Pages

5 de fevereiro de 2014

Especia #2 (Parte 2): Novos (e primeiros) Parceiros do Blog!

Oi, oi pessoal! Vamos continuar a falar dos meus novos companheiros?!

Hoje, nós vamos desvendar mais uma das nossas siglas! "Mas só uma?", vocês perguntam. Sim! Meus caros, a paciência é uma virtude. E eu quero que vocês entendam o quão especiais eles são especiais para mim. ;)  A propósito, tenho novidades! Entrei em contato e... já temos autores parceiros!!! \o\ \o/ /o/ Em breve vou apresentá-los para vocês, incluindo-os no nosso especial de novas (e primeiras) parcerias.

O parceiro apresentado e a sigla desvendada hoje é: GeraçãoLeitura.com! O blog (GL) foi criado pelo Adriano ano passado, enquanto ele estava envolvido em projeto de extensão em sua escola que trabalhava com os hábitos de leitura dos jovens na era da tecnologia. Interessante, não é? 


Eu cursei o Ensino Médio nessa mesma escola que o Adriano (IF Baiano - Campus Guanambi), mas ele ingressou no meu último ano e, dentro da escola, tivemos pouco contato. Nossa amizade cresceu mais através do blog mesmo. E vejam que absurdo: mesmo morando na mesma cidade, que é pequena, nunca nos encontramos pessoalmente! ( :o ) Pois é!!! Primeiro porque ele estuda em tempo integral e eu estava enclausurada em casa estudando pro vestibular, depois porque eu me mudei para Montes Claros (MG) para estudar. Mas sempre mantemos contato e ele sempre me incentivou a realizar esse desejo de ter um blog! 

O GL cresceu tanto nesse quase um ano! *-* Sem dúvidas, fruto da dedicação e espontaneidade do seu autor. Basicamente, o blog fala sobre livros e coisas relacionadas. As postagens são sempre muito honestas e o que eu acho muito bacana é que sempre traz ótimas sugestões de autores nacionais! 

Vamos conhecer um pouquinho mais o leitor Adriano agora? Se você viu a Parte 1 do Especial, já conhece as perguntas, mas se prepare porque as respostas são sempre uma surpresa! E se não viu, dê uma passadinha lá para conhecer nosso outro parceiro e conhecer as respostas da autora. ;) Agora, nosso Papo Leitura com o Adriano Gutemberg!

ATLT: Qual o primeiro livro que você lembra de ter lido? Não o primeiro livro que você leu, o primeiro que você lembra de se sentar e buscar palavra por palavra. Como era a história?

Adriano: Minha memória não é muito boa, mas acho que foi A Formiguinha e a Neve. A professora, na alfabetização nos mostrou alguns livros e eu fiquei interessado por esse livro, logo de cara. Ela deixou que eu o levasse para casa e como era o primeiro da turma, a saber, ler bem, li a história várias vezes para minha mãe, família e para os meus colegas. 
A história é sobre uma formiguinha que numa manhã sai de sua casinha para procurar alimento, quando um floco de neve cai sobre sua patinha e ela fica presa. Através da conversa com vários seres inanimados, ela pede ajuda e ninguém pode ajudá-la porque algo o impede. É uma história tão simples mas eu adoro até hoje.

Wow, Menino prodígio! Brincadeira! Minha professora da alfabetização também me dava muitos livros para levar e ler em casa. <3 Eu conheço a história! Teve uma encenação coma minha turma, naquelas festinhas de fim de ano da escola! Eu fui a neve. u.u [risos]

ATLT: Você tem alguma história feliz/triste/engraçada com um livro? Conte-nos?

Adriano: Não consigo me lembrar de nenhuma história interessante. Acho que a história mais legal que tenho com um livro foi quando minha primeira compra do Submarino chegou num tempo recorde. A felicidade foi tamanha que corri pra casa e fiquei olhando para meus livros uns 30 minutos, sorrindo e os cheirando. Uma história triste aconteceu quando emprestei A cabana para minha tia, ela marcou todo o livro com as orelhas do livro. #SaudadesLivroImpecável
Ilustração do livro O Pequeno Príncipe
 de Antoine Saint-Exupéry

ATLT: Há algum livro que, quando você olha para ele, você revive uma memória? A memória não precisa estar relacionada diretamente com o livro. Conte para nós!

Adriano: Sim. O livro é O Pequeno Principe, sempre que olho para ele, lembro de algo da infância ou de pequenos gestos que tornam a vida mais bela. O livro é tão lindo que é impossível não ficar maravilhado e sentir boas vibrações com ele.

Ah... Esse Princepezinho devia fazer parte da infância de toda criança. Da infância e da vida da pessoa de maneira geral, a cada leitura é possível aprender e enxergar algo novo com aquele livro! Foi um dos meus primeiros livros, sabia? Aliás, notou algo semelhante no banner do blog? Indireta mais que direta <3





ATLT: Associe os quatro sentimentos abaixo com algum livro:

Adriano:
a)Decepção/angústia – Decepção: Cinquenta Tons de Cinza. Angústia: O Colecionador de Lágrima.
b)Surpresa – A Culpa é das Estrelas – Conseguiu ser melhor do que eu esperava.
c)Nostalgia - Cores de Outono – Consegue me levar a roça de minha bisavó, onde aprontava muito, quando criança. rs
d)Raiva – O Caçador de Pipas – Amei o livro, mas como tive raiva de Amir.

