Se for por falta do livro, aproveita que esses são os últimos dias em que você pode concorrer à coleção completa lá no blog (hahahah)... Nárnia eu gostei muito das primeiras histórias, mas o Príncipe Caspian não me conquistou! Do resto dos gêneros, ainda não li nenhum livro! Estou com "Looking for Alaska" aqui na estante e também pretendo ler esse ano (adorei a capa da sua edição, por sinal)...
    Espero que consiga cumprir sua meta!
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu seeeeei! Eu sei! Eu não li HP ainda! E, ora essa, claro que já estou participando do sorteio! rsrsrsrsrs Eu estou louca para ler Divergente, mas depois de Hush, hush quero uma coisa mais calma para ler. Estou às voltas para começar "A Menina que Semeava" (que faz parte da meta) mas ainda não consegui!
      Eu estou apreensiva com a meta, mas é algo que realmente quero fazer. Deus me ajude! kkkkk

      Excluir
  5. Gostei muito da sua meta!
    Esse ano tentei fazer uma metade, dividindo em meses, mas, assim como você falou, é difícil, sempre mudo a lista, sempre aparece um ou outro que eu queira MAIS do que outros e pronto, já começa a bagunça. hahahaha
    Esse ano comecei com o pé esquerdo! Só peguei um livro mês passado - março - mas, ainda bem que li em três dias! Comecei mais dois e prometi a mim mesma que iria terminar todos os livros que comecei ano passado! hahahaha
    Fiz a lista, porém, já comprei mais três livros, que obviamente, entrarão nas pressas na lista. xD

    Boa leitura, flor.
    Dedos cruzados e sorte pra a gente cumprir a meta de 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Eu seeei, tá sendo realmente desafiador. Eu tenho muitos livros aqui que quero ler há tanto tempo e não estão na Meta. Mas quero mesmo diversificar minhas leituras, então pretendo ao menos ler um representante de cada "categoria" da Meta.
      Dedos cruzados!
      Boa sorte Mandinha e obrigada pela visita! :)

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!