Pages

19 de maio de 2014

Entrevista #4: Gabriel Edgar


Hoje teremos mais uma entrevista concedida especialmente para a Ação Eu Valorizo a Literatura Nacional! O convidado de hoje é o Gabriel Edgar, autor parceiro do ATLT e autor de Seraf e os artefatos místicos.


Quem é? Gabriel nasceu em Santa Catarina, Blumenau, no dia 17 de dezembro de 1996.  Desde cedo foi incentivado à leitura, tomando gosto por ela. Alguns anos mais tarde, aos 13 anos aproximadamente, descobriu-se na escrita. A idade média foi um tema que o envolveu por completo. No começo escrevia como um hobbie, mas com o passar do tempo já pensava em levar suas palavras para as prateleiras, à vista de todos. A família e os amigos foram fundamentais para o seu desenvolvimento, pois foi sempre incentivado a alcançar esse sonho que hoje se concretiza. A bienal do livro de 2013, que abriu as portas para seus livros, foi também uma experiência muito interessante, pois as pessoas que passavam queriam tirar fotos, perguntavam a sua idade, e quando ele respondia... Ohhh! 16 Anos? Nossa! Que jovem! 


ATLT: Na infância, qual era sua relação com os livros? Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
Gabriel: Os livros sempre fizeram parte da minha vida, principalmente na minha infância. Já muito pequeno, eu era incentivado por meus pais a sempre ler. Não me lembro de um marco que tenha determinado o início de minha carreira literária, pois como disse comecei muito jovem, mas as primeiras frases que ouvi foi minha mãe quem leu, e com o tempo, eu mesmo passei a ler. Sempre era uma briga para apagar as luzes e me mandar dormir, pois sempre estava lendo

ATLT: Quando você começou a escrever? 
Gabriel: Comecei a escrever aos 13 anos, já muito influenciado pelas letras, mas não com o objetivo de produzir um livro. Comecei apenas querendo criar meu próprio mundo, uma válvula de escape para as horas ruins, e uma terra para colheitas férteis, sonhos e liberdade. 

ATLT: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
Gabriel: Devido à profissão do meu pai, sempre viajei muito. Nasci em SC, morei no RS e no PR e atualmente resido no RJ. Tudo ajudou para a conclusão da minha obra, desde os lugares até os costumes das pessoas que conheci. Ainda assim, tive tremenda influência de grandes autores como George R.R. Martin, John Flanagan, J.K. Rowling, entre outros. 

Arte da capa do livro de Gabriel Edgar
ATLT: Você fez pesquisas para escrever o livro e hoje está na faculdade de história? Criar Seraf e os artefatos místicos influenciou essa escolha ou foi o inverso?
Gabriel: Durante o desenvolvimento de “Seraf e os Artefatos Místicos - controlador de mentes”, senti grande necessidade de uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema que abordo na obra, a Idade Média. Pensando nisso, procurei ler livros acadêmicos de história, fui atrás de sites especializados e me dediquei de corpo e alma no trabalho. Hoje tenho 17 anos e curso o primeiro ano da faculdade de História, e percebo que foi um trabalho mútuo a escolha desta área. Escolhi História por adorar ler e conhecer coisas novas, ao mesmo tempo em que “Seraf e os Artefatos Místicos” me fez mergulhar com mais força nesse mar de conhecimento. 

ATLT: Quanto tempo levou para escrever seu livro e como foi a experiência? 
Gabriel:  Inicialmente não tive intenção de escrever um livro. Escrevia somente para mim mesmo, para me divertir e sair um pouco da rotina. Por isso, se for contar desde o primeiro dia de vida de Seraf e a Terra Próspera, posso dizer que levei cerca de 2 anos. Foi extremamente gratificante o trabalho de pesquisa, estudo e escrita, criar um novo mundo... é muito bom! 

ATLTComo é o trabalho de incentivo à leitura e escrita que você realiza com as palestras?
Gabriel: Após o livro estar finalizado e já impresso, passei a ministrar palestras em colégios, públicos e privados, tentando contar um pouco da minha história e passar o gosto pelas palavras para as pessoas a minha volta. Em minhas palestras, conto um pouco da história de Seraf e os Artefatos Místicos, da própria leitura e faço um trabalho interativo com quem está assistindo. 

Fotografia registra Gabriel com publico após um evento na Biblioteca Parque de Manguinhos.
ATLTSeu livro é uma produção independente, então, nas sua opinião quais são os desafios para que um autor consiga ser publicado e conhecido no mercado literário brasileiro?
Gabriel: Meu livro foi lançado como uma produção independente, um trabalho árduo e dificultoso, mas cabível. A minha história é um pouco, digamos, engraçada, até surreal se preferir. Durante uns seis meses apostei na Mega Sena sempre o mesmo número, até que um dia veio o resultado. Eu havia acertado a quina, e todo o dinheiro ganho foi revertido para a produção e impressão de 1500 livros, dos quais cerca de 800 já estão nas mãos dos leitores. A primeira dificuldade que encontrei foi montar uma equipe para edição do livro, algo que uma editora já possui. Depois, enviei o manuscrito para a Biblioteca Nacional, registrei e passei a divulgar nas redes sociais, colégios, feiras literárias, etc. Sem dúvida, o maior desafio foi montar a equipe. Depois o trabalho deslanchou. 

