Pages

31 de março de 2014

No Divã #4: Livros novos, mas... e a fila de livros não lidos?

Oooolá! Estamos de volta com o No Divã para tratar de um assunto delicado para nós, leitores: comprar livros, mesmo com uma pilha de leitura à sua espera. 

Quer dizer, a todo momento zilhões de novas histórias são ofertadas e existe uma satisfação inexplicável que só é atingida quando temos a possibilidade de lê-las. Para isso, precisamos dos livros. Então nós compramos/ pedimos/ganhamos, sempre que surge a oportunidade ou nós criamos a oportunidade, e vamos um a um dois a dois, dez a dez, adicionando-os a nossa fila de histórias e mundos a serem visitados. Quando nos damos conta...


Quando a situação começa a assustar, nós damos uma amortecida e... compramos menos. Mas, é evidente que nunca perdemos a oportunidade de ver as novidades. Ora essa, para que? Compras futuras! Então recorremos a todo tipo de recurso: estante do Skoob, estante do Orelha de Livros, lista de arquivos no Word, lista à mão no bloquinho de notas. Vocês sabem, singelas listas...

Substitua "feels" por "wished books" que ficará perfeito. ;)
Mas não resistimos em comprar livros... é TOR-TU-RAN-TE ver o livro que você quer em uma livraria, uma banca, uma promoção e não poder comprá-lo! A sensação absurda é de que você nunca terá outra oportunidade de conhecer aquela história! Então você sente um pânico mudo e, se for forte o bastante, se agarra à esperança de que o futuro não pode ser tão cruel. 

Você "triunfa" e não passa cartão nenhum, nem gera boletos... Você sobreviveu! Mas sabe o que é mais apavorante curioso ainda? Parece que todos os livros que estão esperando por você não são tão chamativos quanto àqueles que você ainda não tem, mesmo que, logicamente, você saiba que isso possa não ser não é  verdade. 

É claro, ás vezes não é somente o fato de já ter muitos livros não lidos, há também a assombrosa questão do tempo! Ah quem dera pudéssemos alongar o dia em algumas horas para sempre termos o sagrado momento de leitura e cumprir todas as obrigações cotidianas. Mais uma razão para pensar uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias antes de comprar mais livros.


Ainda assim, quando a leitura é uma paixão, ela realmente É! Isso implica: ser avassaladora, torturante, imediatista, pouco racional, esperançosa, regojizante, construtiva... Passo a passo vamos nos educando e amadurecendo... transformando a paixão em uma amor sólido e duradouro, otimista quanto ao futuro. :) Aconteça o que acontecer, há coisas que nós leitores concordamos, mesmo sem dizer, em nosso íntimo, como:

Ufa! Desabafei... sério mesmo. E acho que muita gente vai concordar pelo menos com a maior parte do que escrevi. Então, eu quero saber o que vocês pensam: se concordam, com o que concordam, de que discordam, como se sentem... Enfim, quando o assunto é Livros para ler X Novos livros.

14 comentários:

  1. Oi, Dany!

    Esse é um fato que assombra muitos leitores, acredito. Eu, particularmente, tenho muitos livros ainda não lidos aqui. Esse ano, até o momento, não comprei nenhum livro. Pretendo ler alguns que tenho aqui faz um tempo antes de adquirir outros. Acho que consigo ser (um pouco) controlada nesse quesito. Ou estou me tornando uma pessoa mais controlada, rs.

    Eu não vejo problema em comprar livros mesmo que ainda se tenha muitos pra ler. Desde que isso não atrapalhe as finanças da pessoa, sabe? Por exemplo, deixar de pagar alguma conta ou comprar outras coisas essenciais para comprar um livro que, nem se sabe quando lerá, aí já é mais delicado. Agora, se a pessoa tem um 'dinheirinho extra' e quer comprar mais um livro, não vejo problema.

    Achei válido o post e os pontos que levantou.

    Beijos, boas leituras!
    Amanda,
    Lendo & Comentando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amandaaa!

      Que prazer você por aqui. Uma grande honra, viu? O Lendo e Comentando foi um dos primeiros blogs que comecei a acompanhar!

      Você disse algo muito importante, realmente não há erro em investir em um ou dois livros periodicamente, desde que isso não prejudique outras despesas.

      Muito obrigada pela visita! *-*

      Excluir
  2. Oie, Dany!

    Deixa eu te falar: eu estou de 'dieta literária'. Tenho uma meta de ficar até julho sem comprar um livro. Mas isso não significa que eu não possa ganhar (seja de promoção, de presente, de parceria, qualquer coisa)! Mesmo sem comprar nada, eu não li um livro que estava parado na estante desde o ano passado, acredita?! Só li livros novos que eu ganhei esse ano!

