Pages

31 de julho de 2014

Entrevista #8: J. A. Marcos

Oi pessoal! Hoje eu trago mais um especial para o lançamento de "Estrelas Cadentes Não Dizem Adeus", hoje é o lançamento oficial, se você quiser já pode encomendar o seu exemplar AQUI ou AQUI.ou com o J. A. Marcos na página do facebook.

O que temos para hoje é uma entrevista super interessante com o autor. A história dessa entrevista é bem interessante, todos os blogueiros, reunidos em um grupo, laçou sua questão e fomos interagindo como em um bate-papo casual com o J. A. Marcos, uma experiência muito legal!


1- Marcos como se sente no dia do lançamento nacional do seu livro?  (Nicole, IdeiasTrocadas

Marcos: Estou mega ansioso. Só em imaginar que todo mundo vai conhecer meu trabalho, vai poder ler, gostar, ou não, dos personagens, ter uma opinião própria e aprender algo novo com o livro me faz uma sensação muito boa. É como saber que terei meu trabalho recompensado em ver que as pessoas estão lendo e que estão tendo uma opinião sobre ele. Não importa se positiva ou negativa. Espero que seja positiva.

2- Como você descobriu que queria ser escritor? E quais são as suas inspirações para escrever? (Ana Carolina, Cupcake de Letras

Marcos: Eu sempre gostei de escrever, desde sempre. Mas foi lendo que eu senti um desejo de também criar um mundo meu, de criar meus próprios personagens e dar a eles o destino que eu achasse justo. Quando eu li Harry Potter esse desejo aflorou mais ainda. Eu descobri que eu queria fazer aquilo, que eu queria fazer magia, e se não fosse como o protagonista do livro, seria como a autora do mesmo. Usando a caneta pra criar um mundo e a imaginação pra levar todo mundo pra dentro dele.


3- Você teve apoio dos familiares e amigos enquanto escrevia? (Mirelle, Meu Mundoem Tons Pasteis)

Marcos: Eu escrevi um pouco na surdina. Meus familiares nem sabiam que eu estava escrevendo um livro, nem meus amigos. Apenas quando terminei é que eu vim contar sobre meus planos e sonhos de publicar. Muitos deles só ficaram sabendo do livro quando ele já havia sido aprovado por uma editora, e olhe que isso levou tempo. Mas, tive muitos amigos que estiveram me apoiando desde sempre, em todos os "nãos" das dezenas de editoras. Foram mil sensações em uma, a de estar só, a de ter apoio, a de não ter tanto apoio assim. De tudo um pouco, mas no fim todo mundo curtiu. 

4- Como surgiu a ideia para escrever ECNDA e quanto tempo demorou o processo de criação da
narrativa? (Adriano, Geração_Leitura.com)

Marcos: Eu estava escrevendo o primeiro livro de uma saga, cheia de anjos, demônios, seres sobrenaturais e coisas do tipo. Mas, do nada, me veio uma vontade tremenda de escrever um romance, e eu tenho um grave problema de ter ideias no meio de projetos e acabar por não concluir os projetos anteriores. Já tinha decidido que essa saga eu iria terminar sem me apegar a nenhum novo projeto. Porém, a ideia ficou martelando na minha cabeça, abri um novo documento e do nada nasceu o primeiro capítulo do livro. 

A Emily apareceu completamente formada na minha frente, cega, professora, com 23 anos, cabelos encaracolados, linda e feliz. Me apeguei a ela e daí decidi que só voltaria pra saga quando terminasse o romance. Abandonei tudo que estava fazendo e cai de cabeça. Levei cerca de 1 ano pra ter o livro completamente finalizado e pra começar a correr atrás de editoras. Sempre voltava e fazia algumas alterações e correções, mas foi esse o tempo médio do primeiro ao último capítulo.


6- Como encontrou a voz para Emilly em ECNDA? Ela surgiu antes ou depois de desenvolver o arco da história? Qual dos processos foi mais fácil? (Daniela, AThousand Lifetimes

Marcos: Essa pergunta é bem interessante, porquê na minha cabeça a Emily já nasceu completamente formada. Eu já tinha o formato do rosto dela, a voz, a forma como ela se comportava. Foi como encontrar uma pessoa de repente, você olha e observa todas as características. Quando eu peguei meu computador e decidi que ia escrever um romance desta maneira ela veio pronta. A única coisa que mudou foi o nome dela, que inicialmente se chamava Clara. Mas, pra não ficar clichê uma cega se chamando Clara, optei por mudar. Além disso eu sentia que faltava alguma coisa, esse ainda não era o nome certo pra ela, e por fim veio a luz, que trouxe o nome da Emily pra mim.

7- Pode dizer sobre que passagem foi mais fácil e qual foi mais difícil de desenvolver e por em palavras? Olha lá, sem spoilers, Marcos! (Daniela, A ThousandLifetimes

Marcos: Eu adoro soltar spoilers, mas esse livro eu estou me contendo ao máximo para me controlar. [risos] Todo ele foi um pouco complicado, a Emily é uma garota cega. Eu enxergo muito bem, mais do que o normal. O único problema de visão que tenho é o astigmatismo, mas isso não me impede de enxergar muito bem, ao meu ver. O primeiro desafio foi: como criar uma história todo em primeira pessoa com uma protagonista cega? Gente, isso é praticamente impossível. Como ela vai descrever as coisas, e mais ainda, como as pessoas vão se envolver com coisas que nem a própria protagonista enxerga? Mas, eu sou movido a desafios, e isso me motivou bastante. 

