Pages

27 de maio de 2014

Entrevista #6: Raquel Pagno


Hip-hip! Leitores!  
     
Hoje temos mais uma entrevista! Tenho a honra de receber para um papo muito legal a Raquel Pagno, uma autora brasileira que já teve seus livros lançados em Portugal! As histórias de mistério e romance de raquel já conquistou vários leitores, vamos conhecer um pouquinho dela e de seus livros?


Quem é? Raquel Pagno nasceu em Lages, SC, em 1982. Escreve desde a infância, é graduada  em Administração de Empresas e trabalha atualmente como projetista e cartógrafa. Publicou em vários livros de contos além de seus Romances. Publica no blog As Leituras da Mila, onde posta semanalmente contos e capítulos de livros na coluna intitulada "No Meu Mundo...", e no blog entre a Escrita e os Meus Escritos, na coluna "Falo Mesmo!", sobre suas experiências no meio literário. Venceu concursos literários, recebeu premiações como o Prêmio Diamonds of Art and Education e é associada a várias academias de letras. Em Portugal, publicou os romances Rubi de Sangue (2011), pela editora Òmega, Seablue (2012), editora Corpos e Herdeiro da Névoa (2013), pela Chiado Editora, seu primeiro livro a ser comercializado no Brasil, onde também publicou o livro Legado de Sangue (2013). Serão lançados, ainda em Portugal, os romances O Voo da Fênix e A Revelação, pela editora Òmega.

ATLT: Na infância, qual era sua relação com os livros? Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
Raquel:  Antes mesmo de eu aprender a ler, minha mãe comprava pra mim as coleções de livros da Disney. No começo eu ficava encantada com as figuras e logo que aprendi a decifrar algumas palavras os livros se tornaram meus companheiros. Já na adolescência, comecei a ler escondida, os livros que a minha irmã mais velha trazia da faculdade. Não consigo me recordar de uma época da minha vida em que eu não estivesse envolvida com livros, fosse olhando as figuras, lendo ou destruindo meu material escolar na tentativa de fazer meu próprio livro.

ATLT: Quando você começou a escrever? 
Raquel: Ao mesmo tempo que fui alfabetizada, comecei a inventar minhas historinhas. Escrevi muitos romances durante a adolescência, mas acabei me desfazendo dos textos por que nunca pensei que um dia conseguiria publicar algum deles.

ATLT: Após escrever contos e ganhar premiações por eles, como foi escrever romances inteiros?
Raquel: Eu sempre fui mais adepta aos romances. Os contos vieram depois, justamente com a intenção de participar dos concursos. Mas os romances são minha grande paixão.

ATLT: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
Raquel: Sou muito fã do Carlos Ruiz Zafon. Se eu chegasse a escrever com um décimo do talento dele, seria uma escritora satisfeita.

ATLT: Entre Rubi de Sangue e Herdeiro da Névoa, respectivamente seu primeiro e seu mais recente romances publicados, como foi sua experiência com a escrita? Acha que a sua forma de escrever mudou? Como?
Raquel: Sim, eu acho que amadureci a minha escrita, mas que ainda tenho muito pra melhorar. Continuo estudando, sempre. E claro, lendo bastante e aprendendo com os erros e acertos dos outros escritores.
Livros publicados pela Raquel. Legado de Sangue é a versão digital de Rubi de Sangue
e está disponível para compra na Amazon!
ATLT: Quais são os desafios para que um autor consiga ser publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
Raquel: Essa é uma ótima pergunta para a qual eu não tenho resposta.
Pra mim, o mercado nacional não se abriu, tanto que os meus livros foram todos publicados em Portugal. Ainda este ano, pretendo fazer a minha primeira publicação nacional e então veremos se vai dar certo.

ATLT: Qual a sensação de saber que alguém leu o seu livro? Como tem sido sua relação com o público?
Raquel: A sensação é maravilhosa. Melhor que ganhar qualquer quantia com as vendas dos livros é abrir o e-mail toda manhã e me deparar com os recados dos leitores. Não há dinheiro capaz de pagar a satisfação de receber um elogio de alguém que gostou do meu trabalho. E mesmo os que não gostam, estes são uma grande porta aberta para a observação dos meus erros e uma oportunidade para que eu os corrija e não torne a cometê-los.

ATLT: Como você vê a literatura brasileira atualmente? Quais são suas expectativas quanto à ela?
Raquel: A literatura brasileira tem crescido estrondosamente. A “nova safra” de autores nacionais tem me surpreendido muito. Hoje posso dizer que superei meus preconceitos a respeito de autor brasileiro e até dou preferência na hora de comprar livros. Tenho muitos aqui pra ler e os que já li, na maioria das vezes, foram gratas surpresas. Claro que sempre haverá os medíocres, aqueles que pagam para ter textos ruins publicados, mas pelo que ando lendo ultimamente, esses são a minoria, para a felicidade dos leitores.

Desafiando a Raquel Leitora...

ATLT: Gênero literário favorito?
Raquel: Romance sobrenatural/suspense

ATLT: Personagem literário mais marcante?
Raquel: Philip Pirrip (Grandes Esperanças – Charles Dickens)

ATLT: Uma música que te lembra um livro.
Raquel: Só associo músicas aos livros que eu escrevo. Então, tenho uma listinha:
- O Voo da Fênix - Wish You Were Here (Bee Gees)
-Seablue - I'm Lost Withou You (Robin Thicke)
- Herdeiro da Névoa - To Be With You (Mr. Big)
- Rubi de Sangue/Legado de Sangue – Pra Sempre (Verônica Sabino)

ATLT: Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
Raquel: Meu atual favorito é O Jogo do Anjo (Carlos Ruiz Zafón). Ainda não li nada melhor.

ATLT: Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
Raquel: Recomendo Perfume de Hotel, da autora Carla Pachêco. É uma narrativa leve, divertida e emocionante capaz de conquistar os mais diversos públicos.

Momento Catarse quando li que sobre o envolvimento dela com os livros pequenininha e a paixão por Zafón! Me senti como se estivesse olhando meu reflexo num lago, não exatamente a minha imagem mas muito parecido. *-* Obrigada Raquel por nos dá esse prazer de conhecer um pouquinho mais de você e desejo muita sorte na sua chegada ao mundo da literatura nacional, sei que quando começar terá sucesso!

Para saber mais sobre as obras da raquel e ficar por dentro de novidades visite o site dela!

Achei um aspecto interessante que queria destacar: a Raquel é uma autora muito elogiada e apreciada por quem já leu seus livros, mas não encontrou uma oportunidade válida no mercado brasileiro ainda. Só que encontrou o espaço desejado em Portugal. Agora, quantas pessoas como a Raquel ainda vamos deixar escapar do nosso seio assim? Cuida dessa Seleção de Cultura Brasil!!!

É isso pessoal! Obrigada pela visita e deixem suas opiniões, reações e sugestões nos comentários. 

Um comentário:

  1. Eu que agradeço pela oportunidade de mostrar mais um pouquinho do meu trabalho e da minha vida pra vocês!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sua crítica, sua sugestão! Seu comentário é muito importante!

Clique em Notifique-me, para ficar de olho nas respostas!

Obrigada por comentar e aproveite sua visita!