Pages

25 de janeiro de 2014

Filmes #1: Considerações sobre a adaptação de "A Culpa é das Estrelas"



Bem, o assunto de hoje está relativamente atrasado, mas não posso evitar comentá-lo. O ano de 2014 está com muitas previsões promissoras para o cinema.  Dentre elas, muitas adaptações de livros!

Adaptações são uma questão muito conflitante para os leitores: ficamos felizes com a possibilidade de ver a história que amamos ganhar formas, ação e cores fora da nossa imaginação, mas por outro lado abominamos a possibilidade de mudarem algo e cortarem muita coisa.  Na verdade, esse nosso temor é certeza de que acontecerá, e mesmo assim sofremos com isso sempre.

No entanto, quando o próprio autor do livro diz que está confiante e que adorou o resultado, ficamos tentados a criar todas as esperanças. Às vezes da certo, às vezes nem tanto. Onde isso nos leva?

O John Green, autor do aclamado “A Culpa é das Estrelas”, postou recentemente em seu tumblr sobre a versão não finalizada da adaptação deste livro, à qual ele assistiu recentemente. Veja a tradução do comentário do autor:


"Então, semana passada, Sarah e eu vimos uma versão não finalizada do filme de A Culpa é das Estrelas em Los Angeles.
Nós amamos. De verdade. É divertido e triste e profundamente comovente e eu saí da sala de exibição chorando, uma bagunça alegre. Ansel e Shailene fazem maravilhosos Gus e Hazel, e é simplesmente wow.
Eu estou muito agradecido a todos envolvidos com o filme e é claro eu terei muito mais a dizer sobre isso no futuro, mas por agora eu só estou muito feliz por poder contar a vocês que é realmente bom (mesmo que não finalizado!) e que eu estou MUITO ANSIOSO para 6 de Junho, quando ele estará nos cinemas pelos Estados Unidos."

Não é só ele quem está ansioso, e com certeza milhares de pessoas vão ficar muito além de ansiosas depois desse comentário. Eu por exemplo. E as expectativas em torno da produção cinematográfica de “A Culpa é das Estrelas” só aumentam! Um trecho da obra é bem cabível nessa situação: “Alguns infinitos são maiores que outros”. Vale tanto para a vontade de conferir o resultado, quanto para o tempo que ainda precisaremos esperar para vê-lo!

Não bastasse essa tensão, há cinco dias foi revelada a versão nacional do pôster do filme. A imagem já era conhecida, o que provocou reações foi a frase que acompanhava o título. Não, “Doentes de amor.” não agradou muito os fãs que aguardam o filme. Eu me incluo nesse grupo... Parece-me que foi uma tradução próxima, mas infeliz da frase original “One sick love story”.

Confesso que fiquei apreensiva com a combinação que estão pintando para a divulgação e já tenho um histórico bem aterrorizado com a criatividade das empresas cinematográficas, sobretudo as do Brasil. Ai que medo da dublagem, sempre. Penso que seria mais interessante e inteligente se explorassem mais as enigmáticas e atrativas frases das quais o livro é carregado.

Tudo bem vou deixar de drama! O que mais resta a não ser esperar? Especular! Por isso mesmo não vejo a hora de ver ao menos o trailer... na esperança de que ele me aquiete.


"A Culpa é das Estrelas" chega aos cinemas nos Estados Unidos em 6 de Junho, entretanto ainda não há previsões para o lançamento no Brasil.

4 comentários:

  1. Brasil e suas traduções inovadoras -_-
    Estou beeem ansiosa e sei que irei chorar muito e espero que com a tradução, frases marcantes do livro não ganhe outro significado :/

    http://cicatrizesliterarias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, depois do "surto de vazamento" do trailer... estou mais calma. Parece, apenas parece, que nossas linhas marcantes estarão lá e de forma apropriada. E ainda achei pouco para me conformar com a escolha dos personagens principais... mas já foi alguma coisa.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Hahahaha menos de uma semana! "Ansiosa" é fichinha! Quando revejo essa postagem fico tão aliviada da produção não ter seguido pelos caminhos que imaginei. Fãs alucinados... sempre imaginando o pior cenário! kkkkk

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!