Pages

27 de fevereiro de 2014

Palavras por Palavras #2: Poesia de lombada

Eu estava dando uma geral na estante hoje e conforme arrumava os livros, os títulos formavam combinações legais em minha mente. Foi quando lembrei de um concurso que a Editora Rocco fez recentemente no instagram e facebook e que foi bem interessante. Eu fiquei louca para participar mas estava em viagem, longe da minha estante e não deu. O tema era: Poesia de Lombada

Spine poetry, ou poesia de lombada, é a arte (e essa é uma palavra travessa) de empilhar livros de tal forma que os títulos formem um todo inteligível. Muitas vezes com tons poéticos. Segundo este site, a ideia surgiu em 1993, mas foi só no ano passado que a prática começou a virar febre.

Então eu resolvi brincar! É como um quebra cabeça muito divertido, você olha para os títulos nas lombadas dos livros e encontra mil e uma combinações e cada uma delas é capaz de dizer algo diferente, ou dizer a mesma coisa provocando sensações distintas. Fica fácil se você quiser fazer um poema dadaísta... do contrário nem tanto, títulos iniciados com preposições e conjunções fazem uma falta... Recomendo que sejam cuidadosos, isso pode ser viciante! [risos] Você nunca mais vai olhar para suas estantes do mesmo jeito.

Montar as minhas me lembrou do meu professor de literatura e ilustre poeta Marcio Moraes. Quando estava no cursinho, Marcio tinha o costume de entrar na sala e encontrar o quadro cheio após uma aula de Biologia, Química ou História. Então, ele começava a aula criando poemas com as palavras e expressões que estavam no quadro, uma ótima forma de nos envolver. Bom, estou longe de ter o talento de Marcio, mas aqui estão as minhas Poesias de Lombadas! Eu acho que fui um pouco dramática, mas tudo bem. Dedicadas a você Marcio Adriano Moraes.


Vidas da Guerra

Jogos vorazes.
Sangue quente, vidas secas
A esperança... perdida.
Dias de sangue e estrelas,
Todas as estrelas do céu.

Chove após o estrondo

Marina,
Deixe a neve cair em chamas
Feita de fumaça e osso,
A última nota divergente
Antes que eu vá.

E vocês? Gostariam de brincar de Poesia de Lombada? Vejam a seguir as produções dos vencedores do concurso da Rocco. E algumas outras que encontrei na internet e achei bem interessantes!









3 comentários:

  1. Respostas
    1. Hahaha! Eu também! Agora eu fico... pensando nos títulos dos livros e querendo combiná-los o tempo todo. :D

      Excluir
  2. Você e suas incríveis descobertas! Benditos sejam os livros e os que por eles se deixam apaixonar!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!