Pages

27 de janeiro de 2014

Resenha #3: Finale Becca Fitzpatrick



Título/Título original: Finale / Finale


Autor: Becca Fitzpatrick


Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2013
Status: Livro em série
#1 Sussuro
#2 Crescendo
#3 Silêncio
#4 Finale
Páginas: 301
Skoob/Goodreads: Link1 / Link2
Onde encontrar: Saraiva, Submarino, Americanas




Chegamos então ao encerramento da sombria e sedutora série Hush, hush. Após acabar com o Mão Negra, Nora está presa ao juramento que fez no voto de conversão: liderar o exército Nefilin, caso contrário, ela e sua mãe morreriam. O problema é que ela e Patch haviam feito um acordo com os Arcanjos: deteriam a guerra em troca da possibilidade de matar Hank Millar.

Agora, Nora está pressionada pelos Nefilins que resistem em aceitá-la como líder e teme as consequências de não cumprir o acordo com os Arcanjos. Realmente, não é uma situação nada fácil, mas temos a impressão de que Nora continua precipitando-se, mesmo quando ela tem a clara intenção de acertar. Por mais que eu tentasse compreendê-la... Tive a sensação que eu queria que Nora morresse um zilhão de vezes! Para a sorte dela (?) eu sempre voltava atrás, não suportaria ver Patch sofrer. :p

Bom, pelo menos Patch está inteiramente do lado dela dessa vez, não há Arcanjos ou amnésia que impeçam essas dois! ALELUIA! Quer dizer... Só há um juramento, um acordo e uma guerra entre raças... De qualquer forma, eles não pretendem deixar nada atrapalhá-los. 

- Eu vi você, e queria estar perto de você. Queria que deixasse eu me aproximar. Queria conhecer você melhor que todo mundo. Queria você, por inteiro. E todo esse desejo quase me deixou maluco. (...) E agora que eu tenho você, a única coisa que me assusta é voltar a não tê-la. Ter de querer você outra vez, sem nenhuma esperança de que meu desejo seja atendido. Você é minha, Anjo. Cada pedacinho de você. Não vou deixar que nada mude isso.”


O último volume da série nos traz alguns novos componentes para a história e merecem destaque: Dante, um Nefilin influente e primeiro tenente do exército do Mão Negra que tem intenções de ajudar Nora ser aceita como líder e Peeper, um Arcanjo de vida dupla e nada honesta que está perseguindo Patch com bastante determinação, mas sem muito sucesso. Além deles, ainda contamos com a presença de Blackly, o braço direito do Mão Negra; Scott, leal a Nora como soldado, mas sobretudo como amigo; Marcie, agora ciente de sua condição Nefilin, estranhamente assustada, determinada, solidária (?) e... morando na casa de Nora; Vee, sempre a amiga incondicional e divertida, mas com um senhor segredo dessa vez; e Dabria, como sempre um poço para desconfianças.


"Percebi naquele momento o quanto minha amizade devia significar para ele para aceitar fazer aquilo – a coisa que mais abominava... Eu não sabia nem o que dizer. Só podia sentir uma gratidão imensa e profunda por Scott, e encarara a situação, determinada a não desapontá-lo.”


Não tive uma relação muito simpática com Scott em Crescendo... Mas ela começou a ganhar terreno no meu coração em Silêncio e, sem dúvidas, se tornou um dos meus personagens favoritos. Eh...

Pois é... Finale é um livro cheio de segredos e caminhos tortuosos. Minhas expectativas eram contrariadas a todo o momento, não de uma forma ruim... mas de uma forma realmente surpreendente! Todas as provações por que Nora passou, foram intensas e eu fiquei feliz por ela querer ser forte e se comportar dessa forma. Nem sempre, claro. Como disse uma amiga minha #NoraNãoMaisTãoBurra foi uma excelente parte  livro, não que a Nora tenha sido “Burra com B maiúsculo” nos volumes anteriores... Digamos que dessa vez ela estava mais apreciável, menos autocompassiva e deprimente, mais inteligente até. Sabe? Ela tinha boas ideias! Mas naturalmente ela cometeu grandes erros.

“- Sim, bom, suas ações já dizem tudo. - Estava ferida e chateada e decidida a mostrar a Patch que ele estava me subestimando, e tudo isso me levou a seguinte declaração: - Vou liderar os nefilins na guerra contra os anjos caídos. É o certo. Depois eu me preocupo com os arcanjos. Posso viver com medo deles, ou superar e fazer o que sei que é melhor para os nefilins. Não quero outro nefilin jurando lealdade... nunca mais. Já tomei a minha decisão, sendo assim, não se incomode em me dissuadir. - Disse categoricamente.”

Artes do mal, treinamentos, habilidades, provocações, revelações, lutas, perseguições, investigações, planos, falhas, suspeitas, sensualidade, piadas, provações... tudo em doses generosas! Sinceramente, circunstâncias tão turbulentas e envolventes nem sempre são postas em equilíbrio nos volumes finais de livros, mas Finale conseguiu. Houve algumas passagens que ficaram meio confusas... Coisas que você se perguntaria: “E isso veio de onde mesmo?” em uma leitura mais atenta, mas no  geral foi um excelente desfecho para a série. 

Dolorosamente épico, obscuro, e reconfortante. Não foram os personagens aos quais mais me apeguei, mas não posso negar que vou sentir falta de Nora, Patch, Marcie, Scot, Vee e companhia... Sobretudo Patch. Aliás, queria ter conhecido mais dos mistérios de Patch... acho que nunca vou ter o suficiente de Patch... AhhhH! Acabou. L

Espero que Becca escreva novas histórias em breve! Ela tem uma veia para o suspense e as surpresas bastante cativante. Além disso, gosto da forma como ela descreve as sensações... Muito envolvente, seja vazio, plenitude, alegria, tristeza, dor, arrependimento, desejo, tudo! Gosto de como ela pode ser irônica, poética ou sedutora... Às vezes mais de uma coisa ao mesmo tempo. Vale a pena ler Hush,hush para se deliciar com a narração de Becca Fitzpatrick. 

Mas uma coisa nunca vai mudar: apesar de encantadora, a diagramação do livro tem uma falha bastante incômoda. A fonte é muito pequena e dificulta a leitura que, naturalmente, é intensa e bastante acelerada.


Resumindo: Finale, e consequentemente a série Hush, hush, está muito recomendada.

Avaliação:
 

2 comentários:

  1. Amooo a saga hush hush, amei sua resenha, to doida pro filme de sussurro estreiar logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, dariam filmes bem legais! Mas tá difícil eles aceitarem, né? Isso é triste...

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!