Pages

16 de abril de 2014

Desafio 52 - Semana #15: O que há de pior no mundo virtual

De volta com Desafio 52! O tema dessa semana é bastante sério, e pensar sobre ele me lembrou os brainstorms que eu costumava fazer quando treinava dissertações para o vestibular. Não sei quando vou me livrar dessas sensações de deja vu com meus anos de vestibular.  Porque esse é um tema recorrente nessa situação há alguns anos. Então, o meu TOP 5 para o que há de pior no mundo virtual ficou assim:


Intolerância: em um ambiente onde todas as vertentes de opiniões estão disponíveis é frequente os choques entre os ideais e os "padrões". O mundo virtual é um lego de culturas e costumes e é péssimo quando as pessoas vão além de discutir alguns aspectos e começam a inferiorizar, desmerecer, denegrir e ofender os que são diferentes da sua perspectiva. Isso acontece com temas simples como qual o seu artista/livro/personagem favorito, bem como com vertentes mais polêmicas como convicções religiosas/partidarismo político/punição criminal. Ofensas e agressividade apenas enfraquecem o processo democrático que o mundo virtual tem a oferecer.

Pornografia: o ambiente virtual tornou-se cada vez mais acessível às pessoas, sem distinção de idade. Com isso os que correm grande risco são os pequeninos. Afinal eles não têm maturidade suficiente para lidar com certos assuntos disponíveis na rede. Imagens, textos, vídeos, jogos com conteúdo sexual explicito é um tipo de violência moral contra o desenvolvimento social e psicológico de crianças. Então essa é uma questão de segurança para com eles, e como não existe um órgão  oficial responsável por averiguar a exposição de crianças a esse tipo assunto, a melhor saída é a orientação e o acompanhamento dos pais e responsáveis. Achei mesmo necessário elencar esse aspecto porque diariamente eu testemunho publicidades e conteúdos desse cunho em ambientes virtuais de fácil acesso e até mesmo destinado à crianças.

Plágio: honestamente, acho que esse é um crime pior até que a pirataria que também é tão comum no mundo virtual. É porque, no caso de plágio, todo o empenho do autor original é completamente violado pelo mal-feitor. A obra é descreditada. Há muito material bom sendo roubado, alterado e degenerado por causa de atividades como essa. É por uma questão legal, moral e de bom convívio social que os créditos devem ser dado ao verdadeiro criador ou, pelo menos, à fonte de acesso sem que seja alegada uma autoria falsa.

Anonimato: como uma moeda, o anonimato tem duas faces. Pode significar segurança, mas também pode significar cobertura para crimes. O caso mais explicito que consigo pensar sobre quão ruim pode ser o anonimato no mundo virtual é o Cyberbullying. Sem contar os casos de pedofilia, crime organizado e etc que podem ser desenvolvidos e encobertos pelo recurso do anonimato.

Exposição: aqui está o yang do item anterior. O problema da exposição no mundo virtual é o excesso. As pessoas podem perder o controle sobre o que mostram da sua vida e para quem estão mostrando. Novamente uma questão de segurança. Fotos, dados, videos, informações... podem ser um prato cheio nas mãos das pessoas erradas. Principalmente informações, porque elas podem ser destorcidas e espalhadas "viralmente" levando à difamações e intrigas. 


Sugiro que deem uma olhadinha no texto "Olha como sou legalsugerido pela Andrea do Own Mine que também participa do Desafio. Por hora, isso é tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!