Pages

17 de abril de 2014

TAG #2: Como eu leio?


Olá queridos! O ATLT foi indicado pelo nosso blog parceiro We Want Dreaming a responder a TAG “Como eu leio?”. Serão 8 perguntas, vamos lá!

1-Como você descobre sobre novos livros para ler?
Antigamente eu visitava livrarias, depois, quando passei a fazer compras pela internet eu pesquisava nas lojas on-line pelos títulos. Nesse caso eu decidia pelos livros na hora da compra. Mas aí eu comecei a acompanhar blogs literários, seguir editoras nas redes sociais, assistir a canais no Youtube e participar do Skoob... Bom, é impossível não ficar a par das novidades em livros se você faz alguma dessas coisas. O resultado, para mim, é uma lista de interesses quilométrica. :)

2-Como você entrou nesse mundo da leitura?
Através de minha mainha. *-* Ela gosta de ler e me brindou com esse legado. Desde pequena eu gostava de ouvir e contar histórias, então ela me dava livros, trazia livros da biblioteca da escola para mim, lia comigo, pedia a mim que falasse sobre os livros que li para ela. O diretor da minha escola de ensino fundamental também me incentivou bastante, ele sempre me emprestava livros. Então eu conheci a leitura como um lazer, uma forma de socialização, além das atividades escolares.

"Ela lia sobre pessoas que ela jamais poderia ser em aventuras que jamais poderia ter."
3-Como o seu gosto literário mudou com o passar do tempo?
Eu acho que meu gosto literário se tornou mais abrangente, e não que ele tenha mudado. Assim, quando eu era criança gostava de ler clássicos infantis, contos de fadas, aventuras, romances, histórias investigativas, num estilo mais infanto-juvenil. Conforme fui crescendo eu amadureci mais... o estilo da narração, do enredo. Mas continuei gostando dos mesmos tipos de histórias. Mudei de opinião algumas vezes quanto a alguns gêneros que eu achava que seria impossível eu gostar, como thrillers e fantasias/sobrenaturais. Por exemplo, eu li sobre Os Intrumentos Mortais há mais ou menos três anos e pensei que jamais leria, hoje eu sou fascinada pela criação da Cassandra Clare. Mas continuo gostando dos livros que lia antes e continuo cismada em ler alguns gêneros, portanto foi mais uma adaptação do que uma mudança.

4-Com que frequência você compra livros?
Este ano eu tenho resistido a fazer novas compras, mesmo assim, ainda comprei uns 4 livros. Eu nem sempre fui de comprar muitos livros, mas de uns 7 anos para cá eu não conseguia ver uma promoção ou uma livraria que eu precisava comprar livros! Antes eu lia muitos livros emprestados ou pegos em bibliotecas, mas depois de Crepúsculo... ter os livros, principalmente os que eu gostava, tornou-se uma necessidade. Então eu fazia de 4 a 6 compras por ano, com no minimo 3 livros por compra. Resultado: um monte de livros não lidos na estante, por isso estou fazendo "regime literário" esse ano.

"Divertir-se não é difícil, quando se tem uma carteirinha na biblioteca!"
5-Como você entrou nesse mundo dos Canais Literários?
Não tenho certeza, mas foi navegando pela internet. O primeiro blog que visitei, diariamente, foi o Lendo e Comentando e então eu conheci muitos outros, incríveis. Aí eu comecei a acompanhar também pelo Youtube e conheci outros canais. Como eu sempre gostei de conversar e escrever sobre o que eu leio e o que eu gosto, eu quis muito, por muito tempo, ter um blog - até fiz um quando criança, mas era "bobinho". Por causa do ensino médio integral e dos anos de pré-vestibular eu adiei encarar a blogosfera. Até que ano passado eu cansei de postergar e comecei a planejar o ATLT antes mesmo de receber a aprovação no vestibular.

6-Como você reage quando não gosta do final de um livro?
Eu fico frustrada, frustrada mesmo. Ainda mais se a história tiver sido boa e o final destoadamente ruim. Se eu fosse um pouquinho mais agressiva eu lançaria ele contra a parede. Mas o máximo que faço  é tentar trocar o livro, senão eu guardo ele num canto escuro, escondido. Não sou de ficar falando mal sem parar, porque mesmo que eu não tenha gostado alguém pode gostar, mas deixo bem clara minha insatisfação com o desfecho do livro. Ou o livro inteiro, que seja.

Sempre babei por essa biblioteca de "O Segredo do Vale da Lua"
7-Com que frequência você espia a última página do livro pra ver o que acontece no final?
Há muito tempo não faço mais isso. Quando era criança eu olhava, não a última página, mas quantas páginas o livro tinha. Minha mãe me disse que eu nunca devia olhar o final, nem para ver o número de páginas. Eu não cumpria muito a segunda parte do conselho, mas graças a Deus eu sempre respeitei a primeira. [risos]

8 – Quem você vai marcar para responder essa TAG?
Ora, ora, meus parceiros!

É claro, quem mais quiser fazer a TAG, fique a vontade. Aliás, porque você não comenta algo comigo sobre como você lê? Adoraria saber!

Beijos, queridos. Até amanhã!


4 comentários:

  1. Nossa, Dany! Você é controlada. Eu comprava, pelo menos, um livro por mês. Minha estante está lotada de livros não lidos ):
    Também odeio quando a história é boa e o final ruim, decepcionante!
    Eu fiz essa tag, mas acho que as perguntas são um pouco diferentes! hahaha
    Beijos,
    Déia!
    Own mine
    Tag: Como eu Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz muitas compra ano passado e como li pouco por causa do cursinho to com um montão não lido também. :p

      Excluir
  2. Obrigada, meu anjo! É muito nobre a humildade com que remetes a mim tê-la incentivado a deixar-te guiar pelos livros desde muito cedo e mais gratificante, ainda, é ver-me pigmeu em relação ao gigante em que te transformastes neste sentido... O terreno era fértil, só precisava de quem cresse e investisse...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aaaaamo quando a senhora investe, mãe! Hahahaha Ainda vou retribuir mais do que com a satisfação. *-* <3

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!