Pages

28 de julho de 2014

Interesses Literários #5


Oi amigos! Há quanto tempo não temos uma coluna dessas por aqui, não é mesmo? Adivinhem só o que aconteceu nesse período? Isso! Minha lista de livros desejados cresceu. Como vocês são espertos! Primeiramente devo confessar que alguns dos livros citados nos "Interesses Literários" anteriores já fazem parte da família feliz que é a minha estante, estou pensando em fazer um Book Haul e mostrá-los a vocês, afinal qual o propósito de uma lista de desejos senão que sejam concretizados? Mesmo que não os leia agora, com certeza o farei. Enfim, vamos ao TOP 5 dessa coluna, alguns livros que eu tenho desejado muito da Editora Seguinte.

1- Cartas de amor aos mortos - Ava Dellaira

SINOPSE: Prestes a começar o ensino médio, Laurel decide mudar de escola para não ter que encarar as pessoas comentando sobre a morte de sua irmã mais velha, May. A rotina no novo colégio não está fácil, e, para completar, a professora de inglês passa uma tarefa nada usual: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever em seu caderno várias mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop… sem nunca entregá-las à professora.
Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.
Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era - encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um - é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

COMENTÁRIO: É um dos lançamentos mais recentes da editora, tão recente aqui quanto em seu país de origem. Soube de "Love Letters to the Dead" em uma newsletter do Goodreads e pelos comentários de alguns Booktubers, o caráter da história já me chamou a atenção. Então eu soube que seria lançado aqui e ele foi imediatamente para minha lista de desejados! Li pouquíssimos livros epistolares e esse parece ter sido muito bem desenvolvido. Vi uma resenha recente e o texto me emocionou muito, espero poder ler "Cartas de amor aos mortos" e ter uma experiência semelhante.

2- Coração de Tinta – Cornelia Funke

SINOPSE: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

COMENTÁRIO: A primeira vez que ouvi falar em “Coração de Tinta” foi quando assisti ao filme, na época não fazia ideia de que era uma adaptação literária. Adorei a premissa da história. Depois de um tempo o nome de Cornelia Funke começou a repercutir à minha volta: amigos, blogueiros, todos admirados com a narrativa e a criatividade de Funke. Que motivo mais eu preciso para desejar ler “Coração de Tinta”? Entretanto, o livro é o primeiro de uma trilogia e eu ainda não encerrei minha cota de séries no momento, apesar de ter feito alguns progressos. Mas pretendo ler na primeira oportunidade.

3- O histórico infame de Frankie Landau-Banks – E. Lockhart

SINOPSE: Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma menina como qualquer outra. Gostava de ler, participava do Clube de Debates, cuidava de seus hamsters e era a princesinha da família. Mas, nas férias de verão, enquanto passava a maior parte do tempo no quintal, deitada na rede lendo contos de Dorothy Parker e tomando limonada, Frankie se transforma: de repente surge uma garota cheia de curvas, com uma beleza inusitada. E é com esse novo visual que, na volta às aulas para seu segundo ano na tradicional e competitiva Alabaster, Frankie deixa Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, de queixo caído.
Mal acreditando no que estava acontecendo, ela começa a namorar Matthew e é apresentada ao seu círculo de amigos do último ano. Frankie se apaixona não só por ele, mas também por todo aquele universo: as piadas internas, a camaradagem entre eles e a liberdade total daqueles garotos com tanto status na escola.
O único problema é que, por mais que se esforce para fazer parte daquele mundo tão atraente, Frankie está sempre se sentindo inferior aos garotos do grupo, principalmente em relação a Alfa, o melhor amigo de Matthew. A gota d’água vem quando ela descobre que Matthew pertence à Leal Ordem dos Bassês: uma sociedade secreta que há várias gerações prega peças pela escola - e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não irá se conformar em ser deixada de fora. Inteligente, esperta e calculista, dará um jeito de manipular a sociedade secreta e provará que é muito mais do que uma menina bonita que namora um garoto popular. Entre uma pegadinha e outra, ela levantará discussões sobre gênero e poder, indivíduos e instituições, e ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar por alguém sem abrir mão de si mesma.

COMENTÁRIO: A primeira coisa que chamou a minha atenção foi o título, depois a capa que é bastante singular. Mas a sinopse não me chamou tanta atenção, não. Achei bastante comum, até ler o que propunha sua última frase. Mas foi apenas depois de ler algumas resenhas bem interessantes que o livro entrou mesmo para a minha lista de desejos.

4- Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo – Benjamin Alire Sáenz

SINOPSE: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

COMENTÁRIO: Também é um lançamento recente e o título com referências filosóficas chamou minha atenção, mas também repeliu um pouco meu lado “aluna que não curtia filosofia”. Mas como acontece com todos que vivem cavando a fundo o mundo dos livros eu garimpei mais informações sobre o tal livro. Uma pessoa em particular encheu tanto a bola desse livro por aí a fora que eu fui voluntariamente compelida a adicioná-lo aos meus desejados! Oi Adriano!!!

Laços de Sangue – Richelle Mead

SINOPSE: O trabalho de Sydney Sage não é nada fácil: ela e seus colegas alquimistas são os únicos no mundo todo que sabem que vampiros existem para além das telas de cinema - e são uma ameaça real à humanidade. Para manter a ordem, eles devem impedir, a qualquer custo, que esse segredo vaze e que os reles mortais se aproximem desses seres perigosíssimos.
Mas agora a paz que os alquimistas vêm garantindo há tempos está prestes a desabar, e Sydney, para o bem de todos os humanos, terá de passar a proteger vinte e quatro horas por dia a princesa vampira Jill Dragomir, ou uma guerra pelo trono eclodirá no mundo dos vampiros, trazendo consequências avassaladoras para os homens. E defender alguém que até então era alvo de seu desprezo será mais difícil do que Sydney imaginava...


COMENTÁRIO: “Laços de Sangue” é o primeiro volume da Série Bloodlines, spin-off da série Academia de Vampiros. Eu não li a série original, mas tenho amigas que são loucas por ela, mas  por alguma razão eu me interessei mais pelo spin-off. Vi muitas resenhas excelentes e há tempos não leio histórias sobre vampiros, além disso a narrativa de Richelle é muito elogiada, fácil, fácil ela entrou na minha lista de desejos!

6 comentários:

  1. Oi, tudo bom?!

    Ainda não li nenhum desses livros, mas tenho bastante curiosidade em lê-los. Vamos ver né?! AHHAHHA Adorei as indicações.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Rob! Vamos ver! Eu espero poder lê-los também!

      Excluir
  2. Adorei os livros,principalmente Coração de Tinta sempre tive curiosidade de ler!
    http://blogciadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pela Seguinte <3

    Eles tem um capricho em todos os livros que publicam! Fora as capas lindas, as histórias também nos conquistam sempre! Já li dois dos livros que vc deseja e em breve vou ler "Laços de Sangue"! Estou animada para a leitura :D

    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acreditar, Deia, suas resenhas só me fizeram ter mias vontade de ler esses livros ainda!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!