Pages

7 de setembro de 2014

(Book Tour) Resenha #20: Golfinhos e Tubarões, o Outro Mundo - Tais Cortez

Oi amigos! Quanto tempo, não é mesmo? Como vocês estão indo? Comigo as coisas tem corrido muito bem, uma correria atrás da outra na faculdade, aprendendo a me virar na capital, com saudade de casa e de quebra fazendo algumas calourices. :D Mas estou feliz! Espero que vocês também estejam.

Hoje, eu venho trazer para vocês a resenha de "Golfinhos e Tubarões, o Outro Mundo" (GET) da Tais Cortez. O livro que eu apresentei brevemente no vídeo do Book Haul que eu recebi faz parte do 7º Book Tour que a Tais está promovendo e que foi o primeiro Book Tour a ser efetivado aqui no blog. Eu conheci GET através de outros amigos blogueiros que também o haviam lido em Book Tours e fiquei muito animada para conhecer essa história, fiquei muito feliz quando a Tais aceitou o ATLT para essa edição da turnê!


Título/Título original: Golfinhos e Tubarões: o Outro Mundo
Autor: Tais Cortez
Editora: Chiado Editora
Gênero: Fantasia
Ano de lançamento: 2013
Status: Livro único
Páginas: 419
Skoob: Link
Onde encontrar: Saraiva




Em "Golfinhos e Tubarões" iremos conhecer Victoria, uma jovem de 18 anos que passou por umas transformações nada comuns na sua adolescência e desde então sua vida não tem sido fácil. Vic foi adotada aos 5 anos por uma casal de empresários da alta sociedade, que optaram por não ter filhos para não comprometer o trabalho, mas necessitavam de uma "família de aparências". Ela teve de tudo: boa educação, boas atividades, tudo da melhor qualidade, mas nunca se sentiu completamente integrada e não possuía uma relação muito afetiva com seus pais, Ana e Greg.

Quando Vic completou 15 anos ela sentiu mudanças fortes em seu corpo: sua força, seus sentidos, sua agilidade. Não bastasse isso algumas mudanças físicas ocorreram, não tão bizarras, mas com um alto grau de "inexplicabilidade". E ela percebeu que as pessoas a sua volta a repeliam mais do antes. A gota final foi em uma noite em que ela perdeu o controle sobre algo que não tinha consciência, destruindo a sala da sua casa e "pendurando" seus pais desacordados em uma parede. Vic estava decidida a fugir, até receber duas visitas especiais.

"Nós não sabemos por que existem tubarões e golfinhos, se já existem peixes. Não é uma questão de entender por que existimos, mas de saber existir sendo o que somos".


Vic então, é levada por Vitor e Lisa para Aprendum, um castelo-escola em uma "dimensão" limiar ao convívio humano, onde as pessoas com habilidades especiais como Vic pertencem. Eles vivem como em uma comunidade regida por valores, e nesse Castelo os jovens descobrem e desenvolvem suas habilidades. Quem aí gosta de X-men? Vai curtir esse livro! Uma pessoa geralmente consegue desenvolver apenas uma habilidade em um dos 5 campos, mesmo que ela tem potencial para mais de uma, é preciso dedicar toda a sua vida a aprimorar sua habilidade e buscar descobrir outras. Uma coisa que eu achei legal mas não tão lógico é que você pode ser filho de pais completamente humanos e ainda assim pertencer ao Outro Mundo.

Os 5 campos de habilidades são: Força, Sentidos, Premonições, Mente e Elemental. As disciplinas de Aprendum estão relacionadas a esses campos e todos os alunos devem frequentar todas as aulas para explorar e descobria sua(s) habilidade(s). Sim! É tudo muito deslumbrante Sim! Lembra Hogwarts de alguma forma, mas Victória não pensa em ficar por lá. Tudo o que ela sabe é que ela tem algo que precisa aprender a controlar e que isso é devido a sua ligação com os pais biológicos. Ela aceita a ir para Aprendum por 3 motivos: controlar suas habilidades, descobrir mais sobre seus pais que parecem ser bem famosos e desvendar que é o lindo e intrigante rapaz que ela viu em uma "visão". Feito isso, ela planeja voltar para a "vida humana". Tá bom...

Evidentemente, a vida de Vic muda por completo a partir do momento em que ela chega a Aprendum, ela irá fazer amigos, pessoas que a entendem e a admiram. Compreenderá que fazer parte do Outro Mundo vai além de conhecer e dominar suas habilidades. Irá viver uma ciranda de pedra com o jovem Alex, um meio-vampiro por quem ela parece ter uma atração inevitável e vital mesmo que letal. E desvendará mistérios sombrios e dolorosos  sobre o seu passado que podem mudá-la completamente. "Complexo"!

 " As coisas são simples quando se define aquilo que se quer. E eu o queria. Com todo o meu ser, eu o queria ".

Foi uma leitura extremamente prazerosa! O livro é narrado em primeira pessoa pela Vic e a escrita da Taís proporciona uma narrativa intensa, sensível e muito imersiva. Em alguns momentos eu achei que os fatos eram repetidos demais (como lembretes/flashbacks) e isso deixou o livro um pouco mais denso do que o necessário, mas nada que atrapalhe a dinâmica de leitura. Outra coisa que me incomodou um pouco foi o romantismo ferrenho com que a Vic enxergava o Alex às vezes, eu preferia as passagens em que ela não o idealizava tanto. Mas a linguagem geral, as metáforas, as descrições, os diálogos são deliciosos! 