ATLT: Como você vê a literatura brasileira atualmente? Quais são suas expectativas para o futuro dela?
Gabriel: Particularmente, gosto muito de literatura brasileira, principalmente as fantasias de Eduardo Spohr e Raphael Draccon, grandes escritores. Pelo que vejo nos dias de hoje, percebo que o mercado literário tem cada vez mais recebido autores de Literatura Fantástica, e me atrevo dizer que futuramente os livros brasileiros serão conhecidos aos montes. Em todas as palestras que faço, não faltam pessoas que escrevem e dizem sonhar escrever um livro

ATLT: Soube que o segundo livro já foi terminado. Pode falar um pouco sobre os planos para as sequências de Seraf?
Gabriel: O segundo livro da coleção, “Seraf e os Artefatos Místicos – Esperança”, está pronto e foi escrito em poucos meses. Esperança é um livro que vem para dar continuação à trilogia, incluindo novos personagens e uma trama de tirar o fôlego. Seraf irá em busca de um lugar para continuar seu treinamento [editado para correção de Spoiler. Ai, ai, Gabriel!]. O rei volta a dar as cartas, mas silêncio demais sempre denota perigo. A continuação desta trilogia trará novos e avassaladores personagens, e perigos que talvez o jovem Seraf não tenha força suficiente para enfrentar. Esperança é um livro independente, mas ao mesmo tempo aliado ao primeiro. Uma continuação épica! 

ATLT:  Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
Gabriel: Realmente, é uma pergunta difícil. Gostei de livros como Eragon, A Bússola de Ouro, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, Percy Jackson e os Olimpianos, Deltora Quest, As Crônicas de Gelo e Fogo e O Conquistador, entre muitos outros... mas, se for escolher um - o que é bem difícil, provavelmente escolheria Harry Potter, um dos livros que mais gostava quando criança. 

ATLT: Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
Gabriel: Falando de literatura brasileira, ouso dizer que um dos melhores escritores que conheço é Eduardo Spohr. Recomendo sua obra “A Batalha do Apocalipse”, um ótimo livro para leitores de todos os gostos! É uma leitura dinâmica onde o mundo que conhecemos é reconstruído magnificamente, realmente um ótimo livro! 

ATLT: Hora dos pênaltis!
a) Uma conquista: Uma grande conquista que tive, sem dúvida, foi a publicação de “Seraf e os Artefatos 
Místicos”
b) Um sonho: Um sonho é poder continuar escrevendo minhas histórias, com cada vez mais pessoas interessadas pelo mundo dos livros
c) O que mais gosta de fazer? O que eu mais gosto de fazer é ler, mas não deixo de praticar esportes, algo de que gosto bastante. Já pratiquei tênis, basquete, natação competitiva, atletismo e vôlei - sempre gostei de mudar. 
d) Um medo: Posso dizer que um medo meu é um mundo sem livros, sem interação, onde a tecnologia supere os laços entre as pessoas, e os amores sejam tão abstratos. 

Minha nossa! Que satisfação em contar com sua presença, Gabriel! Sua perseverança, fibra e dedicação são um grande exemplo para qualquer jovem, independentemente do caminho que ele deseje trilhar! Muito bonita a forma como você se entrega à paixão pelos livros. Também gosto de história, mas não é a área em que me sinto mais confortável, ela é como meu refúgio, como aprendi com os livros. Ah! E me identifiequei com a história da "briga para apagar as luzes", acho que todo leitor já passou por isso, o mais engraçado é que ficamos empolgados em dizer que já aconteceu conosco! [risos] 

Enfim, obrigada pela disponibilidade Gabriel, sei bem que sua agenda anda bem cheia ultimamente. Falando nisso, vejam alguns eventos de que o Gabriel vai participar, quem sabe você não encontre com ele e possa especular mais! Estou lendo "Seraf e os Artefatos Místicos' e em breve teremos resenha!

Encontre-se com o Gabriel Edgar!
20/05/2014 Terça 13:10hs
Palestra no colégio Salesiano Santa Rosa, Niterói/RJ
22/05/2014 Quinta 13:10hs
Conversa com os alunos do clube de leitores do colégio Salesiano Santa Rosa, Niterói/RJ
25/05/2014 Domingo 10:00hs
Evento de Autógrafos (projeto autores ao ar livre) na Praça Getúlio Vargas, Niterói/RJ
27/05/2014 Terça 14:00hs
Palestra na Biblioteca Parque da Rocinha, Rio de Janeiro/RJ
3 e 5/06/2014 Terça e Quinta 8:00hs
 Feira de Empreendedorismo no Colégio Salesiano Região Oceânica, Niterói/RJ 

Aqui vocês podem visitar o site do Gabriel ou então podem visitar a página do livro aqui. O livro está cadastrado no Skoob e no Orelha de Livro e pode ser encontrado para compra aqui.

Não deixem de participar da Gincana que começou ontem (18) e vai até sábado (24), para se divertir e concorrer a ótimo livros nacionais! Participem também da promoção que está rolando (até dia 07/06).

2 comentários:

  1. Eu não conhecia o autor, gente ele começou a escrever quando era criança ainda que legal issooo. Não conhecia o livro e já corri lá skoob para ler a sinopse rsrsrs. Gostei bastante da entrevista com o Gabriel e ele gosta de livros e autores bons mesmo hein.
    Estou gostando bastante dessa Ação, pois podemos conhecer autores e livros diferentes.
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lizi! É sim, admiráveis todo o empenho e resultados do Gabriel! Estou gostando de Seraf! :D

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!