ATLT: Qual música te lembra, automaticamente, de um livro quando você a ouve?

Adriano: Safe and Sound – Taylor Swift . Lembro da trilogia Jogos Vorazes <3

Seeeempre! Eu conheci a trilogia justamente porque Taylor ia participar da trilha sonora da adap
tação. A primeira vez que ouvi Safe and Sound ela me encheu de tamanha melancolia... Depois que conheci a história então, tornou-se uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos!

ATLT: Qual música faz você sentir que aquela história com certeza daria um bom livro?

Adriano: Vento no Litoral – Legião Urbana <3

É. Uma estória de coração partido. :( Confiram aqui.

ATLT: Qual o estilo de leitura que você mais gosta ou com o qual você se sente mais confortável?

Adriano: Distopias, aventuras, fantasia, policiais, ficção científica.

Era mais fácil ter perguntado que não gostava, né? Então...

ATLT: Agora, qual o estilo de leitura que você já leu e sente que não gosta muito; ou que você não leu (ainda) e acha que não vai gostar?

Adriano: Não gosto muito de livros melosos ou com romances previsíveis. Não gosto de ler autoajuda também.

ATLT: Você tem algum hábito de leitura (estranho ou não, comum ou não)? Pode compartilhar conosco?

Adriano: Eu sou estranho por natureza! :p
Meu hábito estranho é: antes de iniciar um capítulo, eu tenho que saber o tamanho dele. E cheiro os livros o tempo todo.

Kkkkkk Acho que todo leitor é "estranho por natureza". Afinal, em algum momento da vida nós já gostamos de coisas estranhas, fantásticas, absurdas ou até mesmo estúpidas. 

ATLT: Alguma vez você já encontrou um personagem muito parecido (em ações, pensamentos, sentimentos, circunstancia ou fisco) com você?

Adriano: Sinceramente sim, acho que os sentimentos e pensamentos do  Charlie de As Vantagens  de ser Invisível, bem parecidos comigo. 
Logan Lerman como Charlie na adaptação da obra
As Vantagens de Ser Invisível de Stephen Chbosky
Acabou... Uma pena né? Agradeço ao Adriano pela espontaneidade das respostas. Sabe, uma amiga me disse que eu sou uma "leitora 3D", e acho que sou mesmo porque, lendo as respostas simplesmente eu imaginei todo tipo de expressão facial ou gesto possível! 

Bom, esse especial fica por aqui. Em breve continuarei a apresentar nossos parceiros. Enquanto isso, dá uma olhadinha nas outras postagens do ATLT e, claro, faça uma visitinha ao Geração Leitura!

Até mais!



4 comentários:

  1. Dani,
    Que post liiiindo <3 Eu amei.
    Obrigaaado pelo carinho e pela parceria.

    Sabe que pode contar comigo para o que precisar.
    Você foi uma pessoa que eu aprendi a admirar muito e admiro demais, a força, dedicação, garra para alcançar os objetivos.
    Tenho certeza que daqui um ano o ATLT estará beeeeeem maior que o GeraçãoLeitura.com porque você se dedica e tem amor por blogar.
    Muitos livros, muitas parcerias, muito sucesso.

    Estou muito contente com nossa amizade, com a parceria entre os filhotes :) E sucesso para nós.
    Que a vida nos sorria :D

    Beijos
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh Adriano, o seu nome do meio é Simpatia, sem dúvida! Se o ATLT estiver no nível do Geração já será uma grande conquista! Obrigada por toda a ajuda e disponibilidade e sabia que estou aqui para o que precisar também!

      Que a vida nos sorria! :D
      Beijos!

      Excluir
  2. Uau! Quando "vejo" esse "papo cabeça" entre vocês e essas ideias geniais que vocês compartilham duas coisas me veem a cabeça.
    A primeira é :
    _Meu Deus como é possível que eu tenha sido professora de uma dessas pessoas? ( Adriano, que por sinal parecia um ratinho de tão pequeno, mas um geniozinho de tão esperto e dedicado que era ) e a incentivadora do gosto pela leitura da outra? ( Daniela, que mesmo quando ainda não sabia ler já criava histórias com qualquer sequencia de figuras que encontrava. Para quem eu lia O Pequeno Príncipe com ela no colo e mais tarde, quando já conseguia ler, eu insistia para que trouxesse livros emprestados da biblioteca da escola e cobrava as... resenhas ( bem lembrado, se hoje ela resenha bem tenho minha parcela de contribuição ai, também...) como forma de fazê-la ler, pois teria que reportar a história a mim. Hoje vocês são esses adoráveis monstrinhos devoradores de livros e formadores de opiniões. Benza a deus!!
    E a segunda ?
    _ Tomara a Deus que o tempo passe e eu ainda possa testemunhar muitos desses crescimentos em relação ao ato de ler e; melhor ainda, que vocês dois consigam com seus blogs despertar muitas pessoas para esse prazer e crescimento humano.
    De quebra estarei , com muito orgulho e prazer, visitando seus blogs e aprendendo com vocês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja só, Adriano, não sei você mas isso me deixou afetada. <3 Ta vendo porque eu digo que corujas me lembram ela? [risos]

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!