Pages

14 de setembro de 2014

Resenha #21: Beta - Rachel Cohn

Olá leitores! Eu sou Leticia, uma das novas colunistas do ATLT. Estou muito feliz por estar participando desse Blog! Essa é a minha primeira postagem aqui, espero que gostem e comemorem comigo essa nova conquista \o/

Título/Título original: Beta/Beta

Autor: Rachel Cohn

Editora: iD

Ano de lançamento: 2014

Páginas: 288

Gênero: Distopia

Status: Livro em série
#1 Beta
#2 Emergent (EUA)

Skoob: Link


O livro “Beta” se passa em uma ilha paradisíaca, um lugar perfeito na qual todos gostariam de morar, mas apenas os mais ricos tem esse privilégio. Essa ilha, Demesne, se formou depois da Guerra das Águas. Ela foi arquitetada pelos homens mais ricos do mundo, incluindo Tariq Fortesquieu, pai de Tahir, um rapaz misterioso e atraente.
Elysia foi privilegiada com a oportunidade de morar nessa ilha, mas ela é um clone, e os clones foram criados para servir e não se divertir. Na verdade, os clones não se divertem, porque eles não têm sentimentos, já que não têm alma.

“Não nos falamos. O que haveria a dizer? O que...?”

Bem, pelo menos foi isso o que a Dra. Lusardi, responsável pela criação dos clones, incluindo a Beta, Elysia, disse a ela quando a garota emergiu aos 16 anos. Os humanos queriam clones perfeitos, para que fosse agradável conviver com eles. Mas, que tivessem características particulares, para que fossem identificados e diferenciados dos humanos, a classe superior. Por isso, todos os clones tem olhos da cor fúcsia, e uma tatuagem de flor-de-lis na têmpora direita. A têmpora esquerda é 
preenchida com uma tatuagem de acordo com a profissão que irá exercer.

Assim que sai da clínica, já com a habilidade da fala, um chip rastreador que monitora todos os passos dela e um chip com as informações necessárias para o convívio com os humanos, Elysia vai para uma loja que vende roupas e também clones, que ficam em exposição caso algum humano se interesse.  Na loja, ela conhece Becky, uma Beta adolescente assim como ela, mas que, diferente de Elysia, não é bonita. Enquanto Elysia tem um corpo bonito e proporcional, um porte de atleta, olhos cor de fúcsia, cabelo longo e loiro, pele ligeiramente bronzeada (um clone perfeito), a Becky é baixinha e gordinha, com a pele amarelada, os olhos vermelhos e os cabelos crespos.  
Mas Elysia não fica por muito tempo na loja. Uma mulher rica e elegante se interessa por ela, e logo a garota é vendida, e o papel dela será um pouco diferente. A Beta é comprada para “fazer parte da família” Bratton e substituir a sua filha Astrid que recentemente viajou para a Cidade de Bioma para estudar na universidade.  A mulher que a compra, a Mãe, é casada com o Governador, e eles tem mais dois filhos: Liesel, uma garotinha doce de 10 anos, e Ivan, um rapaz que logo se tornará seu amigo. Ou pelo menos é nisso que Elysia acredita. Na verdade, ela facilmente acredita em tudo o que lhe dizem, em todas as informações que são passadas a ela. 




Porém, com o tempo, Elysia percebe que é diferente dos outros clones. Ela começa a ter visões do homem por quem sua Matriz, Z, era apaixonada, isso definitivamente não deveria acontecer, ela não deveria ter memória. Outra coisa que a diferencia é que a Beta consegue sentir gosto. Sim, ela tem paladar. E ela sabe o que isso significa. Elysia é uma defeituosa.

“ - Você sabe que me pertence, Z”

Enquanto isso, ela se enturma ao grupo de amigos do seu ‘irmão’ Ivan. E, a partir daí, começa a perceber que Demesne não é tão perfeita assim. Os jovens de lá, inclusive Ivan, costumam se drogar, numa busca excessiva pela sensação de prazer e satisfação: a raxia (uma droga “criada” pela autora do livro). Entre os amigos de Ivan, Tahir, chama a atenção da Beta. Mas o garoto esconde um segredo. Aliás, todos naquela ilha aparentam esconder um segredo, inclusive Elysia.

“Eles tem algo a esconder. Eu tenho algo a esconder.”




 Então, essa foi a minha primeira experiência com uma distopia. Eu estava louca para ler um livro seguindo esse estilo, devido as grandes indicações que me foram dadas. O livro é bem introdutório, até a metade, quando as coisas começam a “pegar fogo”.  

Beta aborda temas bem chocantes, como o estupro e as drogas, como já havia citado. A história tem bastante romance, talvez até um pouco mais do que eu esperava em um livro desse gênero. Mas, não foi algo que me incomodou, já que romances são “a minha praia”.

