Pages

9 de setembro de 2014

Especial #26: Novas colunistas no blog!

Oi queridos! Como tem passado? Viram só, as cisas estão coltando cada vez mais ao normal por aqui. :D E para mantermos um contato mais eficiente a equipe do ATLT vai crescer! Além de mim, Dany, vocês irão ter a companhia de mais outras duas senhoritas! Meninos, estou em busca de um ser masculino para integrar a equipe! Nessa postagem eu vou apresentá-las à vocês, resgatando nosso estimado "Papo Leitura" para que vocês possam conhecê-las melhor!

As novas autoras/colunistas do ATLT serão: Leticia Lopes e Joyce Kelly. As garotas estão cursando o Ensino Médio e são super simpáticas e expressivas, além de leitoras empenhadas!  

Joyce e Leticia

Papo Leitura

1- Qual o primeiro livro que você lembra de ter lido? Não o primeiro livro que você leu, o primeiro que você lembra de se sentar e buscar palavra por palavra. Como era a história? 


Joyce: Foi o livro "A Moreninha", um clássico da literatura nacional, de Joaquim Manoel de Macedo, que conta a história de Augusto, um rapaz namorador e inconstante em seus relacionamentos que é desafiado por seus amigos com uma aposta, no qual se ele se interessasse e se apaixonasse por uma moça por mais de quinze dias deveria escrever um romance contando sobre essa história de amor.

Letícia: "A Hospedeira". Foi o livro que despertou em mim o amor pela leitura. O livro conta a história de uma alma, Peregrina, que conhece o mundo humano ao hospedar-se no corpo de Melanie Stryder. Ela passa a ter o controle da mente, do corpo e das lembranças de sua hospedeira. Mas Melanie resiste e luta para tomar de volta o controle do seu corpo. Enquanto isso, Peg, se vê presa à memórias pertencentes a sua hospedeira. E acaba por apaixonar-se por Jared, grande amor da vida de Melanie. Assim, as duas entram em um acordo e decidem procurá-lo. 

Bom, eu já li ambos os livros! "A Moreninha" é um romance Romantico muito delicioso e bem humorado! "A Hospedeira" é um dos meus favoritos, como eu já comentei anteriormente. 

2- Você tem alguma história feliz/triste/engraçada com um livro? Conte-nos?

Joyce: Sim, o livro "A comédia dos Anjos", de Adriana Falcão, que conta a história de D. Madalena, uma senhora bisbilhoteira, que morre e volta como um ‘fantasma’, não para assombrar mas sim para ajudar a endireitar a vida da filha com seu ex-marido e atual relacionamento. É bastante cômico e engraçado todo o enredo do livro.

Letícia: Lembro de quando eu li "Como Eu Era Antes de Você", por indicação de uma amiga. Chorei tanto com esse livro que eu quis matá-la. Cheguei até a ligar para ela e dizer que nunca mais leria um livro que ela indicasse. Ela riu muito do meu desespero.

Eu já li "A comédia dos anjos" e realmente é muito cômico! E tenho muita vontade de ler "Como eu era antes de você", geralmente eu gosto mais de livros dramáticos do que de livros cômicos. Acho que a situação mais bizarra que eu já passei por um livro foi quando ganhei "A menina que roubava livros" da minha mãe e eu chorei porque não conseguia nem cogitar ler um livro narrado pela morte, eu achava que era alguma espécie de terror! Vejam como funciona a mente de uma "criança"! [risos]

3- Há algum livro que, quando você olha para ele, você revive uma memória? A memória não precisa estar relacionada diretamente com o livro. Conte para nós!

Joyce: Ah claro, o livro "O meu pé de laranja lima" me traz as boas e deliciosas lembranças dos meus tempos de infância, em que a simplicidade e a inocência da criança reinavam. Muito nostálgico!

Leticia: Quando eu olho para ‘A Hospedeira’ lembro de como foi difícil convencer minha mãe a comprar ele. Eu tinha 13 anos e não tinha hábito de leitura ainda. Ela achou que eu não leria o livro, mas mesmo assim (depois de pedir muito) ela comprou. Quando terminei de ler, contei para ela a história toda, do início ao fim, só para prová-la que eu li e amei realmente o livro.

Eu sei bem como é essa história de livros nostálgicos, Joyce! "Poliana" e "A turma da rua 15" me trazem essa sensação, sempre me lembro do quanto eu e meus colegas nos apaixonamos por essas histórias quando lemos para a escola no ensino fundamental. Eu também tenho uma história com "A Hospedeira", Lê! Eu namorei o único volume da livraria por semanas, bem próximo ao meu aniversário, quando convenci meu pai a me dá-lo, ele havia sido vendido. Minha surpresa foi descobrir que minha tia o havia comprado para mim. *-* Estávamos destinados!!!

4- Qual música te lembra, automaticamente, de um livro quando você a ouve?

