Pages

30 de junho de 2014

Especial #16: Maratona Literária #EuSouDoidera II Edição e mais!

Oi gente, eu sumi no fim de semana, mas estou viva e por aqui ainda, viu! Como vocês passaram esses dias? Espero que esteja tudo OK!

Bom, há algumas semanas rolou uma maratona de leitura #EuSouDoidera e ela deu o que falar, um grande sucesso! Empolgados com a ideia, os blogs Carneirismo e Fluffy organizaram um segunda edição da maratona para acontecer de 1º a 15 de Julho.

Isso mesmo, começa amanhã!

Eu fiquei com muita vontade de participar... But, eu estou com duas leituras correntes ("Partials" e "O Mago de Camelot") que ainda não finalizei, mesmo tendo me esforçado muito nesse fim de semana. Fiquei ponderando se eu participaria ou não... Vai ser apertado. 

Então decidi arriscar. 

Vou explicar as regras e a situação para vocês, aí me dizem se eu sou louca ou não! [risos]



É uma maratona para as "férias" que diminuirá um pouco os livros da pilha de "não lidos" a.k.a. TBR, bem longa no meu caso. As regras são simples: 5 livros em 15 dias, das 00h de 01/07 às 23h59 de 15/07. Bom, pra mim vai ser um grande desafio, mas acho que a "pressão" pode me ajudar ou atrapalharNunca fiz isso e temo que não vou dar conta, mas não custa nada tentar não? Uma regra a mais, além das resenhas, é que ao fim de cada leitura, deve-se escolher uma música para cada livro

Agora entram os meu "desafios extras" que consistem em 2 motivos:

1) Antes de iniciar amanhã as leituras da II Edição da #EuSouDoidera preciso finalizar os dois livros que estou lendo, e eles estão tão bons que não quero apressar a leitura. Então eu vou tentar associar 3 livros. EU SOU DOIDERAAAA! Vou rir de mim mesma se isso não der certo, já me prometi! 

2) Os canais literários no Youtube são conhecidos como "Booktubes" numa linguagem "universal". 
Bom, a Ariel do canal "Ariel Bissett" e a Raeleen do canal "Padfootsandprodgs07", ambas norte americanas, organizam desde o ano passado uma maratona literária (readathon) para quem possui e/ou acompanha canais literários no youtube, ela se chama "BookTube-A-Thon". É uma maratona internacional com desafios de leitura e em vídeo, corridas de leitura no Twitter e algumas promoções. Ela irá acontecer de 14 a 20 de Julho e eu estou muito animada! Então...

A) Isso mesmo, ela inicia perto do final da #EuSouDoidera. 
B) Sim, eu quero participar!

Expostos esses aspectos, que tal conhecer meus planos de leitura para II Edição da Maratona Literária #EuSouDoidera? Além disso, querem saber um pouquinho mais da BookTube-A-Thone? Eu vou contar!

Para a minha participação na #EuSouDoidera (5 livros em 15 dias), minhas escolhas foram:

+ Marina - Carlos Ruiz Zafón
+ A Última Nota - Lu Piras e Felipe Colbert
+ Legend - Marie Lu
+ Amazônia: Arquivo das Almas - Paul Fabien
+ Insurgente - Veronica Roth


Esses cinco livros, mais os outros dois que eu ainda preciso finalizar (Partials e O mago de Camelot) e espero fazê-lo nesse período, totalizam algo em torno de 1800 páginas em 15 dias, cerca de 120 páginas por dia. Acho que consigo. Acho. Afinal, nessa situação, preciso ser otimista! E eu sou muito competitiva, mesmo que não haja ninguém para competir...

Então, aproveitando o sangue quente e a adrenalina, antes mesmo de sair de uma, mesmo não tendo completado todas as 5 leituras desse desafio, eu vou cair de paraquedas na próxima maratona! Vamos entender melhor a BookTube-A-Thon.


Então, ela irá acontecer das 00h do dia 14 de Julho às 23h59 do dia 20 de Julho. Como é uma maratona proposta por e para Booktubers, tem-se como objetivo a produção de vídeos para os canais literários. Acho que vocês sabem que o blog possui um canal, já postei algumas TAGs e resenhei para ele, chama-se "Canal Mil Vidas", e eu pretendo atualizar os progressos da BookTube-A-Thon por ele.

Provavelmente eu devo fazer vídeos diários ou a cada dois dias para dizer o que e quanto eu li, como foi meu desempenho nas outras atividades da maratona e como vai a experiência de participação. Então, fiquem ligados no canal para verem as atualizações, inscrevam-se! Ah, como o idioma de origem da maratona é o inglês, os vídeos serão legendados em inglês, para que outros participantes possam acompanhá-lo. Mais trabalho para mim! \o/ Okay...

Bom, além do fato de ter participação internacional, o que me animou com essa maratona é que ela não impõe uma quantidade de livros a serem lidos. Sim, a intensão é ler o máximo possível nos 7 dias, mas a forma de estimulo são os desafios a serem cumpridos!

A Ariel e a Raeleen ainda não divulgaram quais serão os desafios da edição desse ano, mas provavelmente devem ser algo semelhante aos do ano passado, que foram sete oito desafios. Eu vou falar para vocês quais foram, para que tenham uma noção de como funciona, e caso continuem os mesmos, como eu irei cumpri-los. Beleza? Vamos lá!

Desafio 1: Terminar uma série;
Desafio 2: Ler um livro com mais de 500 páginas;
Desafio 3: Ler um clássico;
Desafio 4: Ler um audiolivro;
Desafio 5: Ler um livro que está na sua estante há uma eternidade;
Desafio 6: Reler um livro;
Desafio 7: Ler 300 páginas por dia Já sei que esse não vai rolar! 2100 págianas no total? Ôh louco! Mas não custa tentar, o que vale é a determinação.
Desafio extra/8: Combinar o máximo de desafios possíveis!