Tudo foi muito divertido, mas teve sim um momento muito difícil, lá pelos últimos capítulos, por sinal. No início do livro eu já tinha tomado algumas decisões, mas às vezes as coisas não são tão fáceis de serem colocadas em práticas. A gente se pergunta se é isso mesmo que a gente quer pra nossa vida, pra vida dos nossos filhos, porquê a Emily é uma filha que eu embalei durante todo o tempo de criação do livro e que agora entrego ao mundo. Respirei fundo e fiz o que tinha que fazer, agora eu entrego ela e companhia a vocês, cuidem bem deles, assim como verão que eu cuidei.


8- Você conversou com alguém que também fosse cego par compreender melhor as limitações dele? Você fez pesquisa de campo? Leu entrevistas, assistiu depoimentos ou similares? Conte-nos um pouco da sua experiência, qual a contribuição de Emily para a sua vida. (Cila, Cantinho para Leitura)

Marcos: A primeira referência que tive foi a professora de história que me ensinou na quinta série. Ela era cega assim como a Emily. Além disso fiz inúmeras pesquisas, tanto com grupos de apoio a deficientes visuais, quanto conversando com algumas pessoas que possuem essa deficiência. Com eles aprendi muita coisa e pude enriquecer o livro com o que eles passaram. Aprendi muita coisa que eu nem sabia que existia. Esse livro é muito rico em informação. Do mesmo jeito que eu me surpreendi acredito que vocês também vão se surpreender, porque todos os fatos são coisas que as pessoas com deficiência passam e nós nem nos damos conta.

9- Eu vi que o livro já foi traduzido para o inglês, onde além do Brasil ele será lançado? (Angélica, Entre Livros)

Marcos: A editora está negociando essa parte de publicação, Como os nossos livros, tanto o português quanto o inglês, também serão lançados em ebook, então já podemos garantir que eles poderão ser encontrados na Amazon facilmente, o que significa que o mundo inteiro terá acesso ao livro, já que a Amazon é uma das, se não a maior, loja de ebooks do mundo. Além disso, para as versões físicas, a Uno está preparando algumas surpresas que em breve ficaremos sabendo.


10 - Nos conte um pouco sobre o que os leitores podem esperar dessa história e como você espera que seja a reação deles. (Daniela, A Thousand Lifetimes

Marcos: Eu espero que o livro traga uma experiência nova pra esses leitores que leem e que buscam sempre aprender algo novo. As experiências da Emily vão mostrar a vida por um outro ponto de vista, literalmente. Por enquanto todas as criticas que vieram foram positivas, mas estou tentando me preparar para tudo, porque sei que não vou agradar a todo mundo. Porém, se uma parte desse público puder sentir o mesmo que eu senti ao escrever eu já ficarei satisfeito. Se a Emily e o Mat tocar um pouco o coração de vocês e fazer com que enxerguem o mundo de uma maneira mais leve, mais bonita, eu acredito que terei feito meu trabalho.

11- Qual pensamento te motiva a nunca desistir? (Adriano, Geração_Leitura.com)

Marcos: Levei dezenas de “nãos”, mas sempre que pensava em desistir eu lembrava daqueles autores que admiro, como a J.K.Rowling, por exemplo. Se ela, que pra mim é uma das melhores do mundo literário, levou dezenas de nãos, porquê que pra mim seria fácil? Eu sempre lembro disso quando fraquejo. Que as coisas só vem com dificuldade, e que são essas dificuldades que fazem com que o gostinho da vitória seja muito mais saboroso.


12- Tem algum cantor/músico/banda que te inspira? (Cassy, We Want Dreaming


Marcos: Eu gosto de um pouco de tudo. Sou bem eclético. Vou desde o forró da banda Limão com Mel, ao axé de Ivete e o Pop de Justin Timberlake. A Emily, por exemplo é fã do Justin. Assim como o Mat gosta do Rock do Kansas. Então, posso dizer que a música me inspira e eu sou aberto a qualquer gênero, desde que a letra me agrade.

E aí amigos, curtiram a nossa entrevista? Eu, particularmente, fico cada vez mais curiosa com as personagens e com os caminhos que as histórias deles vão tomar. Se você quiser conferir os primeiros capítulos do livro pode clicar AQUI!

9 comentários:

  1. EU ADORO LER ENTREVISTA DE AUTORES, A GENTE APRENDE MAIS SOBRE A OBRA E SOBRE O AUTOR..ADOREI CONHECER MAIS UMA OBRA NACIONAL.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então fique de olho, Si! Esse livro promete!

      Excluir
  2. Oi Dany, gostei bastante da entrevista... é muito bom conhecer novos autores.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, conheci o autor a pouco tempo e também o livro e achei muito bonito o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marcos é uma pessoa muito extrovertida e simpática!

      Excluir
  4. Mais uma obra nacional que eu desconhecia.
    Gostei de sabe mais sobre o escritor e espero ler o livro.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Dany , tudo bem ?
    Nhaaaaaaw ,que capa demais ! Adorei a premissa do livro , essas perguntas e respostas estão demais ;)
    Gostei de conhecer mais do autor e estou bem interessado na sua obra *--*
    Como você disse ,esse livro promete ( rs )
    Beijos !

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani tudo bem?
    Adorei a entrevista! Acredito que esse livro promete mesmo hein!
    Beijos
    http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!