Joyce: A música "Capitu", interpretada por Zélia Duncan Capitu, a ressaca dos mares, a sereia do sul”.
 Que me lembra é claro de Capitu, do livro Dom Casmurro de Machado de Assis.

Leticia: "You And Me" – Lifehouse. Essa música me lembra ‘Como quase namorei Robert Pattinson’. Conheci a música através do livro, inclusive, (essa é a música do casal protagonista) e me apaixonei!

5- Qual música faz você sentir que aquela história com certeza daria um bom livro?

Joyce: "Eduardo e Mônica", de Legião Urbana. “Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer / E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer’’

LeticiaBrave- Sara Bareilles. A música fala sobre o poder das palavras e a importância de dizer o que sente. De ser corajoso para tomar essas atitudes.

6- Qual o estilo de leitura que você mais gosta ou com o qual você se sente mais confortável?

Joyce: Ah, os clássicos da literatura brasileira me encantam, apesar de terem uma linguagem difícil dos dias atuais, são muito interessantes e ajudam você a ter uma ideia de como era a época em que foram escritos: a sociedade, os costumes, a política vigente, entre outras coisas. 

Leticia: Adoro ler romances quando estou triste, feliz, ansiosa, estressada... enfim, os livros de romance são minha terapia.

Eu também gosto de ler clássicos, principalmente intercalados com algumas leituras contemporâneas. Gosto de romances, mas aqueles que tem um drama bem desenvolvido ou uma aventura intensa permeando-os, preferencialmente, nada muito "mar-de-rosas".

7- Agora, qual o estilo de leitura que você já leu e sente que não gosta muito; ou que você não leu (ainda) e acha que não vai gostar?

Joyce: Não li ainda trilogias, acho que não tenho paciência para ler um livro e esperar outro livro para continuar a história.

Leticia: Não costumo ler muitos livros fora da minha zona de conforto. Nunca li auto-ajuda e acho que não vou gostar, mas pretendo ler um dia, para ter certeza se gosto ou não.

 Bom, Joyce, se a questão toda é a espera é só buscar uma trilogia que já esteja completa! Eu gosto de ler histórias que se estendem por dois, três ou quatro livros, pois eles me permitem criar mais vinculos com o ambiente, as personagens e a história. Gosto dessa imersão! Mas ler muitas trilogias/séries em sequência é desgastante, realmente! Eu li apenas 2 livros de auto-ajuda, Lê e só gostei de um. 

8- Você tem algum hábito de leitura (estranho ou não, comum ou não)? Pode compartilhar conosco?

Joyce: Estipulo o tanto de páginas que vou ler num livro durante o dia, mas sempre acabo lendo a mais ou a menos do que planejei.

Leticia: Gosto de ler deitada em uma rede, na varanda da minha casa, sentindo a brisa no rosto e interrompendo a leitura, de vez em quando, para olhar a lua e as estrelas. Ah, que sensação boa!

Acho que minha mania maior é só parar de ler ao fechar um capítulo. Imaginem quando o livor é cheio de cliffhanger? Não largo por nada! :p

9- Alguma vez você já encontrou um personagem muito parecido (em ações, pensamentos, sentimentos, circunstancia ou fisco) com você?

Joyce: Não especificamente, nunca me identifiquei com nenhum personagem dos livros que li, mas sempre há um ou outro que tem manias, aparência física, pensamentos sobre algo que são semelhantes aos meus.

Leticia: A Belly de "O Verão que Mudou a Minha Vida". Em uma parte do livro, a personagem volta à casa de verão que ela vai todas as férias, e todo mundo se surpreende com o quanto ela cresceu. E isso sempre acontece comigo, quando volto à Paraíba (minha terra natal) nas férias. Sempre tem alguém que se surpreende com o quanto as pessoas mudam, física e mentalmente, em um ano.

Acho que até hoje a personagem que conhei que mais se assemelhou a mim em pensamentos, paixões e comportamentos foi a Laila de "Quantic Love", apesar de que eu sempre acho que teria atitudes melhores que a dela.



É isso aí, galera! Espero que tenham gostado de conhecer nossas novas integrantes. Demos as boas vindas à Joyce e Leticia!!! Muito em breve elas trarão novas postagens para vocês e assim iremos nos conhecendo melhor! 

22 comentários:

  1. Fico feliz em estar fazendo parte do ATLT, que possamos ir bem nas futuras postagens e espero que possamos alcançar suas expectativas Dany!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidaremos todas juntas dessa criança, Joy! Com muito amor!