Eu achei bacana, e vocês? Não é obrigatório cumprir os desafios, você pode ler como e o que quiser, mas é sempre mais legal quado você se põe a prova, concordam? Bom, se os termos não sofrerem alterações eu vou fazer da seguinte forma:

+ Convergente - Verõnica Roth: cumpro os desafios 1 e 2, considerando que tenha lido e finalizado "Insurgente" na #EuSouDoidera. Senão, "Insurgente" entra para essa lista, junto com "Convergente".
+ O Corcunda de Notre Dame - Victor Hugo: cumpro os desafios 3 e 5
+ O Pequeno Príncipe - A. S. Exupéry: cumpro os desafios 4 e 6, e ainda marco um bônus no desafio 3!


Se eu consegui ler esses já fico satisfeita, mas como o objetivo é ler bastante e eu vou fazer um esforço para cumprir o desafio 7, eu separei alguns títulos que eu possa ler até as 23h59 do dia 20 de Julho, são eles:

+ Fragmentos - Dan Wells (e-book)
+ Prodigy - Marie Lu
+ Champion - Marie Lu (e-book/inglês)
+ Perdida - Carina Rissi
+ Belo Desastre - Jamie McGuire

Eu sei, eu to sonhando! Certamente sim. Mas o que importa é que eu quero me divertir, mesmo que eu não cumpra nem metade do que propõe as duas maratonas, só de pensar que tem um monte de pessoas, até mesmo de outros países, nessa corrida comigo já me dá bastante fôlego e, apesar de aterrorizada, eu estou muito animada! Uhuuuu!

Quanto às resenhas, dificilmente eu vou conseguir postá-las durante as maratonas, mas elas serão feitas. As leitura correspondentes à BookTube-A-Thon devem ganhar edições em vídeo, com alguns comentários, além do que vou falar sobre elas nos vídeos de atualizações. Não! O blog não será abandonado. Eu vou tentar fazer um "Diário de maratonista literário" para vocês. Okay?

#EuSouDoideeeeeera e quero aproveitar para ler, enquanto a faculdade não me empata! <3

Espero que me acompanhem nesses 20 dias e, claro, sintam-se convidados a participar também! 


É isso aí! Não vou passar da Cornucópia...

11 comentários:

  1. ADOREI ESTE BLOG, LINDO PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Olá, iria participar dessa maratona, mas surgiu outra (#EuLeioNacionais) e eu não conseguiria participar das duas. Boa Sorte pra gente.
    Beijos, amei tudo aqui.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dany!!
    Sou obrigada a dizer que ri muito com esse post pois eu tb prometo para mim mesma mil desafios e fico achando que não vou cumpri-los... aí enlouqueço, me divirto e cumpro! hahahaha...
    Adorei as leituras escolhidas.
    Boa sorte!
    Beijo.
    Ana Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia de um desafio de leitura. Pessoalmente, eu leio muito lentamente, mas acho que com um incentivo desses vou conseguir fazer um esforço maior pra conseguir ler mais rápido. Vou participar da maratona #EuSouDoideira. Embora ainda não tenha decidido todos os livros que vou ler nesses dias, vou começar por O Fantasma da Ópera (um clássico maravilhoso que sempre que vejo na minha prateleira me faz perguntar por que ainda não o li). Mesmo que eu não consiga ler cinco livros num espaço de tempo tão curto (costumo demorar semanas pra ler um único livro) pretendo me divertir tentando. A maior vitória de todas é sentir-se bem.
    A propósito, conheci o blog hoje e já o adorei. Mal vejo a hora de ser colega de uma pessoa tão sensível, intelectual e amante de livros quanto você, Dany.

    ResponderExcluir
  5. Oiew, eu acho que nunca irei conseguir participar de uma maratona Y.Y Adorei os livros escolhidos para a maratona Eu sou doideira :D Vontade de ler alguns :D
    boa sorte! bjs
    http://www.horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hehehhhe desejo muita sorte na maratona.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dany, tudo bom?!

    Boa sorte para nós nessa maratona!! Somos MUITO doideiras! HAHAHAHAHAH
    Adorei as escolhas, espero que consiga ler todos e cumprir todos os seus desafios!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá =)

    Você é mais doideira, participando de dois desafios consecutivos hehe.
    Boa sorte, espero que consiga e se divirta muito.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Dany, nossa, você é realmenteee muito doideira!! Mas é isso aí, o importante é ler, e boa sorte!!

    Estou participando do Desafio Literário #EuLeioNacionais, e tenho quase certeza que não vou conseguir ler os 10, sou meio lerda lendo, e sempre paro para fazer outra coisas, e provavelmente minha faculdade vai acabar a greve e terei menos tempo para ler... mas não importo, gosto de participar e ainda diminuir os livros da minha estante. Ultimamente não tenho lido muito dos meus livros.

    Dos livros que você leu, eu já li Insurgente e Convergente. Gostei muito de Insurgente, mas não gostei de como a trilogia foi terminada em Convergente, mas enfim, cada um tem sua opinião. A Última Nota virou um dos meus livros preferidos e eu adoro ele. Quero muito ler Amazônia, achei esse livro super diferente, então aguardarei a resenha.

    Beijinhos e boa sorte!!

    Rafa,
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Que a sorte esteja a seu favor, porque você vai precisar hehe. Adorei as maratonas, mas eu não participaria. Estou enrolando para terminar minha atual leitura porque não quero que acabe rs.
    Boa sorte ;)
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!