Pages

30 de maio de 2014

Entrevista #7: Robson Gundim


Alô amigos! 

É hora de um bate papo com mais um honroso convidado, hoje contamos com a presença de Robson Gundim autor e ilustrador da série Entre o Céu e o Mar que atualmente conta com dois títulos: a aventura Uma odisseia além do oceano e o romance Nos montes da inocência! Robson é também um dos integrantes do grupo União dos Autores e uma nova edição do seu segundo livro citado será lançada em Agosto, durante a Bienal do Livro em São Paulo pela Editora Modo, não deixem de prestigiar o lançamento se tiverem a oportunidade! ;) Vamos conhecer o Robson? Ele é meu "conterrâneo" ou quase isso! Baiaaaano! \o/


Quem é? Robson Oliveira Gundim nasceu na cidade de Gandu-Ba. Reside atualmente em Jequié. É estudante universitário, desenhista e escritor. Autor do livro “Entre o céu e o mar – Uma oddiseia além do oceano”, também participou da antologia “O último dia antes do fim do Mundo”, “Amores Impossíveis” e “The King”. Sempre foi amante da literatura e da sétima arte, e ressalta: “Creio que esses foram os principais componentes que me fizeram se interessar pela arte de criar e escrever.”

ATLT: Na infância, qual era sua relação com os livros? Como foi seu primeiro contato com a leitura?
Robson: Tive uma infância muito proveitosa no que diz respeito à leitura. Minha família nunca teve o hábito de ler, no entanto comecei a criar paixão pela literatura através de alguns livros na escola (meus professores me estimulavam a ler). Meu primeiro contato foi com livros clássicos. Mas eu lembro que as obras que despertaram em mim o desejo de escrever pela primeira vez foram os volumes da editora ática, que faziam parte da antiga coleção vaga-lume.

ATLT: Quando você começou a escrever?
Robson: A partir dos meus 10 anos, nessa fase... E além dos livros clássicos que conheci, acabei conhecendo outras obras de arte que me ajudaram nesse processo de criação, como quadrinhos, jogos e filmes.

ATLT: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
Robson: Eu carrego muitas influências nos meus textos e nas minhas artes. Como escrevo e ilustro também, geralmente eu uso a parte “visual” como meio de prestar tributo a outros autores e artistas. Adoro os livros da Agatha Christie, Virginia Woolf, Lovecraft e Edgar Rice Burroughs, sou bastante influenciado por eles. Também sou fã dos poemas de Augusto dos Anjos, dos roteiros de Quentin Tarantino e do estilo que ele impõe em seus filmes.

Se for saquear, tenha certeza de que levará consigo a ação dos irmãos Legrand... #Annette #Vasseur
ATLT: Quanto tempo levou para escrever seus livros e como foi a experiência?
Robson: Eu comecei “Entre o Céu e o Mar” há bastante tempo, a partir de 2002. O engraçado é que o que mais me impulsionou a criar o livro foi na realidade uma série de jogos (homenageada na saga), chamada “Castlevania”. A história, a arte e a trilha sonora dessa série me iluminou de uma forma tão grandiosa que eu sonhava com meus personagens. Os traços da Ayami Kojima, as referências ao Dracula de Bram Stoker, o cenário da Transilvânia... Tudo é fantástico! Mas é claro que o livro explora outros fatores, personalidades e lugares; nele eu abordo piratas, ciganos, camponeses, caçadores, tudo em meio ao cenário do séc. XVII, com um leve fundo histórico. 

Conclui o romance em 2012, e quando o publiquei, o mesmo foi dividido em três partes (sendo que uma delas pode ser lida independentemente). No final do ano passado eu finalizei “Ponto de Fuga”, um projeto que iniciei em 2009. Esse livro (muito diferente de Entre o céu e o mar) segue o estilo de Quentin Tarantino em diversos sentidos, narrando a trajetória de um assassino profissional que decide abandonar o mundo do crime. Foi muito gostoso trabalhar nesse romance. Em parte porque lidei com diferentes culturas (há uma abordagem profunda a cultura norte-americana e asiática), e porque os personagens se mostraram interessantes e amplamente surreais (há diversas façanhas em torno deles).