    Nossa, mas resistir à essas promoções é terrível! Eu estou evitando entrar no submarino... E só namoro os livros da livraria hahah

    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh, faz sentido. Ir a uma livraria é divertido e confortante e a sensação é melhor ainda quando um pacotinho te acompanha para fora da loja, mas isso só até você perceber que gastou mais do que podia ter gasto e outra situação. É algo que acaba podando a gente.
      Eu tenho estado assim mais ou menos também. Só tenho comprado livros para sorteios no blog, para dar de presente ou coisa do gênero. Quer dizer, só a coleção do Harry Potter -que ganhei de presente na verdade- mas foi porque estava numa promoção COLOSSAL que não acontece com muita frequência, e o Codex dos Caçadores de Sombras - esse fui eu que comprei - porque eu fico muito curiosa com as criação da Cassandra, então vou me orientando enquanto leio a série dela (que está na minha Meta). Ademais, só mesmo os livros de parceria, mas estou conseguindo desencalhar os livros dos anos anteriores.

      Excluir
  3. Oie !!!

    Me identifiquei logo de cara , tipo , acabou de acontecer isso comigo , é claro que eu não tenho tantos livros assim , mas tem 3 me esperando na estante e ainda assim eu não resisti "A Escolha" o terceiro livro da trilogia da Kiera Cass . Mas fazer o que né ?! :)

    http://simples-garotaa.blogspot.com.br/2014/04/da-licenca-que-eu-to-chegando.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o que você quis dizer. Tem 5 livros que eu estou enlouquecendo com o lançamento: Convergente (que já lançou e eu vou acabar comprando, mas só depois que ler Insurgente); A Escolha e Contos de A Seleção (que eu vou necessitar loucamente como você porque... né? Mas pretendo comprá-los juntos); Cidade do Fogo Celestial (porque eu amo demais o mundo dos caçadores de sombras, só que assim como Convergente só vou comprar quando finalizar Cidade das Almas Perdidas e eu ainda estou relativamente longe) e Scarlet (segundo volume das Crônicas Lunares e eu sou capaz de comprá-lo mesmo em pre-venda, porque Cinder me deixou à beira do abismo da loucura com o final.). Então, sim, eu te entendo.

      Excluir
  4. O mundo estaria livre de tantos vícios se as pessoas passassem à dependência de livros e quão benéfico, tanto ao pessoal quanto ao social, seria estar sob tais alucinações! Pensando além, por mais que se tornassem "booksoholic" estariam contribuindo para alimentar a cultura...
    Se a geração atual está sob a dependência de tantas substancias químicas em busca da fuga da realidade é inaceitável que não percebam que há livros e mais livros que possibilitam o mesmo e ao invés de danificar o cérebro o beneficia.
    Enfim, sou consciente de que isso não ocorre com quem lê; pois o fato de ser leitor lhe da capacidades de autocritica, se é para depender de algo, que seja dos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que eu apoio bem essa filosofia, né? Mas mesmo assim, por causa da leitura mesmo, desenvolver autocontrole e autocrítica faz parte do processo. E esse é um ponto em que se necessita disso.

      Excluir
    2. PS:"bookaholic". Só percebi hoje ao reler o comentário :]

      Excluir
  5. Nossa senhora dos livros, parece até EU falando. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    É um processo, viu? Um problema enorme.
    Eu não trabalho, então, fico desesperada querendo todos os livros do mundo - que me interesso - e não posso comprar.
    Ai tenho que apelar... apelo pra pai, irmão, amigos... e quando é meu aniversário??? Peço dinheiro!!! Para que?? Para comprar livros. hahahahahahaha
    Não tenho estante, coloco eles empilhados em um móvel que tenho no meu quarto e daqui a pouco bate no teto!

    Um dia, quem sabe, consigo controlar essa vontade de comprar, mas, do vício largo nunca.
    Adorei a postagem.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk Adorei o "Nossa Senhora dos Livros". Eu sei bem o que você quer dizer com não poder comprar você mesma seus livros. Eu também não trabalho, então quando compro um livro por minha conta é fruto de alguma economia que fiz, mas felizmente, meus pais sempre foram muito incentivadores quanto a livros e sempre que peço e eles podem, eles me dão os livros, minha biblioteca é uns 90% paitrocínio. Acho que por isso eu criei uma certa "consciênia" e sempre faço bons intervalos entre os pedidos, para dar uma aliviada nas despesas e tal.
      Prazer te ver por aqui, Mandinha!

      Excluir
  6. Oi linda!
    Adorei o post hahahahah eu tava até com um top 10 no blog sobre sinais de que você é uma bookaholic e esse item não podia faltar, eu não sou confiavel em uma livraria, e sempre que eu me proponho não comprar nada surge "aquele" livro, chega doi u.u eu to tentando parar um pouco, mas tá dificil, quero ler tudo sempre >.<
    um abraço linda
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Top 10 - Sinais de que você é um Bookaholic!
    Saúde é Estar Bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora! Bom te ver por aqui. De jeito nenhum é fácil controlar a coceirinha na mão quando queremos comprar um livro. Mas vá na fé e se esforce, aos poucos vai entrando no seu controle. ;)
      Vou conferir a sua postagem. :)
      Beijo!

      Excluir
  7. Que demais esta tua postagem...Uma crua verdade mesmo, tenho muito livros não lidos em casa, mas sempre que vejo uma promoção ou sorteio acabo sempre participando ou dando uma " olhadinha" nos livros que estão em promoção...E acabamos sempre pensando"mas se eu não comprar hoje, NUNCA mais este livro vai estar em promoção...
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!