Pages

14 de março de 2014

Alma Musical#2: Músicas inspiradas em livros


Faz um tempinho que estou querendo fazer uma postagem na sessão do "Alma Musical" e venho considerando muitas possibilidades, mas nunca me decido sobre que artista apresentar ou sobre que tema tratar. É como se as idéias viessem e desaparecessem como fumaça no meio do caminho, inconclusas. Até que hoje, quando eu estava dando uma navegadinha no You Tube, deparei com essa composição original inspirada na trilogia Jogos Vorazes.

E era uma música com uma poesia tão liiinda! E quando eu entrei no canal da moça, haviam outras quatro músicas inspiradas em outros livros bem conhecidos. Mas sabe o que é mais lindo? Independentemente de você ter lido os livros, as canções são incríveis! Não pensei duas vezes antes de trazê-las para vocês. Elas e algumas coisinhas a mais.

Eu gosto muito dessas músicas inspiradas em livros, existem muitos músicos famosos que já produziram canções assim, canções incríveis. Entretanto eu gosto mesmo é de encontrar composições de "anônimos" e para isso o You Tube é um excelente lugar. A maioria, na verdade, tem inspiração em livros atuais e são músicas em inglês. Isso é um fato curioso - elas serem em inglês - porque eu já procurei e não encontro canções desse tipo em português, espanhol ou francês... nada. Então, caso vocês conheçam me contem!

Vamos às músicas! Eu vou postar o vídeo com a letra da canção e vou postar a tradução da letra, Okay?


A primeira, e desencadeadora disso tudo, chama-se This Goodbye e é uma composição da Beth Crowley a talentosa e fofa jovem do canal que mencionei acima. É uma canção inspirada na trilogia de Jogos Vorazes com uma carga sentimental mais similar à protagonista, Katniss, no livro "A Esperança".



Eu conheço muitas músicas que foram inspiradas na trilogia, algumas são gravações da músicas dos livros outras são músicas temáticas. Algumas que vocês precisam ouvir:

Girl On Fire - Arshed
Stay With me Always - Bishon Prushankin
Arrows and Pearls
The Hanging Tree - Adriana Figuero
Never Let me Go - Santiago Laserna & Chelo Navia
The Hunger - Lucinda Holdsworth
Still Standing - Luke Johnson & Ruth Burgess

Também como composição da Beth Crowley, Warrior, inspirada em O Instrumentos Mortais. Ela foi enviada para a diretoria de arte de Cidade das Cinzas e está sendo avaliada para possivelmente ser adicionada à trilha sonora do filme! Bom, como as gravações ainda nem começaram e o futuro da franquia é meio duvidoso, nunca se sabe, mas seria uma música ideal para a trilha sonora, sem dúvidas.



Vocês devem saber que quando uma busca começa pelo You Tube ela não para mais, como um efeito dominó. Portanto, aqui vão mais algumas sugestões de músicas inspiradas em Os Instrumentos Mortais:

How It Ends - Beth Crowley
Hold On - Jacey G
Cities - Sarita Bhukal
Clary's Lament/Chasing Jace - Kim Boyko
In The Shadows Tonight - Magan and Liz

Continuando, a Beth parece ser uma grande fã da Cassandra Clare, porque além de compor duas músicas para TMI ela também uma para As Peças Infernais. E eu ainda não li nenhum dos livros dessa trilogia, mas essa foi a minha canção favorita. A música se chama Skin and Bones e eu não faço ideia de como ela se encaixa na história realmente, mas ela tem uma urgência e uma devoção tão grande... que eu estou apaixonada por ela.



Mais uma vez, haviam algumas composições inspiradas na trilogia de Cassandra Clare, mas apenas uma chamou mesmo a minha atenção e talvez vocês queiram conferir: Fire and Ice - Olivia Bray

Eu fiquei realmente admirada com as composições da Beth, a próxima se chama Pretend It's Home e foi inspirada em Divergente.



Eu ainda não li Divergente, mas ele está na minha Meta e pretendo lê-lo antes do lançamento do filme, mesmo achando que nao será possível assistir ao filme na "estreia". Ainda assim acho que os fãs/compositores da trilogia Divergente têm bastante talento, na verdade, porque eu fiz uma busca nada longa e aqui estão alguns resultados incríveis, independente de ter lido os livros:

Dehydrated - Arkane
Dauntless - Chloe Bray
Divergent - Laura Wells

A última composição inspirada em livros, até o momento, que a Beth produziu foi My Good Days baseado em "A Culpa é das Estrelas" do John Green. Imaginam a minha reação ouvindo essa música? Parecia que eu estava lendo os últimos capítulos do livro, e relembrando a história do início. Enfim, ouçam:



Eu já conhecia algumas outras músicas inspiradas em "A Culpa é das Estrelas" e busquei mais algumas, espero que apreciem, porque algumas têm uma performance muito, muito legal:

TFiOS - Bloom
Our Infinity - Kiera Jo
The Fault in Our Stars - Troye Sivan
The Fault in Our Stars - Kaysy Conumbrum
It Happens Slowly - The Jolly Nerd
For Hazel and Augustus - Camila

Eu conheci essas músicas inspiradas em livros através da banda de rock Mitch Hansen Band, que compunha músicas baseadas na Saga Crepúsculo e eles até gravaram um album inteiro com as composições. As músicas são incríveis e enérgicas. Amo! Podem conferir algumas aqui. Vou deixar a minha preferida para que vocês tenham uma amostrinha. ;) Está é Number 3:


Além dessas ficam mais algumas sugestões para vocês a seguir. Espero que tenham gostado da postagem!

Shater, unravel, ignite me - Kim Boyko Inspirada na trilogia Estilhaça-me da Tahereh Mafi
Lion - Rebeca St. James Inspirada em As Crônicas de Nárnia de C.S.Lewis
Stardust - Kaysy Conundrum Inspirada em O Mistério da Estrelas de Neil Gaiman
After all this time - Eliiot Lee Inspirada na Série Harry Potter de J.K. Rowling
Hush, hush - Claudia Tripp  Inspirada na Saga Hush, hush da Becca Fitzpatrick
The Ending Begins - Sarita Bhukal Inspirada da Série The Maze Runner de James Dashner
Wizard love - Tessa Violet Inspirada na Série Harry Potter de J.K. Rowling

Um comentário:

  1. Realmente, lindas letras que sempre trarão boas recordações aos que leram/ão essas histórias. A música carrega essa magia de reavivar em nós: momentos, pessoas, histórias...Muito feliz esse seu post, Dany.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!