ATLT: Tanto Uma odisseia além do oceano, quanto Nos montes da inocência tem lindas ilustrações! Você mesmo às produziu?
Robson: Sim, obrigado! ^^ Com o término do romance (o texto), me dediquei totalmente às ilustrações. Alguns personagens carregam traços de atores que eu admiro. Gosto de dar um toque levemente cinematográfico aos meus livros.


ATLT: Como você vê a literatura brasileira atualmente? Como foi a sua experiência no processo de publicação?
Robson: Sinceramente eu acredito que estamos em fase de desenvolvimento. E isso é algo muito positivo. A internet continua a ser uma ferramenta essencial, tanto para os iniciantes quanto para aqueles que estão há anos no mercado. Dez anos atrás isso era algo inexistente na minha vida (eu jamais imaginaria que agarraria a chance de publicar através da internet). E foi o que aconteceu. Existem novos escritores pintando por aí, e muito talentosos. 
A parte negativa é que falta uma visibilidade maior voltada para nós. Não adianta chover bons autores e não haver vitrines ou divulgações. Minha experiência tem sido boa e tranquila. Inicialmente recebi alguns nãos, o que foi difícil... Mas não tardei a publicar, graças à internet e seus recursos. No mais, ainda estou em fase inicial, conhecendo o mercado e aprendendo bastante.

ATLT: Quais são suas expectativas quanto ao futuro da literatura nacional? E para você, quais são seus planos como escritor?
Robson: Creio que o ponto de partida (para a evolução da nossa literatura) esteja pautado na aderência aos livros lançados aqui. Muitos dão preferência a obras estrangeiras, sendo que hoje em dia é possível encontrar uma bagagem enorme de diversos gêneros (desde fantasia, romance e terror, até livros de autoajuda), e todos escritos por mãos brasileiras. Eu adoro literatura estrangeira, e confesso que as minhas maiores influências são provenientes dela. Entretanto, ultimamente eu tenho dado preferência a livros nacionais. Tenho um grande numero de amigos escritores que estão alcançando o seu espaço e eu acredito piamente que o nosso reconhecimento não tardará a chegar. Os meus planos se resumem basicamente a isso; lutar em prol do reconhecimento. Tenho muitos projetos em mente, e será um máximo compartilhá-los com o mundo.


ATLT: Como tem sido o processo de promoção dos seus livros? E a recepção dos leitores? Como se sente?
Robson: Eu e a editora trabalhamos em parceria. Ela divulga na página, e eu também divulgo na minha. Faço desenhos promocionais, quotes ilustrativos e os publico diariamente. Do mesmo modo, fecho parcerias com diversos blogs literários, que fazem um excelente trabalho e apoiam bastante. Graças a Deus até então os leitores tem adorado os livros, não li nenhuma resenha negativa até agora, e sempre confessam estar apaixonados pelos personagens e a maneira a qual eu uso para ilustrá-los. É muito gratificante! Às vezes passo horas conversando com amigos leitores, trocando ideias, teorias e outras explicações. Espero sempre poder contar com essa interação maravilhosa.


ATLT: Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
Robson: Eu posso dizer que Entre o Céu e o Mar é o mais especial por, talvez, ter sido o meu primeiro livro, (e por eu ter levado muitos anos trabalhando nele também). Eu criei um vínculo muito forte com os personagens, e isso marcou demais. Sabe como é, né? Quando a trajetória é grande, se torna inesquecível. Mas amo todos os meus livros e os manterei eternamente no coração.


ATLT: Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
Robson: Vou recomendar “Medo do escuro e Outras Histórias”, da Maud Epascolato. Esse livro foi lançado na Bienal do Rio 2013, e nós (Eu e a Maud) lançamos praticamente juntos, no mesmo estande (eu não estava presente, apesar disso!). Contudo, tive o privilégio de conhecer a obra ainda antes de sua publicação, e eu me encantei com o estilo da narrativa da escritora. Adoro terror e drama, e essa junção me permitiu viajar pelo livro duas vezes, de tão bom que ele é. Os contos são excepcionais, e eu mantenho um enorme carinho pela Maud. Com certeza, merece todo sucesso!

Pingue-pongue de leitor!
ATLT: Aventura ou Romance?
Robson: Aventura.
ATLT: Narração em primeira ou terceira pessoa?
Robson: Terceira.
ATLT: Protagonista favorito?
Robson: São tantos! Dessa vez escolherei o casal Tommy e Tuppence [personagens de Agatha Christie].
ATLT: Vilão favorito?
Robson: Dracula.
ATLT: Gênero literário favorito?
Robson: Suspense e Terror.