A história é narrada em primeira pessoa, e foi como se eu estivesse sendo apresentada ao mundo junto com a protagonista, Elysia. Ponto positivo para a autora que, aliás, tem uma escrita bem agradável.

Quanto à revisão do livro, encontrei alguns erros de pontuação, mas nada que atrapalhe o entendimento. A estética do livro é bem bonita, mas bem feminina também. A capa lilás remete à cor do mar em Demesne. A flor-de-lis está sempre na abertura dos capítulos, isso me encantou muito.


O final desse livro é bem chocante. Para mim, foi como se tudo o que eu acreditava se revelasse uma mentira meu Deus, que drama. A história acaba em um cliffhanger, que me deixou em uma mistura de choque, surpresa, raiva e ansiedade. Agora, é só esperar o segundo livro da série. Choremos até lá.


Avaliação:

9 comentários:

  1. Leticia, como fico feliz em ver sua primeira postagem no blog de muitas que virão, é claro! Meus parabéns, amei a resenha, ficou excelente, já havia dito isso para você, mas é bom relembrar,rs.
    Fiquei e estou ansiosa para lê-lo, maldita hora que vc me disse sobre esse livro durante a aula kk
    Pois bem, muito sucesso garota, te admiro bastante! Abraçoooos criatura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joycinha! Que honra ver você por aqui. Leia Beta mesmo viu, não vai se arrepender.
      Obrigada pelos elogios, você sabe que penso o mesmo de você. Abraços, criatura.

      Excluir
  2. Letícia, me desculpe! Mas, não posso deixar de ser coruja! E tenho N's motivos para tal: orgulho por ver que você está fazendo algo que lhe dá prazer, ou seja, compartilhando o resultado de suas leituras ( sei o quanto você brilha e se entusiasma quando isso é possível), satisfação em saber que você soube fazer o seu melhor no LLM para ter merecido o crédito de aqui poder estar atuando como colunista, sentir curiosidade de ler este livro por conta da sua resenha instigante, observar o seu posicionamento critico em relação ao que você viu em Beta enquanto obra literária e, também, em relação à sua apresentação física, ver você usando do mini e precioso acervo LLM para disseminar a mensagem de Beta ( Bendito Adriano Gutemberg que por meio de suas parcerias a nós o proporcionou!). Enfim me orgulho em ver o quanto tem crescido o ser humano a quem ouso chamar de discípula e reafirmo minha satisfação é vê-los alçando voos sem limites!
    Parabéns e sucesso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilma, obrigada! Já disse isso e vou dizer de novo: você é uma das responsáveis por eu ter tido essa oportunidade de participar do ATLT. Fico muito feliz em ver que a minha paixão pela leitura transparece tanto assim. Obrigada por tudo, e continue sendo essa professora maravilhosa que é, trazendo mais pessoas para esse mundo incrível da leitura.

      Excluir
    2. Imagina, Letícia!
      Eu tive a sorte de lançar a semente em terreno fértil! Mesmo assim obrigada pelo carinho! Vou sim continuar na busca de outros terrenos como você. Pois encontrá-los não tem preço! Quem dera nos encontrássemos com mais frequência com seres especiais como os que nesta página se encontram!

      Excluir
  3. Letícia,
    Começou as publicações com o pé direito hein? Fico feliz em saber que tenha lido o livro e tenha gostado!
    BETA é o livro que me surpreendeu da primeira até a última página. A autora conseguiu me deixar deslumbrado e perturbado com o desenrolar da trama.
    Ainda nem publiquei minha resenha e confesso que amei a sua. Parabéns e continue sempre assim (:

    Beijos
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, me senti do mesmo jeito que você! Esse livro me prendeu e me surpreendeu de uma maneira muito boa. Estou ansiosa pelo 2º livro!
      Ah, deixa eu te agradecer novamente por ter colaborado, junto com as editoras, para o nosso acervo do LLM! Estamos muito empolgados com os livros :) Beijos

      Excluir
  4. Letícia! Seja bem vida! Beta foi um dos lançamentos desse ano que mais me chamou a atenção! Primeiro o Adriano, agora você com opiniões tão promissoras! Quero muito ler! Parabéns pelo excelente texto e obrigada pelo carinho e dedicação!

    ResponderExcluir
  5. Leticia, menina, que livro é esse!? Adorei conhecê-lo. Nada sabia sobre ele e, agora, quero-o como se já estivesse na minha meta de leitura há meses, haha.
    Gostei do enredo trazer um clone como protagonista. Lembra-me um pouco de O Homem Bicentenário, sabe? Parabéns pela linda resenha! Já adicionei o livro aos meus desejados.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!