      Excluir
  2. Dany, Leticia e Joyce! Sei que sou pra lá de suspeita para falar, mas ao mesmo tempo, sou uma das opiniões que mais devem ser levadas em conta, pois falo com conhecimento de causa. Com certeza vocês farão um trabalho maravilhoso de se apreciar, pois são movidas pelo mesmo incurável amor à literatura e vontade de compartilhá-lo com outros que também dele sobrevivem. Tenho muito orgulho de fazer parte de suas vidas, admiro a capacidade de leitura de cada uma e a forma como vocês agem para alimentar essa chama que a cada dia fica mais vigorosa. Por essa postagem já dá para perceber a perfeita química e que o sucesso sera mera consequência!
    Amei o papo leitura! Estou bem aqui na primeira fila...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zilma <3 O que dizer da senhora que sempre está do nosso lado, auxiliando e nos empenhando cada dia mais?! Sou muita grata a você pelo aprendizado adquirido, espero que um dia ainda posso retribuir de alguma forma o que fizestes e ainda faz por nós! Abraços!

      Excluir
  3. Dany,
    Saudades!

    Bom, se uma parte do ATLT tivesse sido passado para pessoas que eu não conhecia, certamente iria com medo, porém como sei da procedência dessas figuras, tenho certeza que o blog estará em boas mãos.
    Letícia e Joyce, sejam bem vindas a blogosfera literária. Espero que essa experiência traga muito crescimento pessoal e satisfação; Que blogar seja um prazer e que a leitura flua cada vez mais em vocês. Mãos a obra porque a blogosfera não pode parar.
    P.s.: Joyce, achei que só eu gostava dessa música da Zélia. Não tem como se esquecer de Capitu, a mulher dos olhos dissimulados :D

    Beijo, meninas.
    Sucesso, força e inspiração!

    Adriano
    GeraçãoLeitura.com :)

    Qualquer coisa, só me gritarem no inbox que eu estarei pronto para ajudar, se tiver online '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriano pelas palavras, gentileza sua!
      *Amo essa obra de Machado e quando ouço essa música me vem a cabeça todas as características de Capitu, a mulher de olhos de cigana obliqua e dissimulada *---*

      Excluir
  4. Também me sinto muito honrada por fazer parte desse blog. Tenho que agradecer a você, Dany, pelo voto de confiança que está dando a mim e a Joyce. Estou muito animada :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O esperírito é mesmo de animação, Lê! Força de vontade e amor que tudo sai da melhor forma possível! Bem vinda!

      Excluir
  5. É isso aí Dany, Joyce, e Leti ! Sei que será muito bom esse novo trabalho em equipe!!
    Gostei do Papo Leitura, falar de livros (que já lemos ou pretendemos ler) é realmente muito bom. É uma viagem sem comparação!!
    Estarei acompanhando, sempre que puder! juntamente com Zilma, na primeira fila!
    Desejo de coração, sucesso e tudo de bom a vocês! Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Ruth, desejo tudo em dobro para você também! Beijooos!

      Excluir
    2. Obrigada Ruth! Seja bem-vinda, visite-nos sempre que quiser! Abraços :)

      Excluir
    3. Oh! Rute, muito obrigada, pelos votos e pela visita! Espero que você nos visite mais vezes e goste do que fizermos aqui, é sempre com muito carinho!

      Excluir
  6. Olá, meninas!
    Fico muito feliz em saber que a equipe do blog está crescendo. É bom ter outras "cabeças pensantes" com novas ideias e opiniões diferentes sobre a literatura, né? Desejo a vocês um ótimo trabalho e sucesso com o blog!
    Beijão.
    Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Essas garotas são DE OURO! Estou felicíssima que elas tenham se juntado ao ATLT! Somos um time!!!

      Excluir
    2. Olá Ana! Muitíssimo obrigada!

      Excluir
  7. Sejam bem-vindas Letícia e Joyce. E parabéns pelas novas parceiras Dany.
    Foi muito legal conhecê-las um pouquinho, seus gostos literários, suas manias.
    Me identifiquei com a Joyce quando ela falou que não teria paciência para ler trilogias. Sou escritora e alguns leitores pedem para que meu livro tenha continuação, mas como não sou o tipo de leitora que curte sequências, acredito que também não seria legal para mim escrevê-las.

    Beijokas. Sucesso pra vcs meninas.

    http://neivameriele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neiva! Obrigada, elas são meninas incríveis. Quanto à questão das trilogias, eu acho que tem história que pelo grau de profundidade da história precisam ser desenvolvidas em dois ou três livros. Mas às vezes alguns autores realmente abusam e alguns editores tem muito interesse nisso e acabam influenciando alguns autores a fazer isso, sem necessidade. Então, há casos e casos. Eu, particularmente, gosto de uma trilogia quando vejo que a fragmentação teve fundamento. Gosto de passar mais tempo com a história e as personagens.

      Excluir
    2. Obrigada Neiva. Beijos!

      Excluir
  8. Adorei conhecer um pouco mais das meninas! Bem vindas Joyce e Letícia! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, bem vindas Joyce e Letícia!! Dany, adorei a entrevista com as meninas, é ótimo para conhece-las melhor e também tive ótimas dicas de livros. "Poliana" também foi um livro que me trouxe boas lembranças da infância, dá uma enorme nostalgia.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são super gente fina, não é mesmo Rafa? Obrigada pela visita!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!