Chegou ao fim... :( Mas foi uma delícia essa entrevista! Adorei te conhecer Robson e saber mais sobre os seus trabalhos. Espero poder conferir "Entre o céu e o mar" em breve, sempre que vejo algo sobre ela fico com mais vontade ainda! Obrigada por toda a contribuição e espero que tenha se divertido também! Tomara que um dia possamos nos conhecer para bater um papo mais direto sobre essa paixão por livros, desenhos e Cia!

E vocês meus leitores? Já conheciam o Robson e sua obra? Viram só que desenhos mais lindos! *-* Vocês podem acompanhar tudo de forma melhor pela página do facebook e pelo site! Vou deixar mais algumas informações sobre a série "Entre o Céu e o Mar" a seguir. ;) Comentem o que acharam!!!




Entre o Céu e o Mar: Uma Odisséia Além do Oceano - Robson Gundim
Mediante a revelação de um segredo, em nome do capitão Vincent Martinez, os irmãos Annette e Vasseur Legrand se lançam na maior aventura de suas vidas, navegando por águas estranhas e intranquilas para cumprir uma dificultosa missão. Ao que tudo indica, o segredo lhes apontará a direção de um mapa, cujo desígnio é a lendária fortuna dos Rackham, soterrada em uma ilha do Caribe. Para isso, deverão realizar incríveis proezas, na tentativa de conseguir um navio e, pior; uma bem suprida tripulação. Através das páginas passaremos a descobrir mais sobre a personalidade de Annette, uma mulher que abandonou uma vida tranqüila, assomada pelas lembranças de sua inesquecível infância, para viver livremente ENTRE O CÉU E O MAR.
Quote de Uma Odisseia Além do Oceano, primeiro livro da trilogia.
Ouçam o Primeiro Capítulo de Uma Odisseia Além do Oceano!

Neste link vocês podem baixar uma revista eletrônica com várias artes da Série, perfis de algumas personagens e curiosidades!




Entre o Céu e o Mar: Nos Montes da Inicência - Robson Gundim
Annette Legrand - descendente de ingleses - imigra para os Montes Apuseni ainda quando criança, para viver nos ermos campestres longe dos rigores da guerra. Ela acaba conhecendo e vivendo junto a um garoto chamado Richter Belmont, um orfão adotado pelo romeno Loweed Schwartz. Com o passar dos anos, Annette e Richter descobrem que irão se separar; ela é levada para um colégio interno na grande Bucareste e Richter fica sozinho no rancho. Doze anos depois, formada e transformada numa deslumbrante mulher, Annette Legrand regressa ao território que marcou a sua infância, redescobrindo o marcante e profundo sentimento que uniu a sua vida à de Richter. Contudo, o que Richter não sabe, é que Annette noivou-se com Nicholas Willefort, um nobre herdeiro de um conde, com quem Annette irá se casar...

Nova arte de capa para Nos Montes da Inocência, será lançada durante a Bienal do Livro em São Paulo!
Você pode ganhar um desenho escluxivo do Robson ao lado
de uma das personagens da série. Veja como aqui!

8 comentários:

  1. Oi Dany!!!! Já conhecia o Robson mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro dele, mas tenho muita vontade.
    Ele é muito talentoso e faz belas ilustrações.
    Adorei conhecê-lo um pouco mais =)

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico toda orgulhosa por ele ser meu conterrâneo e tão talentoso, Lara! Além disso ele é muito simpático! Também ainda não pude ler nenhum dos dois livro, mas não vejo a hora!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Bom, eu adoro entrevistas e essa eu também adorei, não conhecia o autor ainda, mas gostei bastante do trabalho dele e fiquei interessada, quem sabe um dia eu não venha a conhecer, né?

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não li o livro por completo, apenas trechos, mas gostei da experiência que tive, quero muito lê-los na integra!

      Excluir
  3. Eu adorei a entrevista, e também as ilustrações são lindas, parabéns ao autor. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talento esbanjado em uma pessoa não é mesmo, Sa! Encantador!

      Excluir
  4. Adorei, adoro entrevistas, a gente conhece mais dos autores que vemos na mídia.Os desenhos são lindos.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Si! Eu fico estasiada com os desenhos!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!