Foto: Eduarda Cardoso, blog Amo Livros
Gostei muito das personagens, muito bem construídas, personalidades bem marcadas e as relações entre elas foram bem desenvolvidas. Penélope, Ana, Verônica e Vitória são o tipo de "quarteto" que me lembrou a mim e minhas amigas, então eu fiquei feliz em me identificar nessa relação. Além de que os outros amigos e colegas de Victória também eram divertidíssimos ou nem tanto. Acho que não tem como não se sentir acolhido pelo carinho de Lisa e até mesmo a rigidez de Vitor é aconchegante. Hugo foi o professor que me deixou um pouco sismada às vezes. 

Toda a evolução da história e das personagens foi bem elaborada, a forma como as pontas se amarram ao final me pareceu bastante satisfatório. Encontrei pouquíssimos erros de revisão nessa edição, mas achei o material de impressão e encapamento um tanto frágeis. No mais, a diagramação é simples e extremamente confortável para leitura, que agregada à agilidade narrativa faz a leitura fluir muito bem. Realmente gostei da história, do mundo e da narrativa de Tais! Acho muito válido a recomendação dessa leitura para quem curti fantasia, romance, mistério, aventura... tem um pouquinho de tudo! Nacional RECOMENDADÍSSIMO! 

Agradeço a Tais pela oportunidade de participar do Book Tour, e desejo que os próximos leitores desse livro se divirtam e sejam afetados por ele tanto quanto eu fui, que seja uma leitura deleitosa! Tais, quero ler mais coisas escritas por você, por favor!!! <3

Avaliação:

14 comentários:

  1. Dani, ADOREI a sua resenha!
    E achei especialmente interessante vc ter se identificado com o "quarteto" e ter sismado com o Hugo (pq ele realmente causará problemas na continuação!!! rsss)
    Agradeço o carinho com que escreveu sua resenha, pois foi realmente perceptível o quanto gostou e foi envolvida pela história!
    Bjsss
    e sucesso ao blog :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre me alegro em ver que mais um leitor foi conquistado pelo talento da Tais Cortez! Essa mulher é tudo de bom! (rs) Eu adicionei Golfinhos e Tubarões entre os meus favoritos justamente porque me diverti, me emocionei e me envolvi lendo. A narrativa da Tais nos faz ingressar na história, não é? (rs) Adorei saber que curtiu o contexto também! O romance entre a Vic e o Alex é tão lindoooo! <333 Aliás, esse lance dos olhos dele mudarem de cor foi o melhor! Deu um "quê" sobrenatural para ele, não é? (rs)
    Adorei sua resenha, flor!

    Beijos =*

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran,
      Vc eh uma das minhas mais queridas parceiras!
      Mto obrigada pelo apoio e carinho q tem por mim e meus livros!
      Sinto-me abençoada e honrada por conquistar a admiração de uma leitora e blogueira como vc <3
      Bjsss

      Excluir
  3. Oi Dany!!!
    Adorei a resenha. Fiquei super interessada pelo livro, apesar de estar acostumada a ler fantasia, achei bem diferente de tudo que já li.
    Eu não conhecia o trabalho da autora, e fiquei muito curiosa em conhecer.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi dani,
    sua resenha foi excelente e apaixonada, e não deixou de colocar os pontos que poderiam ter sido melhores mesmo assim. Não conhecia o livro e agora fiquei muito curioso. tipo de livro que eu gosto de ler e me perco. Novos ares tem esse poder, foi boa essa primeira visita.
    bjs.

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Dani adorei e ainda tem fantasia, vampiro e uma leve pitada de romance , já entrará para minha lista de leitura . A protagonista cheia de poderes esse livro promete . beijos lindona

    Joyce

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, li o livro a um tempinho e amei,tenho maior ciúmes do meu bebe,kkkkk.
    A sua resenha ficou ótima,adorei,falou muito bem,e expressou sua opinião sem manchar o livro,parabéns.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha q fofa vc com ciúmes do seu bb, Simeia!
      Adoro ver o carinho q tem pelo livro!
      Muito obrigada <3

      Excluir
  7. Oie!
    Eu adoro livros de fantasia, com vampiros, romance, magia, qualquer coisa assim, que alimente a mente de uma pessoa que ta sempre viajando na maionese. Gostei da sua resenha, é curtinha, mas com detalhes! Gostei do título, é diferente e da capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Dany, tudo bem?
    GET foi um livro que me surpreendeu e me agradou do início ao fim! A escrita da Tais é leve, envolvente e muito madura. Fico muito feliz quando vejo que tantas pessoas estão adquirindo um carinho especial por sua obra (ela merece!). A história criada, apesar de ser um pouco clichê, é daquelas que nos fazem sentir todo tipo de sensações :')


    Mil beijos e uma maravilhosa semana,
    Cássia :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia!
      Fico feliz q tb tenha gostado da história!
      E obrigada pelos elogios a minha escrita ;)

      Excluir
  9. Oi Dany!
    Espero conseguir logo ler essa obra, eu já li resenhas lindas, assim como a sua, que me deixaram louca. Gosto mesmo de livros assim, bem construídos, bem amarrados, que são ricos com sua linguagem, seus personagens, sua história!
    Parabéns pela sua resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Daniela, tudo bem?

    Que bacana a iniciativa da autora de realizar o BT. Eu acabei deixando de lado os que tinha aberto inscrições. Percebi que com o valor não tão alto, o público anda adquirindo-os. Bacana também da parte deles incentivarem o produto nacional.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Estou esperando minha vez no book tour para conhecer esse mundo que a Thais criou e que arrecada tantos comentários positivos, sem contar que a autora é um amor de pessoa.
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!