Pages

24 de fevereiro de 2014

No Divã #3: Eu acompanhei a Semana Esther e...



Semana passada (17/02 a 23/02) aconteceu a "Semana Esther" uma proposta inteligente e linda da Editora Intrínseca para promover o livro "A estrela que nunca vai se apagar". Dez blogs culturais foram convidados para mobilizar os leitores a se inspirar na história de Esther Grace Earl: uma jovem nerdfighter*, amiga pessoal de John Green, que foi diagnosticada aos 12 anos com câncer na tireoide e faleceu em 2010 com 16 anos. Mesmo com todas as limitações impostas pela doença, Esther era doce, inteligente, e cultivava o bom humor, mantendo-se ativa durante a maior parte do tratamento.  Ela é também a adolescente que inspirou o John Green a escrever o aclamado "A culpa é das estrelas", tendo o romance sido dedicado à ela.

Foi uma semana muito legal, os blogs agiram com criatividade e entrega, fazendo postagens realmente tocantes. Foi proporcionado mais que o conhecimento sobre o "A estrela que nunca vai se apagar", tivemos mensagens de perseverança e solidariedade, compreendemos um pouquinho mais das transformações que o amor e os livros podem proporcionar, ficamos informados do propósito do "Esther Day" comemorado pelos nerdfighters em 3 de agosto, e muito mais!


Fiz uma seleção das minhas postagens favoritas para compartilhar com vocês, mas é altamente recomendado que confiram todas elas. Eu, quando soube da existência do livro "This star wont go out", fiquei bem curiosa em conhecê-lo, de modo que fiquei bem contente ao saber que a intrínseca faria o lançamento aqui de "A estrela que nunca vai se apagar". Depois passei por um momento de dúvida... pensando se não seria invasivo e desrespeitoso essa curiosidade pela Esther apenas por ela ter inspirado o "A culpa é das estrelas". Tinha, meio que, desistido de ler o livro.  
Então comecei a acompanhar a "Semana Esther" e descobri que ela fez em apenas 4 anos muito mais do que eu pude pensar em fazer nesses 19 anos que vivi. E entendi que a inspiração de John para escrever seu livro está em muito mais que a construção de Hazel, está no modo de encarar o câncer e as pessoas com câncer, está na forma de retratar os medos e a existência, está na preocupação com a família, com os amigos, com o amor, está nas paixões de cada um e, mais que tudo, está no desejo de não permitir que a estrela de sua amiga se apagasse sem atingir muito mais gente, porque ela merecia e devia ir muito mais além. Senti que eram razões mais que suficientes para necessitar ler "TSWGO" (sigla para o título original do livro), por Esther, por mim, pelas pessoas ligadas a nós. 


Minha amizade com Esther Earl começou como muitas histórias de amor...
...em uma convenção sobre Harry Potter.
Espero que possam, ao menos, conferir essas postagens da "Semana Esther":

  • A esperança dentro de todos nós (Nem um pouco épico): Esse texto foi a primeira postagem do blog para a Semana Esther, o meu preferido do dia. Enquanto muitos outros se encarregavam de apresentar o livro que deu início à SE, a Bell veio dizer como o livro a afetou. Reflexões, boas reflexões.
  • Ficha da Esther Grace Earl (Eu insisto): Um perfil da Esther muito fofo, algumas curiosidades significantes e especiais e mais alguns vídeos... :) Aliás, achei muito fofas as postagens desse blog. ;)
  • Depoimentos + Promoção "A culpa é das estrelas" (Eu insisto): As garotas pediram para três amigos dizerem o que ter lido "A culpa é das estrelas" representava para eles. Se e como foram afetados e transformados, se e o que aprenderam com a história fictícia de John Green. Sabe, é legal sentir que você compartilha sentimentos e lições com outras pessoas. Você se sente acolhido. :)
"Apenas seja feliz, e se você não puder ser feliz, faça coisas que te fazem feliz.
Ou faça nada com pessoas que te fazem feliz." Esther Earl
  • Esther era fã de Harry Potter... então nem preciso
    dizer quão incrível esse cartaz para a "This Star
    Won't Go Out Foundation" é, né
    tudo uma garota, simplesmente. E de muito bom gosto. 
  • Uma lista de personagens fictícios com câncer (Nem um pouco épico): Certo, essa postagem pode conter muuuitos spoilers por se tratar de personagens de séries, mas se você desconsiderar esse fato, vale muito a pena conferir... por causa da percepção das blogueiras.
  • This Star Won't Go Out Foundation (Ponto e pula linha): A Isa, uma das vlogueiras, fala sobre a fundaçãofilantrópica criada pela família da Esther, inicialmente era um projeto "familiar" para ajudar a família a quitar as despesas do tratamento, mas que felizmente cresceu e hoje arrecada fundos para auxiliar nas despesas de outras famílias que lidam com o câncer. Vale a pena mesmo ver o vídeo.

Quase todos os blogs fizeram resenhas de "A estrela que nunca vai se apagar", houve também muitas promoções e concursos culturais, além de dicas de filmes que abordam a temática do câncer, curiosidades sobre a Esther, o John e outras pessoas. Enfim, foi muito legal essa iniciativa. Confiram! ;) 


*Para quem ainda não sabe, os nerdfighters são pessoas que contribuem para tornar o mundo um lugar melhor, segundo o escritor John e seu irmão Hank Green, criadores do termo.
Confira a lista dos blogs participantes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!